Qual o peso da localização em um investimento imobiliário?

5 minutos
|11/04/2019
Qual o peso da localização em um investimento imobiliário?
Investimento Imobiliário

Quando a ideia é comprar um imóvel para investimento imobiliário, é preciso se colocar no lugar do seu potencial inquilino ou comprador. Em qual segmento imobiliário você pretende investir? Residência, comércio, casa, apartamento? Qual é o perfil do seu futuro cliente? O que ele busca? Quais praticidades ele quer encontrar no bairro e nos arredores? O local é seguro? Muito ou pouco movimentado? Essas e outras questões devem ser respondidas para entender as reais necessidades do seu público na hora de vender ou alugar o imóvel.

Nessa avaliação, é importante você ter em mente que, entre os principais itens que valorizam os imóveis, a localização está no topo do ranking. Isso porque, de modo geral, a exigência número 1 da população é morar em um bom local, tanto pela infraestrutura da região como também pela vista do imóvel.

É claro que um imóvel bem localizado tem muito mais vantagens, que fazem valer a pena o seu investimento imobiliário. No artigo de hoje, confira mais sobre o peso que esse fator exerce para o sucesso de um investimento. Acompanhe a seguir.

Investimento imobiliário: por que se atentar à localização do empreendimento?

1. Segurança

Morar em um local seguro é requisito básico para o bem-estar e a tranquilidade das pessoas. Por isso, os lugares iluminados, com baixo índice de roubos, com câmeras, segurança, portaria, vigia noturno e outros recursos são mais valorizados dos que os demais. Assim, os moradores podem transitar na região com mais segurança, viajar e se ausentar da casa com tranquilidade e aproveitar com mais conforto todos os recursos do bairro.

2. Fácil acesso

Um investimento imobiliário com boa localização garante fácil acesso a algumas das principais vias da cidade, além de contar com muitas opções de transporte público para que os moradores não percam horas no trânsito, correndo o risco de não cumprir com seus compromissos e até mesmo prejudicando a sua gestão do tempo e sua qualidade de vida.

3. Comércio

Avalie o que tem ao redor do imóvel que você vai investir. Itens de necessidade diária, tais como remédios e alimentos, são procurados constantemente. Por isso, um bairro com mercados, padarias, farmácias, centros de compras e restaurantes são fundamentais quando se procura por um imóvel.

Ainda, dependendo do perfil do seu cliente, pode ser interessante que o bairro contenha opções de lazer como bares, balada, cinema, parques, etc.

4. Estudos

Se o perfil do seu cliente for mais jovem ou casal com filhos, por exemplo, vale a pena estudar uma localização para investimento que contenha instituições de ensino como universidades, escolas, cursos preparatórios, etc.

5. Estrutura

A localização do imóvel está diretamente ligada à infraestrutura do bairro. As regiões bem localizadas contam com boas condições das ruas e calçadas, sinalização, transporte, arborização, iluminação pública e área de lazer. E tudo isso ajuda a valorizar o imóvel e a torná-lo mais atrativo ao público em potencial.

6. Concentração de empregos

Principalmente os apartamentos compactos e os colivings são extremamente procurados por pessoas que moram sozinhas ou dividem o imóvel com poucos familiares e amigos.

perfil desse público, geralmente, está relacionado estudantes, trabalhadores ou empresários que optam por morar próximo ao local de trabalho ou estudo. As pessoas optam por morar perto do trabalho ou em lugares que oferecem muitas oportunidades de emprego. Portanto, uma localização com esse diferencial poderá fazer seu investimento render ainda mais e seu imóvel estar sempre ocupado.

7. Proximidade a pontos turísticos

Escolher um imóvel próximo aos principais pontos turísticos da sua cidade também é algo que ajuda a valorizar mais o investimento realizado. Afinal, os bairros em que eles estão localizados comumente possuem infraestrutura impecável e atratividade de público constante.

8. Solidez patrimonial

Para quem quer comprar uma casa ou um apartamento pensando no investimento, um imóvel bem localizado é um patrimônio muito mais sólido se comparado às propriedades que estão em regiões desfavorecidas em relação ao crescimento, à qualidade de vida, à economia e á valorização.

9. Valorização

Os bons bairros apresentam um crescimento constante devido ao surgimento acelerado de novos estabelecimentos comerciais, escolas, parques, etc. Assim, é natural que as propriedades acabem sendo cada vez mais valorizadas nesses locais com o tempo, sendo também um excelente investimento.

Para isso, na hora de realizar um investimento imobiliário, é importante lembrar de que as pessoas geralmente fogem de: locais com altas taxas de criminalidade, próximo a trilhos de trem, rodovias ou rota de aviões; áreas economicamente mais instáveis ou próximas a rios que desencadeiam enchentes e distantes dos pontos de interesse do comprador.

E então, ficou mais claro para você o peso expressivo que a localização tem para o sucesso de um investimento imobiliário? Que tal conhecer algumas opções de imóveis bem localizados para começar a investir nesse mercado? Para isso, confira os imóveis disponíveis da Vitacon nos bairros mais valorizados e visados de São Paulo!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp