Close-up Of A Businessperson's Hand Balancing Stacked Coins On Wooden Seesaw With Finger Over Desk

Muitos investidores podem se sentir tentados a investir em um tipo de imóvel apenas, realizando várias aplicações similares ao longo do tempo. Isso acontece porque investir em um tipo de imóvel somente passa uma falsa sensação de segurança aos investidores, por mantê-los em uma zona de conforto onde o investimento já é conhecido. No entanto, os especialistas em investimento alertam que isso pode ser um inconveniente danoso para os seus negócios, e sempre recomendam a diversificação das suas aplicações.

Diversificar os seus investimentos ajuda a reduzir os riscos que o investimento imobiliário apresenta, impedindo que imprevistos possam prejudicar as suas aplicações e trazer prejuízo às suas finanças. Além disso, a diversificação pode ajudar você a aumentar a rentabilidade dos seus investimentos, considerando as oscilações usuais da economia.

Com este tipo de estratégia de aplicações, você poderá criar o que chamamos de carteira de investimentos – um compilado de investimentos selecionados de forma a se complementar e atender às suas expectativas. No entanto, muitos investidores não compreendem completamente os motivos que fazem com que investir em um tipo de imóvel seja considerado prejudicial para os seus negócios. Quais são os verdadeiros riscos de investir em um tipo de imóvel apenas?

Confira a seguir algumas situações negativas a que as suas aplicações podem ficar sujeitas ao optar por investir em um tipo de imóvel somente.

Quais os riscos de investir em um tipo de imóvel apenas?

Oscilações na economia

A situação da economia é um dos aspectos externos que mais interfere no sucesso dos investimentos imobiliários. Uma economia aquecida aumenta o poder de compra da população, que passa a ter mais capacidade de trocar de casa ou apartamento. Da mesma forma, o aquecimento da economia alavanca o crescimento de empresas, o que alimenta o mercado de imóveis comerciais.

Contudo, em momentos de resfriamento da economia, o principal segmento do mercado imobiliário atingido são os imóveis comerciais. Períodos de crise diminuem o surgimento de novos negócios e podem até mesmo significar o fechamento de empresas, o que congela o movimento do mercado de imóveis comerciais.

O mercado de imóveis residenciais também sofre em momentos de resfriamento da economia, pois as pessoas costumam optar por esperar para trocar de residência ou até mesmo desistir de casas ou apartamentos para voltar a morar com parentes. No entanto, a demanda por casas e apartamentos residenciais tende a se manter mais estável – afinal, as pessoas continuam tendo a necessidade de ter um espaço para viver mesmo em momentos de crise.

Variações de demanda

Baseado somente no item anterior, um investidor poderia chegar à seguinte conclusão: “bom, se a demanda por imóveis residenciais é mais estável, e tende a se manter mesmo em momentos de crise – o que pode ser um problema para os imóveis comerciais, que dependem mais da capacidade das empresas em se manterem ativas – investir em um tipo de imóvel não é tão ruim, pois vou manter meus negócios seguros investindo somente em imóveis residenciais”. No entanto, existem outras questões envolvidas na prática.

É comum o mercado apresentar variações de demanda não relacionados necessariamente à economia também, principalmente em termos de escala de cidades ou bairros. A valorização de um imóvel está intimamente ligada à sua demanda, ou seja, ao número de pessoas que podem estar interessadas no tipo de imóvel que você está oferecendo especificamente na região em que ele se localiza.

Desta forma, o sucesso dos seus negócios estará dependente da quantidade de imóveis similares existentes nas mesmas regiões que os seus investimentos, e do grau de interesse do seu público alvo por este tipo de imóvel nestas áreas. Investir em um tipo de imóvel significa que você estará estreitando o número de áreas de interesse e o público interessado nos seus negócios.

Menor aproveitamento do mercado

Outro motivo pelo qual investir em um tipo de imóvel apenas pode ser negativo para os seus negócios é o menor aproveitamento do mercado. Existem várias diferenças entre os diversos tipos de imóveis, como a duração contrato. Os imóveis comerciais costumam ter contratos mais longos, o que garante o recebimento de renda por prazos mais confortáveis. Por outro lado, o prazo mais curto dos contratos de imóveis residenciais garante que você será capaz de reajustar o valor mais frequentemente, aproveitando a valorização do seu negócio para aumentar a sua lucratividade.

As diferenças que os tipos de imóveis apresentam são muitas, sendo a duração dos contratos apenas um exemplo, e podem ajudar você a melhorar os seus negócios e aumentar seu lucro. Investir em um tipo de imóvel impede que você seja capaz de utilizar estas diferenças para tirar o melhor proveito dos seus negócios, garantindo estabilidade financeira.

Limitação de rentabilidade

Como dissemos nos itens anteriores, investir em um tipo de imóvel limita o seu campo de ação e o seu aproveitamento das possibilidades que o mercado imobiliário oferece. Isso pode restringir significativamente a sua rentabilidade, podendo até mesmo significar prejuízo para os seus negócios se algum dos aspectos anteriores sofrer uma grande crise.

O mundo dos investimentos sempre envolve riscos, e o que diferencia um bom investidor é a sua capacidade de planejamento e preparo para evitar danos aos seus negócios e às suas finanças. Investir em um tipo de imóvel aumenta as chances que imprevistos gerem um impacto negativo muito grande nos seus negócios de uma só vez, sem garantir que você terá um plano B como reserva para a segurança das suas finanças.

Estagnação como investidor

Investir em um tipo de imóvel pode passar a sensação de segurança similar a um tipo de especialização em um nicho do mercado. No entanto, isso também significa que você estará preso ao funcionamento de apenas uma pequena parcela do mercado imobiliário. 

O funcionamento do mercado é complexo e está bastante atrelado a diversas variáveis. Limitar-se a investir em um tipo de imóvel e impede que você amplie a sua visão de negócios e o seu conhecimento sobre o mundo do investimento imobiliário – o que restringe a sua capacidade de fazer aplicações cada vez mais lucrativas e gerir seus negócios da melhor maneira possível.

 

Investir em um tipo de imóvel apenas pode não ser a melhor opção para manter os seus negócios lucrativos e seguros. Você sabia dos riscos que investir em um tipo de imóvel pode trazer para o sucesso das suas aplicações? Gostaria de aprender mais sobre como investir em imóveis de forma segura? Confira nosso artigo que explica por que a diversificação traz segurança aos investidores de imóveis e aprofunde o seu conhecimento sobre investimento imobiliário!

0
master
master
Posts Relacionados