O que os inquilinos buscam ao escolher imóvel para alugar?

6 minutos
|01/05/2019
O que os inquilinos buscam ao escolher imóvel para alugar?
Investimento Imobiliário

Para garantir que o seu negócio imobiliário seja bem-sucedido, é necessário assegurar que exista interesse do seu público-alvo na sua propriedade e que ela se destaque no mercado. Por isso, é muito importante que os investidores compreendam as necessidades dos seus clientes e invistam em um imóvel para alugar que atenda a estas expectativas.

No entanto, nem sempre é fácil pensar como o seu futuro cliente, e entender os seus principais requisitos em um imóvel para alugar pode ser um desafio para muitos investidores. É necessário, também, analisar as prioridades dos clientes de tipos de imóveis diferentes, pois elas também serão desiguais.

Apesar disso, com um pouco de prática, o investidor é capaz de identificar com precisão as melhores alternativas para que o seu investimento ganhe preferência no mercado. Confira, a seguir, o que os inquilinos buscam ao escolher um imóvel para alugar e entenda os principais aspectos que você deve analisar para garantir o sucesso do seu próximo investimento imobiliário.

O que um imóvel para alugar deve ter para chamar atenção?

Localização privilegiada

Um dos aspectos mais importantes em qualquer imóvel é a localização. Em um imóvel para alugar, isto não é diferente: os clientes vão estar dispostos a pagar mais pela locação de propriedades em áreas bem valorizadas e que tenham serviços e facilidades que aumentem o seu conforto e qualidade de vida.

Entretanto, podem ser encontradas diferenças na localização preferencial entre um imóvel para alugar e outro. Os imóveis comerciais, normalmente, atraem muito mais interesse dos clientes em áreas bem movimentadas e próximas a outros pontos de comércio, que atraiam grande trânsito de pessoas para os seus arredores, de forma a garantir maior número de vendas.

Os imóveis residenciais, por sua vez, são mais procurados em bairros seguros, com menos trânsito e nível de ruído. Mas as características do imóvel para alugar também pode indicar algumas diferenças quanto à melhor localização para o seu público-alvo. Imóveis com vários quartos, feitos para famílias maiores, costumam ter maior procura em áreas tranquilas e próximas a escolas, postos de saúde e mercados. Imóveis para estudantes e jovens casais, por sua vez, podem ser mais demandados quando próximos de universidades, centros comerciais ou áreas boêmias.

Boas condições de conservação

Quem procura um imóvel para alugar, normalmente, não está disposto a investir para adequar o espaço às suas necessidades: é mais fácil encontrar outro imóvel que se adeque melhor às suas expectativas.

Assim, manter o seu imóvel para alugar em boas condições é essencial para que os clientes tenham interesse pela sua propriedade. Manchas, rachaduras e quebras são indicativos de que o imóvel não está bem cuidado e que será necessário investir para deixá-lo bem conservado, o que pode afastar muitos clientes interessados.

Funcionalidade, diferenciais e inovação dos empreendimentos

O conforto e funcionalidade de um imóvel para alugar são duas das maiores prioridades que um cliente tem no que diz respeito à edificação do imóvel em si. Os diferenciais são elementos que o imóvel oferece e que aumentam as possibilidades de utilização, garantindo mais qualidade de vida pra os seus usuários. Da mesma forma, os empreendimentos que apostam na inovação como um diferencial contam com novos conceitos e tendências para atender a estas expectativas dos clientes.

Alto padrão estético

O alto padrão estético, em um imóvel para alugar, indica boa qualidade na construção e condições de funcionamento das instalações do espaço. Mais do que isso, a beleza da edificação e dos seus acabamentos é de grande importância na impressão que o cliente tem do seu imóvel, auxiliando a valorizar a sua propriedade.

Neste sentido, a presença de móveis planejados é vista de forma positiva pelos inquilinos. Além de ser capaz de garantir o alto padrão estético do ambiente, a beleza dos móveis planejados também é bastante útil. A sua presença elimina a necessidade dos locadores de gastar para mobiliar aqueles espaços.

Por esses motivos, os móveis planejados podem valorizar significativamente um imóvel para alugar e ser um diferencial importante para destacar o seu investimento frente ao mercado imobiliário.

Segurança para os seus bens

A violência dos centros urbanos é uma das maiores preocupações das pessoas – principalmente quando se trata de grandes metrópoles. Os altos índices de assaltos e roubos faz com que a segurança seja um dos itens mais considerados no que diz respeito à venda e locação de imóveis. Por conta disso, é essencial que o seu imóvel para alugar leve este aspecto em consideração.

Um imóvel para alugar localizado em área bem iluminada, movimentada e com baixos índices de violência vem ganhando cada vez mais a preferência dos clientes, por garantir mais segurança e tranquilidade aos seus usuários.

A existência de câmeras de vigilância, portaria 24 horas, cercas elétricas, rondas de agentes de segurança, alarmes, entre outras estratégias de proteção imobiliária, é um requisito importante para que o seu imóvel não desvalorize quando comparado aos outros disponíveis no mercado. Mais do que proteger os bens do seu inquilino, estas são estratégias que garantem maior segurança à sua propriedade contra quebras, invasões e outros danos possíveis.

Ao investir em imóvel para alugar, o investidor deve manter em mente que a valorização do seu imóvel se dá pelo interesse que os inquilinos têm na sua propriedade. Assim, é importante levar estes critérios em consideração na hora de escolher um novo imóvel de investimento.

E você, já tem o costume de analisar todos estes aspectos nos seus investimentos em imóveis para alugar? Gostou das informações apresentadas no artigo? Deixe o seu comentário!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp