As principais características de um investidor de imóveis

5 minutos
|05/02/2020
As principais características de um investidor de imóveis
Investimento Imobiliário

Todo investidor de imóveis sabe que nem sempre é fácil encontrar o tipo de investimento mais adequado às suas expectativas e objetivos. Com tanta variedade de negócios no mercado imobiliário, selecionar a que tem as características certas para que ofereça o que você procura pode ser mais difícil do que parece.

Entender o seu posicionamento como investidor é muito importante neste processo. Identificar as suas particularidades torna mais fácil o processo de escolher com consciência e convicção as melhores opções de investimento para os seus negócios.

Neste caminho, é comum que entrem em campo também outras questões. Não é raro encontrar investidores que se questionam se estão no ramo certo, e se devem realmente continuar aplicando seu dinheiro no mercado de imóveis – ou se é para esta área que devem migrar seus negócios.

Confira a seguir quais são as principais características de um investidor de imóveis para que ele se dê bem neste mercado e entenda como as particularidades de cada investidor pode influenciar na sua postura de negócios.

As principais características do investidor de imóveis

Embora o mercado imobiliário seja muito diversificado, com várias opções diferentes de negócios para o investidor escolher, ele possui algumas qualidades que se repetem de forma geral na grande maioria dos investimentos nesta área. Por isso, podemos dizer que existem algumas características que os investidores de imóveis devem ter para que sejam capazes de aproveitar melhor todas as vantagens que o mercado tem a oferecer.

As propriedades imobiliárias são aplicações muito seguras e estáveis, oferecendo boa rentabilidade e potencial de geração de renda mensal para o seu proprietário. No entanto, as suas taxas de retorno não serão tão altas quanto as de alguns tipos de ações, por exemplo, mas o seu dinheiro estará protegido até mesmo da inflação em uma aplicação com alto valor intrínseco – em vez de possuir um pedaço de papel que pode perder todo seu valor em uma queda do mercado. Assim, o investidor de imóveis deve ser paciente, tanto para saber esperar o tempo de retorno dos seus investimentos quanto para escolher o melhor momento para fazer suas aplicações.

Além disso, o investidor de imóveis deve ter resiliência. Embora o mercado imobiliário não sinta tão profundamente os efeitos das variações da economia como outros setores, é claro que ele também tem seus momentos de aquecimento e resfriamento. Com um ativo que não tem liquidez muito alta, saber o momento de vender é tão importante quanto escolher o melhor momento para investir.

Isto nos leva a outro ponto: a sensatez. Este não é um mercado para decisões impulsivas feitas do dia para a noite, pois são ativos de alto custo inicial. Desta forma, é importante que o investidor de imóveis tenha capacidade de fazer um bom planejamento antes de entrar de cabeça em qualquer investimento.

Apesar destas considerações, o mercado tem muito espaço e opções para que os investidores escolham entre diversas abordagens distintas, adequando os seus investimentos às suas preferências e particularidades pessoais. Para entender melhor estas diferenças, podemos visualizar uma divisão entre três perfis de investidor de imóveis diferentes, de acordo com suas principais escolhas de investimento. Veja a seguir.

O investidor conservador

O investidor de imóveis conservador é o que se preocupa com a segurança acima de tudo. Ele faz escolhas de investimento que são capazes de oferecer alta proteção ao patrimônio investido, não se importando com taxas menores de rentabilidade em troca do resguardo do seu capital.

Normalmente, é o melhor tipo de perfil para investidores iniciantes, que ainda não conhecem bem o mercado. Assim, é possível aplicar o seu dinheiro e garantir que ele esteja rendendo sem correr riscos, podendo no futuro passar para negócios mais rentáveis quando tiver mais experiência.

O investidor moderado

Sendo o mais equilibrado dos três perfis, o investidor de imóveis moderado é aquele que sabe buscar um meio-termo entre riscos e rentabilidade. Ele entende que, às vezes, vale a pena correr um risco calculado pela possibilidade de um retorno maior – sem nunca comprometer a saúde de suas aplicações com um investimento errado.

O investidor arrojado

Por fim, o investidor de imóveis arrojado é o mais expansivo dos três. Este é o tipo de investidor que não tem medo de colocar seu capital em investimentos de maior risco, também se beneficiando de maiores taxas de retorno em troca. Como contraponto, os investidores arrojados devem manter sempre uma parcela dos seus negócios em aplicações conservadoras, para ter uma garantia de retorno mesmo quando as coisas não saem conforme o esperado.

Seja conservador ou arrojado, o mais importante para qualquer investidor é encontrar boas oportunidades de negócio para os seus investimentos. Conheça a Vitacon, uma empresa de referência no lançamento de empreendimentos inovadores, e visite nosso site para conferir as unidades disponíveis para negociação. Venha investir no futuro com a gente!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp