Quais os maiores erros em investimentos imobiliários?

4 minutos
|01/10/2019
Quais os maiores erros em investimentos imobiliários?
Arquitetura

O mercado imobiliário é conhecido por oferecer modalidades de investimento confiáveis, seguras e de baixo risco. No entanto, ainda assim, existem riscos nos investimentos imobiliários como em qualquer outra categoria. E esses riscos são elevados quando o investidor comete determinados erros.

Por vezes a falta de experiência, de conhecimento ou mesmo a ansiedade podem fazer com que o investidor veja reduzir o potencial de lucro de suas aplicações.

Pensando nisso, no artigo de hoje, apresentaremos alguns dos maiores erros em investimentos imobiliários que você deve evitar. Confira a seguir.

1. Comprometer todas as suas economias nos investimentos imobiliários

Por mais que determinados investimentos imobiliários pareçam ser atrativos, é importante ter a certeza de que eles se encaixam confortavelmente em seu orçamento. Comprometer todas as suas economias e seu estilo de vida, sem ficar com reservas para urgências ou, mesmo, sem fazer uma diversificação, são ações que podem deixar-lhe em maus lençóis se algum imprevisto ocorrer e você precisar vender o imóvel mais barato do que comprou, por exemplo.

2. Subestimar o prazo de retorno dos investimentos imobiliários

Investimentos imobiliários, geralmente, são aplicações de retorno no longo prazo. Por isso, um dos maiores erros nesse tipo de investimento é realizá-lo pensando em ter rápido retorno sobre o investimento (ROI).

Portanto, antes de optar por qualquer categoria, é preciso conhecer o prazo de resgate, como você receberá o retorno, etc.

3. Não diversificar seus investimentos imobiliários

Outro erro comum é concentrar os recursos somente em um tipo de aplicação. Não diversificar investimentos pode aumentar os riscos e acarretar ganhos menores, dependendo da opção do investidor.

Alocar os investimentos em diferentes aplicações financeiras, de modo que um eventual desempenho negativo de uma não gere perdas definitivas e catastróficas na carteira é a estratégia adotada por investidores de sucesso para diluir riscos e maximizar resultados.

4. Não analisar com máxima atenção oportunidades extraordinárias

No mercado imobiliário, você encontrará ótimas oportunidades de investimento. No entanto, encontrar alguma que difira demais em valor ou retorno prometido da média de mercado deve fazer você ligar o sinal de alerta.

Infelizmente, há diversos golpes voltados a investidores que, no intuito de não deixar a oportunidade fugir de suas mãos, acabam fechando negócio sem avaliar todos os pormenores.

Para evitar essas situações, sempre pesquisa a empresa em questão, visite pessoalmente o imóvel ofertado, consulte se o corretor possui registro no órgão de classe, etc.

5. Não ter em mente os custos adicionais dos imóveis

À primeira vista um imóvel mais antigo, porém com menor valor de compra do que os demais da região, mais modernos, pode parecer um bom negócio. No entanto, quando você coloca na ponta do lápis outros gastos que terá de fazer para valorizar o imóvel, pode ser que perceba que o investimento não valeu a pena – sobretudo se calcular todos os custos no longo prazo.

Normalmente, é preciso realizar reparos em pintura, encanamentos, fiação, acabamentos, piso – e tudo isso acaba elevando o investimento demandado para deixar o imóvel competitivo com os demais da região e desvalorizando o seu investimento imobiliário.

6. Avaliar apenas histórico, sem acompanhar tendências

Tomar uma decisão embasado apenas em rentabilidades passadas e não acompanhar as expectativas e movimentos do mercado, que podem impactar na performance de seu investimento, é outro erro comum e que pode reduzir a lucratividade do investidor no longo prazo.

Planejamento, racionalidade e conhecimento são chave para evitar erros em investimentos imobiliários

Como vimos, ao se precipitar, deixar a emoção no controle, não planejar seus passos e não atualizar conhecimento, o investidor aumenta os riscos de sua aplicação.

O mercado imobiliário apresenta diversas modalidades e oportunidades de investimento, com boas perspectivas e baixo risco. No entanto, para obter a melhor performance da aplicação, são necessários alguns cuidados, como os que vimos aqui.

Buscar cercar-se de parceiros de negócio e de empresas com credibilidade no mercado também é fundamental para não cometer erros que possam prejudicar o seu patrimônio.

Para conhecer as opções de investimentos imobiliários da Vitacon, acesse nosso site ou entre em contato com nossa equipe

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp