Comprar apartamento ou cotas?

5 minutos
|03/05/2019
Comprar apartamento ou cotas?
Investimento Imobiliário

O momento certo para comprar apartamento é quando você tem dinheiro suficiente e uma renda que lhe permita pagar confortavelmente um financiamento. Boa parte dos planejadores financeiros recomenda limitar o valor que você gasta com um financiamento a 25% do seu orçamento mensal.

No entanto, se ainda não tem certeza se você consegue pagar por um imóvel, talvez seja hora de considerar outras formas de investimento, como é o caso das cotas imobiliárias. Elas não apenas podem proporcionar algum retorno financeiro, como também podem proporcionar ao investidor um novo estilo de vida e uma diversificação em sua carteira de investimentos.

Para entender o porquê disso, continue a leitura deste artigo e veja dicas para saber quando é melhor comprar apartamento ou uma cota imobiliária. Acompanhe a seguir.

Esta é uma boa época para comprar apartamento?

Muitas pessoas acreditam que precisam esperar um momento econômico certo para investir em imóveis. Outras acreditam que a compra de uma moradia deve ocorrer em consequência de um casamento ou de um aumento na família. No entanto, ambos os pensamentos são limitados.

Quando compra um imóvel mais cedo, você está, também, construindo patrimônio mais cedo. As recentes quedas na taxa de juros têm facilitado a missão de se obter mais facilmente um financiamento em um banco. Além disso, há tantas propriedades no mercado atualmente que não há uma competição mais tão acirrada entre os compradores.

Por isso, se você quer investir, encontre a propriedade certa e, depois de ter feito isso, negocie – lembre-se, o poder de compra está em suas mãos. No entanto, uma filosofia de investimento inteligente é baseada em uma abordagem de longo prazo, em vez de um pensamento especulativo de que nos próximos dois ou três anos você terá enormes lucros.

É claro, cada cidade e até diferentes bairros podem oferecer oportunidades distintas. Se você encontrar uma boa oferta que caiba em seu orçamento e em suas perspectivas de retorno, vá em frente e invista. Em caso de dúvida, a melhor coisa a fazer é pedir ajuda de um corretor imobiliário local ou parceiro de negócio mais experiente.

Afinal, o que são cotas imobiliárias?

Outra possibilidade de investimento é a compra de um imóvel fracionado, por meio das chamadas cotas imobiliárias. Nesse modelo, que começa a ganhar força no Brasil, a pessoa compra uma “fatia” de uma casa ou de um apartamento, para uso em uma quantia de dias ou meses durante um ano.

Trata-se de uma boa opção para quem já tem uma residência própria e gostaria de usufruir de uma segunda propriedade em determinadas épocas do ano. Assim, com pouco dinheiro, é possível adquirir um imóvel de luxo em um destino turístico, por exemplo.

Isso é possível pois o valor total do imóvel é dividido entre vários compradores. Dessa forma, os compradores têm acesso à residência, com toda a infraestrutura, a comodidade e o conforto que seria difícil encontrar em um hotel cinco estrelas. Isso permite uma experiência de férias mais qualificada e um investimento que, dentro de seu escopo, é bastante benéfico.

Comprar apartamento ou cotas: qual é a melhor opção?

A resposta para essa pergunta vai depender dos seus objetivos financeiros e de vida. No caso de uma propriedade fracionada em cotas, ela é o melhor tipo de propriedade se você pretende investir no bem-estar de sua família e pensa em usufruto do imóvel.

No entanto, é importante ter em mente que comprar um apartamento pode servir não apenas como uma forma de sair do aluguel, como também de receber um retorno financeiro, no caso da valorização e posterior venda ou mesmo de colocar o imóvel para locação para curta ou longa temporada.

Geralmente, um imóvel compartilhado em cotas é comprado em destinos turísticos para ser utilizado durante as férias. Esse tipo de propriedade deprecia-se com a idade e acaba se tornando menos atraente para um destino turístico.

Agora, caso a propriedade compartilhada seja comprada com o objetivo de se tornar em uma residência unifamiliar, ela tem oportunidade de gerar maior lucro no futuro, pois um dos compradores pode querer comprar todo o imóvel para torná-lo uma moradia principal, por exemplo.

Dessa forma, ao comprar apartamento ou cotas, você investirá em imóveis que podem lhe trazer retorno monetário. A escolha ideal depende de seu orçamento, de seus objetivos e do tipo de retorno que espera desse tipo de investimento.

E você, está interessado em comprar apartamento ou cota? Ficou com alguma dúvida? Baixe gratuitamente nosso infográfico cos motivos para você fazer parte do Housi da Vitacon no VC Faria Lima, e até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp