prices of real estate in the city, concept on 3d plan, buy a house

Escolher um apartamento para investir é uma ótima opção para garantir boa rentabilidade para seu patrimônio. Essa modalidade pode gerar renda passiva contínua e ser um investimento rentável para o futuro se o imóvel valorizar no longo do tempo.

Você pode até usá-lo como parte de sua estratégia geral para começar a construir riqueza. No entanto, é preciso ter certeza de que está pronto para começar a investir em imóveis, a fim de não cair em algumas armadilhas presentes nesse segmento.

Por isso, veja, neste artigo, o que é necessário saber sobre como investir em imóveis e como fazer um bom negócio ao escolher um apartamento para investir. Acompanhe a seguir.

As razões para investir no mercado imobiliário

O investimento imobiliário tem o potencial de gerar um fluxo de renda futuro e que oferece diversas vantagens perante outros investimentos. Por exemplo, esse tipo de investimento é mais estável se compararmos a outras opções, como o mercado de ações.

Geralmente, a receita de aluguel é uma das principais fontes de renda para pessoas que compram apartamentos.

Outra grande vantagem de investir em imóveis está atrelada aos benefícios fiscais que você pode aproveitar. Os investidores obtêm isenções de impostos para possuir uma propriedade. Seguindo determinadas regras, o contribuinte pode ter isenção no Imposto de Renda (IR) do ganho de capital na alienação do imóvel.

Graças à internet e à tecnologia, existem vários portais e sites online para ajudá-lo na escolha de um apartamento para começar a investir nessa modalidade. Já há, até mesmo, plataformas de empresas especializadas em ajudar investidores a locarem seus apartamentos, o que facilita e agiliza todo o processo.

Dessa forma, o setor imobiliário é uma boa e sólida opção de investimento. Apenas se certifique de estar preparado para ele. Embora investir no setor imobiliário seja algo seguro, você também precisa ser um pouco mais cuidadoso para fazer isso e, de fato, garantir bons negócios.

Os cuidados na hora de comprar um apartamento

A localização de um apartamento é um fator primordial e diretamente relacionado à futura revenda ou aos tipos de inquilinos que você terá. Verifique a infraestrutura de transportes, hospitais e a proximidade de universidades e faculdades, grandes centros de negócios, restaurantes, shoppings e comércios locais. Quanto mais bem localizado for o apartamento, maior deverá ser sua demanda.

Fique atento também às projeções de desenvolvimento futuro da área, pois elas podem impactar diretamente no valor da sua propriedade. Pesquise se a área possui crescimento ou se está atualmente em declínio. Um bairro nos estágios iniciais de urbanização pode resultar em um aumento de valor rápido de seu investimento inicial.

É importante, ainda, distinguir entre rendimento imediato e valor futuro. Muitas propriedades estão localizadas em bairros que atualmente exibem retornos mais baixos, mas que oferecem perspectiva de ganhos futuros mais alta para o seu dinheiro.

Por fim, também é fundamental, antes de fechar contrato de um apartamento para investir, fazer uma pesquisa sobre a construtora, imobiliária ou corretora que está ofertando o imóvel. Faça negócios apenas com parceiros com comprovada expertise e credibilidade no mercado – tenha um cuidado ainda maior se tratar-se de um imóvel na planta.

As principais dicas ao escolher um apartamento para investir

Os investidores precisam sempre refletir sobre o porquê de fazerem tal investimento. É muito comum que os investidores de primeira viagem escolham apartamentos mais caros, de olho na valorização do preço do imóvel.

No entanto, para evitar riscos em tempos de recessão econômica, escolha uma primeira propriedade para investir que gere um fluxo de caixa rapidamente. O aluguel de um apartamento de classe média é um exemplo de fonte de renda passiva e que apresenta potencial de retorno mais rápido.

Sempre compare mais de três opções de apartamentos para investir. Seja realista em custos, seu retorno desejado e tempo de espera disponível. Tenha cuidado, analise todos os detalhes das propostas e qual tem maior chances de representar uma fonte de renda mais contínua e lucrativa.

Além disso, sempre estabeleça a quantidade de dinheiro que você está disposto a pagar antes de escolher o melhor apartamento para investir. É importante não comprometer sua renda atual com a compra do imóvel. Assim, caso alguma eventualidade aconteça, você não precisará desfazer-se dele antes do momento certo.

Ainda, conforme você se torna mais confortável em ser proprietário e administrar uma propriedade como um investimento, pode considerar comprar uma segunda unidade para potencializar sua renda

O que evitar para garantir um bom negócio ao escolher um apartamento para investir?

Para precaver-se quanto a negócios ruins, é importante evitar:

  • Optar por imóveis antigos: os imóveis antigos podem demandar grandes investimentos em reparos e reformas. Ainda, as necessidades modernas são diferentes daquelas de décadas atrás. Assim, pode ser mais caro e mais difícil locar um apartamento mais antigo.
  • Comprar apartamento para investir em regiões de difícil acesso: cada vez mais, a localização torna-se fator decisório na compra e locação de imóveis. Dessa forma, por mais que o apartamento tenha qualidade, se ele estiver localizado em uma região de difícil acesso, sem opções de transporte, será mais difícil negociá-lo.
  • Adquirir um apartamento sem infraestrutura no entorno: assim como no item anterior, este está ligado à praticidade e à otimização de tempo – atributos cada vez mais valorizados pelas pessoas. Um imóvel sem escolas, mercados, opções de lazer e comércio no entorno dificulta a vida de seu ocupante – e, por consequência, do investidor imobiliário.

Para continuar aprendendo mais sobre o tema e preparando-se para ser um investidor de sucesso, confira nosso infográfico com os x erros no investimento imobiliário e como contorná-los.

0
master
Posts Relacionados