O que analisar em um projeto para investir como P2P lending?

5 minutos
|25/04/2019
O que analisar em um projeto para investir como P2P lending?
Investimento Imobiliário

O investimento em P2P lending – também chamado de empréstimos coletivos – é uma inovação que explora as possibilidades de tecnologia de fintechs (empresas tecnológicas de serviços financeiros) e a economia compartilhada. Mas o que faz esse modelo atrativo para investimento? O que é preciso analisar em um projeto com essa modalidade?

No artigo de hoje, vamos falar mais sobre o que é e como funciona o investimento P2P lending. A partir disso, compartilharemos algumas dicas sobre quais aspectos devem ser avaliados para atingir o melhor possível em sua negociação. Confira a seguir.

O que é o P2P lending (peer-to-peer lending)?

O P2P lending é uma modalidade de empréstimo que permite crédito financiado por pessoas físicas e jurídicas. O P2P lending não necessita da interferência ou da intermediação tradicional de um banco. Dessa forma, os procedimentos e as burocracias que geralmente são compulsórios nessa transação são eliminados.

A modalidade de P2P lending permite, ainda, taxas de rentabilidade atraentes para investidores e créditos com taxas de juro mais baixas para quem necessita desse crédito. Dessa forma, investidores podem reunir investimentos de forma colaborativa e adquirir o capital que necessitam para desenvolver seu negócio – e há projetos disponíveis para investimento nas mas diversas áreas de negócios, como o desenvolvimento imobiliário.

Como funciona o investimento em P2P lending?

Diferentemente do empréstimo mediado por agência bancária, o mediador do P2P lending será uma pessoa física ou jurídica. Sendo assim, quando se requisita esse empréstimo por meio de um sistema de P2P lending, pode-se ter acesso a taxas e juros menores e muito mais acessíveis.

Dependendo da empresa responsável, você também poderá ter acesso a diferentes facilidades de taxas ao solicitar crédito. Da mesma forma, empresas que investem com esse capital ganham na rentabilidade, comparada a outras modalidades e linhas de crédito mais tradicionais.

No Brasil, o P2P lending é uma operação regulamentada pelo Banco Central por meio da Resolução nº 2921. As plataformas que oferecem o serviço, por enquanto, não são tão numerosas, mas sempre em parceria com uma instituição financeira responsável pela operação do empréstimo, o que traz grande credibilidade e segurança para o investimento.

E como o P2P lending não depende de intermediação bancária, o spread bancário (isso é, a diferença entre os encargos e as taxas cobradas pelo banco) é retirado dessa equação. Isso permite que ambas as partes possam usufruir de taxas mais baixas.

Quais principais aspectos avaliar para investir em P2P lending?

O Brasil é um dos países que mais sofrem com a taxa de spread bancário. Sendo assim, o P2P lending é uma ótima opção tanto para investidores quanto para pessoas que desejam um serviço de crédito com taxas facilitadas. No entanto, é preciso se atentar a alguns pontos importantes e analisá-los com cuidado antes de fazer o investimento.

O primeiro ponto a ser destacado é a inadimplência. As soluções tecnológicas que estruturam as plataformas de P2P lending devem oferecer garantias e informações precisas durante a análise de crédito. Assim, antes de se realizar o investimento, é possível ter maior cuidado com os tomadores de crédito com maior chance de inadimplência.

É importante também priorizar plataformas que ofereçam segurança e acompanhamento especializado em seu investimento. A possibilidade de fazer uma simulação sem compromisso com o empréstimo coletivo é bem-vinda nesse cenário.

Além de ferramentas da própria plataforma, é recomendado também diversificar seus investimentos. Dessa forma, o risco é diluído e é possível acompanhar as empresas que oferecem melhor rentabilidade em seu investimento. Sendo assim, você pode investir em um projeto tendo maior controle sobre prazos e valores a serem ressaltados.

Outro ponto a ser analisado em um projeto de investimento baseado em P2P lending é a credibilidade da empresa. Busque sistemas de P2P lending que disponibilizem relatórios financeiros precisos e forneçam formas de acompanhamento em tempo real de seu investimento. Além disso, é crucial ter parâmetros de comparação sólidos para sua tomada de decisão. Pesquise por referências e cheque a validade de testemunhos pessoais que provem a validade e o diferencial da plataforma e da empresa envolvida nesse serviço.

E se você está procurando um projeto para investir como P2P lending que seja seguro, prático e rentável, não deixe de conhecer a proposta de investimento da Vitacon. Além de revolucionar o mercado em São Paulo, oferecemos a possibilidade de fazer com que você possa captar recursos e investir em títulos de renda fixa que podem render anualmente até 11,8%.

Entre em contato e saiba mais sobre como investir com segurança e praticidade em uma plataforma digital a partir de apenas R$1.000,00! Faça uma simulação de seu investimento no Cap Rate pela Vitacon e aproveite essa oportunidade para diversificar sua carteira de investimentos e obter lucratividade bastante atrativa.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp