Investimento imobiliário é um bom negócio apenas para investidor tradicional?

Dessa forma, há diversos perfis diferentes. E se você está cogitando investir em imóveis, mas acha que essa modalidade é indicada apenas para perfis mais tradicionais, não deixe de conferir este artigo!
Qual é o seu perfil de investidor?
Alguns são mais ousados e lidam bem com doses maiores de risco se a recompensa for boa, outros preferem a estabilidade. O fato é que existem alguns pontos estratégicos para a definição do perfil, mas o mais importante é considerar sua tolerância ao risco.
A metodologia API, Análise de Perfil do Investidor, que no exterior é conhecida como Suitability, consiste em perguntas rápidas e diretas, considerando não apenas a tolerância para correr riscos, como também outras particularidades que podem interferir na escolha do investimento, como momento da vida do investidor, padrão financeiro, estrutura familiar e etc.
De modo geral, as divisões são realizadas em três grupos com perfis distintos, sendo:
1. Tradicional/Conservador
O investidor com perfil conservador é aquele que preza pela estabilidade acima de tudo – a segurança é o ponto decisivo para as suas ações. Esse tipo de investidor geralmente busca renda fixa, ainda que seu retorno não seja tão alto.
Vale ressaltar que, muitas vezes, o investidor iniciante, que ainda não conhece bem as opções disponíveis no mercado, acaba assumindo esse perfil por insegurança.
2. Agressivo
Totalmente oposto do perfil conservador, o investidor agressivo está sempre disposto a fazer investimentos com mais risco, mas que possam lhe render maior rentabilidade.
Ainda assim, é importante lembrar de que todos os riscos são calculados e avaliados, o que muda é que esse tipo de investidor apresenta maior tolerância e paciência para a chegada dos bons resultados.
3. Moderado
Reunindo características dos dois extremos, nessa categoria está a maior parte dos investidores. Ainda que a pessoa com esse perfil busque segurança, ela está disposta a abrir mão da zona de conforto para buscar uma rentabilidade mais atraente.
A preferência é a renda fixa, no entanto, não vê problemas em aproveitar condições flutuantes, como a taxa de juros, por exemplo. Boas oportunidades de investimento imobiliário também são bastante visadas por ele.
Afinal, investimento imobiliário é um bom negócio para qualquer perfil?
Independência, estabilidade financeira e tranquilidade, quem é que não busca esses objetivos, certo? Se você também acredita que essa é a vida perfeita, é hora de dar um passo adiante e avaliar a modalidade de investimento imobiliário.
Investir em imóveis é considerado um dos tipos de negócio mais seguros do mercado. Isso porque moradia é uma necessidade básica do ser humano, além do que é praticamente nula a possibilidade do seu imóvel desvalorizar a ponto de não compensar o negócio. Sem contar que é um tipo de transação que não exige tanto trabalho de acompanhamento após o investimento inicial.
Nesse contexto, é importante lembrar de que, apesar da instabilidade econômica que o país vem sofrendo há alguns anos, o investimento imobiliário ainda se mantém bastante favorável, e uma das explicações para isso é a estagnação dos preços de insumos, materiais de construção e até de mão de obra, além do aumento da busca por imóveis para locação.
Por tudo isso, independentemente do perfil do investidor, vale a pena investir em imóveis, desde que esse seja um investimento calcado em pesquisa sobre o melhor negócio para você. Esse investimento, quando realizado nessas condições, consegue gerar os benefícios e as condições esperadas tanto por quem tem um perfil mais tradicional, quanto mais moderado ou agressivo.
Investimento imobiliário: compre imóveis e ganhe dinheiro com sua locação
Cerca de 40% dos brasileiros moram de aluguel, esse já é um bom motivo para investir em apartamentos para alugar. Por isso, se não há urgência pelo retorno total do dinheiro, essa é a melhor opção.
Entre as principais justificativas para alugar um imóvel ao invés de vendê-lo, principalmente em tempos de crise, é que, para repassá-lo, seria preciso abaixar o preço consideravelmente para venda imediata. Por outro lado, alugá-lo é uma forma de preservar o imóvel até que os preços voltem ao normal, além de não ter custos, ainda sobra uma renda com o pagamento mensal pela locação.
Pensando pelo lado prático, ao alugar um imóvel você garante benefícios como:
- Renda extra, contínua e segura todos os meses.
- Desparalização de seu investimento.
- Diminuição de custos para manter o imóvel, como IPTU, manutenção, condomínio, etc.
- Aumento do seu patrimônio.
- Manutenção de seu imóvel habitável, limpo e bem cuidado.
Leia também

Devo investir em um apartamento de mais de 2 milhões de reais?
Veja os principais pontos que você deve considerar ao investir em um apartamento de alto custo para os seus negócios.

Vitacon lança ON Domingos de Morais na Vila Mariana
Com foco no público investidor, empreendimento tem ocupação estimada em 85% e rentabilidade projetada em 4.336,08/mês

Como otimizar uma viagem a trabalho para seus colaboradores
Seja em grandes ou pequenas empresas, a viagem a trabalho pode fazer parte da rotina dos mais diversos tipos de negócios, independentemente também da área de atuação. Prestação de serviço e vendas, por exemplo, são áreas distintas, mas que compartilham a característica de, muitas vezes, serem oferecidas em um abrangente território, o que comumente demanda o deslocamento de colaboradores para realizá-los.
Novidades Vitacon
Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão: