O que é a política de lixo zero e como implementar na sua rotina

4 minutos
|13/05/2020
O que é a política de lixo zero e como implementar na sua rotina
Cidade Colaborativa

Os efeitos do modelo de consumo da sociedade atual, como os impactos negativos no meio ambiente e o aumento do aquecimento climático promovido pelo efeito estufa, promoveram o crescimento progressivo da consciência ambiental de pessoas ao redor do mundo inteiro. Buscando reverter as consequências nocivas do desperdício de matérias primas e da exploração desenfreada dos recursos naturais, diversas iniciativas foram iniciadas para transformar os hábitos rotineiros em um dia a dia mais sustentável, como o lixo zero.

Veja a seguir o que é a política de lixo zero, quais suas principais preocupações e de que forma você pode contribuir para aplicar este conceito no seu dia a dia e da sua família.

O que é o conceito lixo zero?

Vindo do inglês zero waste, o conceito conhecido em português como lixo zero busca promover o máximo aproveitamento dos resíduos recicláveis e orgânicos. O principal objetivo é evitar que o lixo seja misturado e enviado para aterros ou incineradores, estimulando que ele seja armazenado separadamente para que possa ser reutilizado.

O lixo orgânico deve ter como principal finalidade a compostagem – ou seja, transformado em adubo para ser devolvido à terra. Os resíduos recicláveis, por sua vez, podem tanto ser reutilizados (higienizados e empregados para a mesma função ou para um novo fim adaptado), ou reciclados para que o material seja transformado em um novo objeto.

A realidade do lixo zero no Brasil

Infelizmente, o Brasil ainda está muito atrasado no conceito do lixo zero. Para que esta política seja colocada na prática, é necessário que a maior parte dos resíduos seja enviada para passar por tratamento de reuso e reciclagem ou compostagem, no caso de resíduos orgânicos. No entanto, mais da metade dos resíduos ainda é enviada para aterros sanitários, onde ficam soterrados por toneladas de lixo sem planos de reutilização.

Como aplicar o lixo zero na minha rotina?

Existem várias maneiras de colocar em prática o conceito do lixo zero no seu dia a dia, e você pode escolher o que melhor se adapta à sua rotina e de sua família. Você pode começar evitando a geração de resíduos, carregando ecobags para as suas compras e carregando copos e talheres de casa para evitar usar descartáveis na rua. Dê preferência a produtos que vêm sem embalagem ou embalagens de vidro, que são mais facilmente reutilizadas, do que saquinhos e potes de plástico ou isopor.

Criar o hábito de comprar alimentos em feirinhas e lojas que vendem a granel também é uma boa ideia de adotar o lixo zero. Nestes locais, é mais fácil evitar as embalagens de plástico e você pode levar saquinhos de papel para armazenar os produtos adquiridos.

Além disso, é importante aprender como fazer a correta gestão dos seus resíduos. Embora dividir apenas entre lixo seco e orgânico já é um bom início, nem todo lixo orgânico pode ser aproveitado para compostagem, por exemplo. Por isso, o ideal é dividir o lixo em três partes: reciclável, que se deve evitar contaminar com material orgânico, o orgânico para compostagem, que pode ser colocado no solo ou em vasos para virar adubo, e o orgânico para aterro, que não deve ser reaproveitado em casa. Procure mais informações em sites como a Recicloteca para saber como dividir o lixo da forma certa e evitar contaminações.

Você pode também adotar a ideia de ter uma composteira em casa. É possível comprar uma por preços baixos ou até mesmo fazer uma sem dificuldades. Muitos lugares também já contam com composteiras coletivas em praças ou parques, então outra possibilidade é checar nas áreas próximas da sua casa se não existe uma composteira disponível.

Por fim, outra maneira de facilitar a redução do seu consumo de lixo é encontrar espaços e marcas que se comprometem a viabilizar soluções mais sustentáveis na rotina dos seus usuários. Procure empresas que tomam iniciativas para aumentar a consciência ambiental dos consumidores e empreendimentos que incentivam hábitos ecológicos. Investir neste tipo de negócio é estimular que mais companhias passem a ter preocupação ambiental e empreguem soluções conscientes para promover mudanças sustentáveis cada vez mais expressivas na sociedade.

Para conhecer empreendimentos inovadores que se propõem a transformar a vida na cidade, conheça a Vitacon. Visite nosso site para conferir nossas soluções que unem a tecnologia e a sustentabilidade para trazer ainda mais facilidades e conforto em uma vida mais consciente. Esperamos você!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp