Os riscos e recompensas do investimento imobiliário

5 minutos
|13/09/2020
Os riscos e recompensas do investimento imobiliário
Investimento Imobiliário

O mercado de imóveis está sempre em movimento, atraindo grande número de interessados por conta de todas as vantagens que oferece aos investidores. No entanto, antes de entrar de cabeça neste mundo, é importante conhecer mais a fundo tudo o que um investimento imobiliário representa em termos de riscos e recompensas.

Entender as principais características deste tipo de aplicação é essencial para que o investidor possa definir se este é realmente a melhor oportunidade para ele e saber como se preparar para evitar os desafios mais comuns deste tipo de negócio. Para ajudar quem está começando a entrar no universo dos investimentos imobiliários, preparamos este artigo com alguns dos pontos altos e baixos e algumas explicações de como eles podem afetar positiva ou negativamente o seu rendimento.

Confira a seguir os principais riscos e recompensas do investimento imobiliário e entenda as suas implicações.

As recompensas do investimento imobiliário

O investimento imobiliário segue como uma das modalidades de aplicação financeira favoritas dos investidores. Veja abaixo o porquê.

Grande potencial de valorização

De forma geral, todo investimento imobiliário tem grande potencial de valorização. Enquanto as cidades crescem e a população aumenta cada vez mais, a procura por espaços de qualidade dentro da cidade – especialmente em áreas bem valorizadas – tende a seguir ampliando também. Assim, os preços neste mercado aumentam com a demanda, que pode ser garantida com cuidados como uma boa localização, infraestrutura de qualidade e acesso a facilidades.

Proteção do capital investido

O imóvel é capaz de proteger o dinheiro como poucos outros lugares. Ele é um bem tangível, material, e mantém seu valor mesmo em casos extremos de crise econômica. Historicamente, é um dos investimentos mais estáveis que existem, protegendo o dinheiro até mesmo da inflação.

Baixa volatilidade

Apesar de existir flutuação de preço no mercado imobiliário, é fato que este é um dos nichos que mais se mantêm estáveis frente às variações da economia. Assim, você tem a tranquilidade de saber que o seu investimento não irá desvalorizar completamente do dia para a noite, como no caso da falência de uma empresa.

Possibilidade de renda mensal

Outra grande vantagem do investimento imobiliário é a possibilidade de locação. Mais do que gerar uma renda fixa mensalmente para a sua família, com este tipo de retorno você tem poucos custos com a manutenção do imóvel. Desta forma, mesmo que resolva vender a propriedade eventualmente, terá além do valor da venda todos os anos de aluguel como lucro, tendo poucas despesas com o investimento durante este período.

Boa variedade de negócios

O mercado imobiliário é extremamente vasto. Isso quer dizer que existem muitos tipos de negócios diferentes que podem ser realizados, e muitas formas diversas de lucrar. Com isso, é muito mais fácil encontrar uma oportunidade que atenda suas expectativas e atinja os seus objetivos de negócios, além de possibilitar diversificar sua carteira com investimentos variados.

Os riscos do investimento imobiliário

Apesar de todas as suas vantagens, é claro que o investimento imobiliário também possui alguns riscos. Veja abaixo os principais:

Baixa liquidez

O investimento imobiliário é um tipo de aplicação que, por sua própria natureza, tem baixa liquidez em relação a outras modalidades de investimento. Como tem custo inicial alto, quando analisado em referência ao poder de compra médio da população, existe apenas uma certa parcela de indivíduos que têm capacidade de fazer este tipo de investimento. Por isso, o processo de compra e venda de imóveis tende a ser um pouco demorado, e o investidor deve ter um bom planejamento financeiro para que não tenha emergências orçamentárias e se veja obrigado a abrir mão de um imóvel por preço abaixo do mercado para que consiga resgatar o capital investido em pouco tempo.

Oscilações do mercado

Embora seja um nicho de negócios muito estável e seguro contra as variações da economia, é claro que as mudanças no poder de compra da população podem alterar as relações de oferta e demanda de imóveis. Assim, modificações no cenário podem levar a períodos de vacância das propriedades imobiliárias ou a queda no seu preço com a desvalorização.

Vacância

Para os investidores que fazem negócios com imóveis para locação, a vacância é um dos maiores inimigos. Além de deixar de receber o retorno mensal para o seu investimento, isso significa que o proprietário será responsável por arcar com os custos do imóvel, como impostos e manutenção. Assim, é um duplo prejuízo que afeta a rentabilidade do negócio.

Problemas legais

Alguns dos problemas mais comuns enfrentados pelos investidores são os problemas legais. Além de terem de lidar com toda a burocracia que envolve uma transação imobiliária, a utilização ou venda dos imóveis pode ser dificultada ou até mesmo impossibilitada por conta de problemas com a documentação ou pendências legais. Isso pode englobar desde irregularidades do imóvel com normas ou com a prefeitura até questões relativas a antigos proprietários.

Mais do que focar em encontrar um investimento imobiliário com grandes vantagens e sem riscos, é importante saber como selecionar uma oportunidade que ajude você a atingir os seus objetivos de negócio. Seja para aprender mais sobre o mercado ou para procurar uma parceira de investimento, conte com a Vitacon. Visite nosso site para conferir o blog ou veja os nossos lançamentos de empreendimentos inovadores disponíveis para investimento. Esperamos você!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp