Agora é a melhor hora para investir em imóveis?

5 minutos
|17/01/2020
Agora é a melhor hora para investir em imóveis?
Investimento Imobiliário

Todo o mundo sabe que investir em imóveis oferece inúmeras vantagens para os seus investidores. No entanto, para conseguir acessar todos os benefícios do seu investimento no mercado imobiliário, é necessário ter cuidado com vários aspectos do negócio para conseguir uma boa oportunidade de aplicação – o que, naturalmente, é fonte de vários questionamentos e inseguranças.

Uma das dúvidas mais comuns entre os investidores imobiliários costuma ser sempre a mesma: será que agora realmente é a melhor hora para investir em imóveis? Afinal, escolher o momento mais propício pode significar preços muito mais competitivos e um potencial de rendimento maior, além de mais segurança na capacidade de retorno do investimento.

Por isso, é importante aprender a identificar os melhores momentos para aproveitar as oportunidades de investimento e fazer bons negócios. Confira a seguir como escolher quando realizar o seu investimento e descubra se agora é a melhor hora para você investir em imóveis.

Analisando a situação do mercado imobiliário

Embora o mercado seja um cenário muito complexo e que sofre influência direta de vários fatores externos, aprender a ter uma noção básica e ler os sinais dos melhores momentos para investir em imóveis não é tão difícil quanto parece. Quando falamos sobre investimento imobiliário, existe uma série de pontos que você pode acompanhar para observar as oscilações do mercado de imóveis e escolher a oportunidade certa para fazer o seu negócio.

A queda nas taxas de juros facilita o acesso ao financiamento imobiliário, o que faz com que mais pessoas se interessem pela compra de imóveis. Com o crescimento na demanda, o mercado aquece – ou seja, mais oportunidades de investimento aparecem e os imóveis valorizam. Assim, melhores condições de juros e de crédito são sinônimo de um mercado mais movimentado para os investidores.

Para ver as variações na melhoria ou piora das ofertas de crédito, você pode acompanhar as oscilações da Taxa Selic. De maneira geral, quanto menor a taxa, melhores serão as condições de crédito, com juros mais baixos para os devedores.

Outro aspecto que você pode observar são os impactos da economia no próprio mercado imobiliário. Acompanhe a previsão de aumento ou redução de novos lançamentos, a quantidade de propriedades vagas e as diferenças no preço dos imóveis. Quando as propriedades vagas diminuem e o número de entrada de imóveis novos aumenta, este é um ótimo sinal de que o mercado está aquecendo – e você está diante de uma ótima oportunidade para fazer negócios.

Quais as previsões para 2020?

As perspectivas para o mercado imobiliário em 2020 são positivas. Os juros estão se mantendo baixos e a expectativa é que o crédito imobiliário tenha condições positivas de financiamento para a população, o que são ótimas notícias para quem quer investir em imóveis.

O mercado imobiliário vem crescendo novamente nos últimos anos, já tendo apresentado bons indicadores de lançamentos e procura nos anos anteriores. Por isso, os investidores devem se manter atentos para aproveitar o aquecimento do mercado e fazer negócios no melhor momento, utilizando o crescimento da economia para ver os seus imóveis valorizarem cada vez mais e o seu potencial de rentabilidade multiplicar junto com ela.

Cada investidor tem o seu momento para investir em imóveis

Mesmo considerando as condições externas de investimento como a situação da economia e do mercado imobiliário, o aspecto mais importante a considerar antes de decidir investir em imóveis é o melhor momento para a sua condição como investidor. Enquanto fazer negócios em momentos de aquecimento do mercado podem facilitar uma venda posterior ou dar mais segurança quanto à locação do espaço, investidores que têm bom poder de aquisição podem aproveitar momentos de baixa na economia para conseguir melhores preços e condições de investimento.

Como o número de pessoas dispostas a fazer um investimento deste porte é muito menor, o valor das propriedades cai e é possível encontrar ótimas oportunidades para investir em imóveis com baixo custo inicial. Da mesma forma, não adianta encontrar um bom negócio em um momento propício da economia se isto for comprometer as finanças da sua família, pois isso pode custar a saúde do seu investimento e resultar em prejuízo futuramente, em vez de um retorno positivo.

Saber o melhor momento para investir em imóveis é tão importante quanto escolher um bom investimento e garantir a segurança da sua aplicação com uma empresa confiável. Visite o site da Vitacon e conheça o trabalho de uma incorporadora referência no lançamento de empreendimentos modernos e inovadores, e fale com a nossa equipe para escolher a melhor opção de investimento para você!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp