5 problemas que demandam tempo do investidor de imóveis

6 minutos
|26/05/2019
5 problemas  que demandam tempo do investidor de imóveis
Investimento Imobiliário

Investir em imóveis é uma ótima maneira de aplicar o seu dinheiro de forma segura e rentável, com diversidade de opções para se adequar às expectativas de cada proprietário. Entretanto, o que muita gente deixa de levar em consideração é que o investimento não é apenas financeiro, sendo que gerenciar o seu imóvel também demanda tempo do investidor.

Existem vários problemas e situações na administração do imóvel que ocorrem periodicamente e, podendo ser evitados ou não, demandam tempo do investidor para que sejam resolvidos.

Confira, a seguir, 5 problemas no dia a dia do imóvel que demandam tempo do investidor e o que você pode fazer para reduzir esta quantia enquanto mantém seu imóvel bem gerido e com boa rentabilidade.

O que rouba tempo do investidor de imóveis?

1. Problemas com pagamentos

Os investimentos imobiliários envolvem várias taxas, impostos, seguros e aluguéis que devem ser pagos em prazos diferentes. Da mesma forma, existem taxas e impostos que, com frequência, são primeiramente pagas pelo proprietário, para então ser repassadas ao inquilino, juntamente com o aluguel.

Com todos estes detalhes a serem levados em consideração, não é raro acontecer problemas de atraso ou erro no repasse dos pagamentos. Estes problemas podem gerar prejuízo e exigir mais tempo do investidor para emitir uma nova via de pagamento e regularização da situação do imóvel.

2. Manutenção das instalações

Os imóveis, como qualquer outro bem, vão se deteriorando com a passagem do tempo e o uso. O planejamento da manutenção dos seus imóveis pode tomar tempo do investidor, principalmente em momentos de vacância: quando locado, a manutenção das instalações e ambientes dos imóveis costuma ser de responsabilidade do inquilino. Na ausência de um locador, quaisquer avarias que houver na propriedade devem ser resolvidas por conta do proprietário, que precisa organizar a contratação dos serviços e realizar o acompanhamento dos reparos.

Essas manutenções são necessárias para manter o imóvel em boas condições. Além disso, elas garantem o bom funcionamento de todas as instalações e mantêm a apresentação do imóvel em dia, o que valoriza a sua propriedade e pode facilitar a conquista da preferência dos clientes para a próxima locação.

3. Reformas e melhorias do imóvel

É comum que inquilinos, principalmente os de contrato mais longo, tenham interesse em realizar reformas para melhorar aspectos do imóvel. Este interesse costuma levar a negociações quanto à permissão para alterar a construção e descontos do valor no aluguel – pois o investimento poderá ser aproveitado no seu imóvel.

Estas reformas demandam tempo do investidor, seja pela negociação inicial ou pelo acompanhamento das obras, mas devem ser analisadas com disposição, pois são propostas que podem valorizar o seu investimento e gerar bons retornos futuramente.

4. Vistorias completas

As vistorias são procedimentos realizados sempre ao início e fim de qualquer locação de imóvel. Elas têm o objetivo de proteger a sua propriedade e resguardar as boas condições do imóvel, garantindo que os possíveis danos que podem vir a ser infligidos pelo inquilino sejam consertados e pagos por ele.

De forma objetiva, o produto das vistorias é um relatório que apresenta uma análise de toda a infraestrutura do imóvel, desde manchas e rachaduras até o funcionamento das aberturas e instalações elétricas e hidráulicas.

As vistorias acabam tomando tempo do investidor, porque é importante que sejam realizadas com a ajuda de um profissional, que tem a experiência e o conhecimento necessários para a realização do laudo.

5. Visitas ao imóvel

Outro fator que demanda tempo do investidor durante o processo de troca de inquilino são as visitas ao imóvel. Para locar a sua propriedade, é necessário ter disposição para agendar visitas com os clientes interessados, permitindo que eles conheçam pessoalmente o espaço antes de fechar o contrato. Assim, é necessário planejamento e tempo do investidor para atender aos clientes de forma satisfatória.

A importância do planejamento

Analisando os principais problemas com investimentos imobiliários, fica claro que o planejamento prévio e a organização são os principais aliados do tempo do investidor. Mantendo os documentos e prazos em ordem, é possível minimizar o tempo que estas tarefas relacionadas aos investimentos demandam, assim como o agendamento prévio de visitas, vistorias e reformas no imóvel.

Dessa forma, os proprietários podem se organizar de forma mais eficiente para perder menos tempo com a sua aplicação.

Soluções terceirizadas

A contratação de serviços especializados também é uma ótima maneira de reduzir a demanda por tempo do investidor. Há empresas e profissionais que oferecem serviços de administração de investimentos imobiliário, e se responsabilizam por fazer a gestão em todas as frentes, como a comunicação com o cliente em nome do proprietário.

Desta forma, os investidores são notificados quando há necessidade de alguma decisão, enquanto os seus contratados fazem a gestão dos aluguéis, taxas e outros aspectos da locação. Com isso, o tempo do investidor requisitado pelo investimento é minimizado.

A Vitacon também oferece este tipo de serviço para os seus investidores. Com uma equipe de profissionais especializados e dedicados a gerenciar os empreendimentos da empresa, o seu imóvel é administrado com preferência e qualidade de serviço garantida. O principal objetivo da Vitacon é potencializar a locação dos seus investimentos, tirando o melhor proveito possível do seu imóvel para maximizar a sua rentabilidade.

Neste serviço, você pode escolher o seu grau de envolvimento e personaliza o trabalho que a nossa equipe realiza. Assim, pode escolher a frequência dos seus atendimentos e agendar as suas conversas com os profissionais da maneira mais confortável para a sua rotina.

Os investimentos em imóveis necessitam de gerenciamento para que se mantenham eficientes e gerando o rendimento esperado. Por conta disso, é necessária disposição e tempo do investidor para administrar as suas aplicações. O planejamento e a organização são as principais ferramentas para reduzir o tempo gasto com estes processos, sendo que existem soluções terceirizadas que podem ser contratadas para auxiliar o proprietário.

Gostou e quer saber mais sobre o investimento imobiliário? Confira a seguir o nosso infográfico que apresenta o HOUSI: a solução para tirar o máximo de seus investimentos imobiliários.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp