Como obter participação nos lucros com a venda de imóveis?

4 minutos
|20/06/2019
Como obter participação nos lucros com a venda de imóveis?
Investimento Imobiliário

De acordo com o tipo de investimento, é possível obter uma satisfatória participação em lucros com a venda de imóveis. Isso não se encontra na simples negociação de imóveis que corretoras comuns oferecem a seus clientes. É preciso conhecer a fundo sobre opções de fundos imobiliários de investimento em participações – os chamados FIPs.

No artigo de hoje, explicamos um pouco mais sobre como e porque obter maior participação nos lucros pode ter tudo a ver com seu perfil de investidor. Você está preparado para entender como investir junto pode gerar resultados acima da média? Confira a seguir!

Como funciona o fundo de investimento em participações?

O fundo de investimento em participações, basicamente, investe nas participações ativas em empresas. Diferentemente dos fundos de investimento naturais que você talvez conheça, ele conta com características próprias de funcionamento. Uma delas está em como ele é destinada às empresas.

Geralmente, o fundo de participações busca empresas que estejam próximas à fase de desenvolvimento. Isso é feito auxiliando financeiramente a empresa nesse processo. Inclusive levando ela à abertura de suas ações pela primeira vez. Sabe o que isso significa para você como investidor? Maior lucro com a venda de imóveis de empresas com potencial de crescimento.

Nessa abertura, o fundo de investimento de participações cria uma estrutura em que uma parcela da venda das ações é comercializada. Ou seja, os responsáveis pelo fundo seguem sendo acionistas das empresas. No mercado imobiliário, isso permite que investidores possam obter participação nos lucros gerados com a venda de imóveis.

Com esse fundo de investimento em participações, a gestão torna-se, também, participativa. Os fundos podem realizar um acordo com as empresas participantes. Ou, ainda, implementar um bloco de controle que auxilie na gestão. Ou seja, você como investidor tem não apenas a participação nos lucros – esse investimento pode impactar positivamente no resultado de vendas de imóveis.

Quais são as características da participação nos lucros com a venda de imóveis?

Ter participação nos lucros com a venda de imóveis é mais simples do que parece. Perceba que, com as FIPs influenciando a gestão das empresas, tudo que cabe a você como investidor é tomar a decisão de uma empresa que tenha um bom direcionamento nesse aspecto.

É importante estar atento que, diferentemente do fundo de ações comum, você não tem como liquidar as cotas adquiridas imediatamente. Portanto, trata-se de uma opção que exige um maior compromisso e que acompanha um processo de baixa liquidez. É uma alternativa para um perfil focado, que está familiarizado com a dinâmica dos investimentos a longo prazo.

Ainda, participação nos lucros envolve compromisso e investir em fundos que não são passivos aos passos que a empresa toma. Significa investir em um fundo que trabalha para influenciar a gestão e, consequentemente, o resultado de venda de imóveis dessa empresa. Ou seja, é preciso que você saiba aonde está pisando!

Vale ressaltar que ps fundos imobiliários estão em ascensão e que o mercado de imóveis começa a se recuperar depois de períodos de recessão passados. Em 2018, de acordo com dados da BM&FBovespa, alcançamos um recorde de cotistas. Investidores que acompanham a forma que esse mercado vem sendo valorizado.

No entanto, assim como em qualquer investimento, vale a dica de sempre: diversifique. Obter participação nos lucros com a venda de imóveis é um bom negócio, claro, mas está longe de ser o único.

Nós mesmos, aqui na Vitacon, procuramos sempre expandir e fazer com que tanto empreendedores diretos quanto investidores do mercado imobiliário repensem na forma clássica de investir em imóveis, por isso oferecemos opções variadas de investimento no segmento, tais como fundos, compra de studios para locação, entre outras possibilidades.

Portanto, busque você também opções de cotas diferenciadas, com modelos que permitam arriscar mais ou, ainda, que possibilitem que você possa manter opções de fundos mais conservadores que possam ser a base de seu investimento a longo prazo. Lembre-se: uma carteira diversificada é uma carteira que pode chegar em empreendimentos maiores no futuro.

Gostaria de saber mais sobre como obter participação nos lucros com a venda de imóveis? Você já teve experiências com esse tipo de fundo? Quais são suas expectativas para essa modalidade de investimento no mercado imobiliário? Compartilhe nos comentários e, para saber mais sobre as opções de investimento da Vitacon, entre em contato conosco!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp