Você sabe como usa o seu tempo no dia a dia?

6 minutos
|12/10/2018
Você sabe como usa o seu tempo no dia a dia?
Carreira

Você está sentindo que não há horas suficientes em seu dia? Há mais tarefas para executar do que tempo para dar atenção a elas? Está se sentindo estressado por não conseguir ter a produtividade e a qualidade de vida que gostaria? Então, está na hora de saber como você está usando o seu tempo no dia a dia!

O tempo é nosso recurso mais valioso e que cada vez mais escasso. Distrações, sobrecargas, falta de prioridades e uma má gestão de seu tempo podem estar contribuindo para o desperdício desse ativo.

Neste artigo, saiba mais sobre a importância de saber como você usa seu tempo no dia a dia e veja dicas para planejar esse uso de modo mais assertivo. Acompanhe a seguir.

Por que é importante saber como usamos nosso tempo no dia a dia?

Essa reflexão pode gerar diversos benefícios em sua rotina. Entre eles:

Viver com mais qualidade de vida

Quando fazemos uma má gestão de nosso tempo, não conseguimos dar a devida atenção à nossa vida pessoal, aos amigos, à família, a momentos de descanso, descontração e lazer.

Isso porque vivemos estressados e correndo contra o relógio, com perda de prazos, atrasos e uma sobrecarga de atividades do trabalho, dos estudos e de nosso interesse pessoal.

Tudo isso afeta diretamente nossa qualidade de vida, nossa harmonia e equilíbrio. Por isso, é fundamental detectar o uso atual do tempo no dia a dia, a fim de planejar melhor como aproveitar esse recurso para viver melhor.

Evitar problemas no trabalho

Quando não sabemos como o tempo está sendo investido em nossa rotina laboral, podemos nos deparar com problemas como:

  • Perda de prazos.
  • Esquecimento de tarefas.
  • Baixa qualidade de entrega.
  • Reputação profissional negativa e estagnação de carreira.
  • Alta incidência de retrabalho.

Reduzir problemas de saúde

Quando sentimos que não estamos dando conta de nossas tarefas, é comum o sentimento de angústia, fracasso, ansiedade e estresse. Tudo isso pode afetar rapidamente a sua saúde.

Um exemplo bastante característico disso é a chamada Síndrome de Burnout, que, conforme dados, atinge mais de 30% dos trabalhadores brasileiros, e, em <u>49%</u> dos casos, leva ao desenvolvimento da depressão. Pessoas com esse problema apresentam esgotamento psicológico e, muitas vezes, físico, afetando sua autoestima, sua produtividade e, naturalmente, sua saúde.

Ser mais feliz e produtivo

Quando sabemos como estamos usando nosso tempo no dia a dia, podemos eliminar atividades desnecessárias, priorizar ações mais importantes, planejar momentos de lazer e fazer planos para nosso sucesso profissional.

Como saber como você está usando seu tempo no dia a dia?

Antes de sair fazendo mudanças em sua rotina, naturalmente, é importante identificar como você atualmente está investindo seu tempo no dia a dia. Para isso, será preciso fazer um levantamento de suas tarefas atuais e de quanto tempo você está empregando nelas.

Você poderá registrar esses dados em uma planilha ou utilizar um recurso de timesheet. O timesheet nada mais é do que um programa ou app no qual você anota suas atividades, com momento de início e fim, para gerar uma relação de quanto tempo está sendo empregado em cada uma delas, identificando aquelas que estão tomando mais tempo ou mesmo ações improdutivas que podem ser eliminadas de sua rotina.

Um exemplo de timesheet é o HashTrack, que é gratuito e amplamente utilizado por empresas e profissionais freelancers em suas atividades profissionais e pessoais.

Dicas para usar mais assertivamente seu tempo no dia a dia

Depois de detectar como você utiliza seu tempo, é hora de aplicar melhorias em sua rotina para investir esse recurso com mais objetividade. Confira nossas dicas.

1. Não perca tempo martirizando-se

Pode parecer contraditório, mas quem sofre com as consequências de empregar mal seu tempo comumente desperdiça importantes momentos martirizando-se por isso.

Tenha em mente que esse sentimento não ajudará em nada e que você precisa ter seu foco e sua energia voltados a uma boa gestão de seu tempo – e isso inclui não deixar envolver-se por sentimentos negativos que afetam sua autoestima e sua produtividade.

2. Tenha em mente a importância de seu tempo

Quando você permite que distrações e ações improdutivas façam parte de sua rotina, você não está dando o devido valor ao seu tempo. Pode parecer que só uma checada nas redes sociais, um tempinho a mais no trânsito ou uma esticadinha no horário do almoço não farão diferença, mas esses podem ser grandes vilões no bom uso de seu tempo. Portanto, valorize cada segundo desse ativo em sua vida.

3. Não caia na armadilha de achar que “não tem tempo” para o que é importante

Muitas vezes, deixamos um sonho de lado por acharmos que não temos tempo para ele. Essa é uma grande cilada! Albert Einstein já dizia: “falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos”.

Assim, antes de deixar esse tipo de pensamento dominar sua vida, lembre-se de grandes ícones de diferentes épocas, como Leonardo da Vinci, Nikolai Tesla, Richard Branson, Mary Kay Ash e Steve Jobs. Pense em quanta coisa eles realizaram e saiba que você tem exatamente o mesmo número de horas em seu dia que eles tiveram.

4. Passe menos tempo online para qualificar seu offline

De acordo com uma <u>pesquisa</u>, somente no Facebook, as pessoas utilizam mais de 6% de seu tempo útil diário. Agora, experimente multiplicar isso entre todas as demais redes e apps e veja quanto tempo pode estar sendo utilizado somente nessa tarefa – será que realmente vale a pena passar tanto tempo online e deixar de fazer atividades mais prazerosas ou produtivas offline?

5. Seja menos multitarefa

A princípio, fazer várias coisas concomitantemente pode parecer uma boa ideia para otimizar o tempo no dia a dia, certo? Errado! Claro, ser multitarefa é uma habilidade válida em alguns contextos e em determinados momentos, desde que não gere ainda mais estresse e não interfira negativamente em seu desempenho.

Saiba que, conforme um <u>estudo</u>, tentar realizar diversas tarefas ao mesmo tempo pode fazer com que se seja, na verdade, 40% menos produtivo!

6. Cuide-se bem!

Não adianta abrir mão de momentos de lazer ou de descanso para garantir o cumprimento de sua lista de tarefas. Isso apenas prejudicará mais seu bem-estar e sua performance.

Por isso, tenha uma boa alimentação, durma bem, pratique exercícios, divirta-se. Lembre-se de que o riso fortalece nosso sistema imunológico, melhora nosso humor e nos protege contra os efeitos prejudiciais do estresse. Tenha em mente sempre que tudo isso não é apenas sobre o tempo vivido, mas a maneira como ele é aproveitado – então, faça valer a pena!

E então, pronto para descobrir como você está usando seu tempo no dia a dia? Gostou de nossas dicas? Deixe sua mensagem nos comentários!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp