Businessman holding modern buildings with global network connection. Elements of this image are furnished by NASA

Muitas pessoas já ouviram falar sobre como São Paulo é uma ótima cidade para fazer todos os tipos de negócios – inclusive investimentos imobiliários. E não é por acaso. São Paulo é um grande centro comercial que atrai um volumoso fluxo de empresas e pessoas, o que gera muitas oportunidades de negócios para os investidores e pode render um ótimo retorno de investimento imobiliário.

Além de possuir abundante variedade de opções para investimento em imóveis por conta de seu tamanho e público diverso, o volume de interessados em se estabelecer em São Paulo temporária ou permanentemente gera grande demanda por espaço dentro da cidade. Com o grande interesse por imóveis, vem a sua valorização dentro do espaço urbano – o que, como consequência, aumenta as taxas de rentabilidade.

No entanto, este é um assunto complexo e que possui diversas variáveis que devem ser consideradas antes de realizar uma aplicação para assegurar que terá o retorno desejado. Confira a seguir se o retorno de investimento imobiliário é bom em São Paulo e a que aspectos você deve estar atento para garantir o sucesso e a lucratividade dos seus negócios.

Como saber se o retorno de investimento imobiliário é positivo?

Antes de realizar qualquer investimento, é importante calcular qual o rendimento esperado para a sua aplicação. Cada caso possui uma rentabilidade média diferente, de acordo com o tipo de imóvel e as condições de local, demanda e características específicas.

No entanto, é possível indicar médias de retorno de investimento imobiliário para ter uma base do que esperar em cada tipo de aplicação. Para imóveis residenciais, é comum encontrar uma média de rentabilidade de retorno entre 0,6 e 0,8% do valor do investimento por mês, enquanto imóveis comerciais costumam alcançar entre 0,8 e 1,0% de retorno mensalmente.

Para saber qual o retorno do seu investimento, basta fazer um cálculo simples. Primeiramente, você precisará saber qual o valor total necessário para o investimento, incluindo não apenas a quantia necessária para a aquisição do imóvel, mas também taxas de limpeza, documentação, impostos, reformas e quaisquer outros gastos que você teve.

Em seguida, você deve comparar o valor que você pretende cobrar de aluguel com esta quantia: divida o valor do aluguel pela soma total do seu custo, e então multiplique o resultado por 100. Este será o seu retorno mensal, em pontos percentuais, e com isto você pode estimar também o tempo necessário para que a aplicação compense o seu investimento inicial.

Por exemplo, se você pretende comprar um imóvel e estima que o seu custo total com ele será de R$200.000,00, enquanto pretende alugá-lo por um valor de R$2.000,00 ao mês, isto quer dizer que você estará recebendo um retorno de 1% ao mês – e precisará, então, de aproximadamente 10 anos para que a soma do seu lucro atinja o mesmo valor do seu investimento inicial.

Não esqueça, no entanto, que o imóvel mantém o seu valor. Ou seja, o seu investimento inicial ainda se mantém na forma de um imóvel, e pode ser recuperado ao vendê-lo. Neste caso, o lucro total do investimento é a soma do lucro recebido com a venda e a renda recebida da locação.

O potencial de retorno de investimento imobiliário da cidade de São Paulo é bom?

A cidade possui muitos aspectos que fazem com que ela tenha um alto potencial de retorno de investimento imobiliário para quem busca fazer negócios neste ramo. O grande número de atrações, empresas e pessoas gera muita demanda por espaço da cidade, que se transforma e lança novos empreendimentos com frequência. Assim, é possível encontrar muitas opções de investimento que serão capazes de possuir altas taxas de rentabilidade e lucratividade.

No entanto, é importante entender que nem sempre a rentabilidade é o aspecto mais relevante do seu investimento. É necessário analisar os seus objetivos em realizar a aplicação e procurar por imóveis que atendam às suas expectativas.

Qualquer investimento na cidade terá bom retorno?

Apesar de possuir um bom potencial de retorno de investimento imobiliário no geral, isto não quer dizer que qualquer imóvel na cidade será capaz de prover um retorno positivo. São vários os fatores que influenciam na rentabilidade de um negócio, e é necessário analisar cada caso com cautela para definir se o investimento do seu dinheiro valerá a pena ou não e se o seu dinheiro estará em segurança.

Potencial de retorno de investimento imobiliário e os riscos da aplicação

O potencial de retorno de investimento imobiliário é normalmente o maior atrativo para muitos investidores ao fechar um negócio. Entretanto, as taxas de rentabilidade com frequência podem ser relacionadas aos riscos de uma aplicação: quanto maior o retorno possível, maior também são as chances de passar por períodos de recesso ou até mesmo acabar tendo de lidar com perdas, por estar investindo em um negócio que tem possibilidades de dar muito certo ou apenas dar errado.

Mesmo nos casos que citamos anteriormente é possível perceber esta relação. Já estabelecemos que os imóveis comerciais tendem a possuir taxas de rentabilidade mais altas que os imóveis residenciais. No entanto, apesar de possuírem com frequência contratos de locação mais longos, é comum que os imóveis comerciais também sejam muito mais atingidos pelas oscilações da economia, enquanto os imóveis residenciais tendem a se manter mais estáveis e gerando renda mesmo em momentos de crise.

Assim, é importante não se deixar guiar apenas pela promessa de um alto retorno de investimento imobiliário ao fechar um negócio, mas também analisar as condições para a sua rentabilidade e a segurança que ele irá prover à sua aplicação.

O que devo fazer para garantir um bom retorno de investimento imobiliário para meus negócios?

O bom retorno de investimento imobiliário de um negócio depende de vários aspectos diferentes. Para garantir uma boa rentabilidade, procure estudar sobre a cidade em que pretende investir para saber atender as demandas das diferentes áreas do local.

Além disso, um bom custo benefício na hora de investir é essencial e, portanto, saber precificar o valor do seu imóvel é importante para qualquer investidor que quer pagar um preço justo pelo seu investimento. É preciso sempre investir com segurança e com suas as finanças organizadas, mantendo sempre uma reserva financeira para evitar imprevistos e possíveis prejuízos.

Existem muitos profissionais que auxiliam os investidores interessados a fecharem bons negócios, como assessores ou consultores imobiliários, e contratar serviços especializados pode ser uma ótima maneira de potencializar os seus lucros. No entanto, também existem os serviços de construtoras especializadas em entregar empreendimentos projetados para o sucesso, e que se encarregam de gerir o imóvel para facilitar ao máximo a vida dos seus investidores. Assim, também são alternativas muito interessantes para quem quer investir e garantir o maior retorno possível das suas aplicações.

São Paulo abriga ótimas oportunidades de investir com segurança e fazer bons negócios com grande potencial de retorno de investimento imobiliário. Para isto, basta apenas ter cautela para decidir quais as melhores opções de investimento que o mercado oferece para você, além de preparo para aproveitar ao máximo as suas aplicações.

Se você está interessado no mundo dos investimentos em imóveis, confira nosso infográfico para saber se está pronto para ser um investidor imobiliário e como se preparar para investir!

0
master
Posts Relacionados