Coliving combina com o conceito de morar bem?

5 minutos
|02/07/2019
Coliving combina com o conceito de morar bem?
Millennial Trends

O Coliving é uma das tendências que mais têm movimentado o mercado imobiliário nos últimos tempos. Seguindo o conceito de moradia compartilhada, estes empreendimentos se propõem a apresentar um novo modelo de vida para os seus habitantes, que contrapõe a forma de vida, em alguns casos, consumista da sociedade atual e busca promover a sustentabilidade, as conexões e o consumo consciente nas cidades.

Na prática, esses objetivos são alcançados ao oferecer ambientes compartilhados em áreas de serviço do apartamento. Em outras palavras, em vez de cada unidade habitacional ter uma área de serviço com lavanderia, por exemplo, existe uma lavanderia compartilhada para todos os moradores, equipada com máquinas de lavar e secar roupa de alta qualidade.

Assim, diminuimos a necessidade de ter um apenas para si bens que podem atender a várias pessoas, e reduzimos o desperdício de materiais e recursos que unidades habitacionais privadas podem gerar – tudo isso enquanto possibilitamos o acesso a equipamentos e serviços de alta qualidade que, em muitos casos, não é possível em prédios com estruturas convencionais.

Apesar de oferecer várias vantagens aos seus habitantes, muita gente ainda não sabe o conforto e comodidade que o Coliving pode proporcionar. Confira a seguir alguns motivos pelos quais essa moradia combina com o conceito de morar bem e entenda os principais benefícios os seus moradores.

Coliving e a qualidade de vida

O conceito de coliving, que guia o projeto e as soluções utilizadas nestes projetos, já traz em si grande preocupação com o bem-estar dos habitantes. Por isso, o seu principal objetivo é possibilitar uma forma de vida sustentável nos centros urbanos enquanto aumenta o conforto e a convivência dos moradores: é a busca pela harmonia entre comunidade e a individualidade de cada habitante, pensando no consumo voltado à colaboração e na aproximação das relações humanas. Um prédio com esse conceito possui todas essas coisas, e tem todos os seus ambientes projetados com cuidado para elevar a qualidade de vida dos seus moradores.

Apartamentos pequenos, mas de qualidade

Como o coliving retira vários ambientes de dentro dos apartamentos para satisfazer várias das necessidades dos moradores em áreas compartilhadas dentro do prédio, as unidades habitacionais acabam tendo o seu tamanho total reduzido em relação a apartamentos convencionais.

Assim, um apartamento coliving comporta apenas as áreas privadas da residência, e tem como uma de suas principais características a qualidade do seu projeto de interiores. O desenho dos móveis deste tipo de apartamento sempre é feito de forma a potencializar o aproveitamento do espaço disponível e aumentar o conforto proporcionado ao seu usuário, utilizando para isso acabamentos de qualidade e alto padrão estético.

Ambientes com projeto de alto conforto

Os ambientes compartilhados dos projetos guiados pelo coliving são espaços pensados para atender da melhor forma possível as necessidades dos moradores e projetados pensando na funcionalidade e conforto dos seus usuários. Além disso, estas áreas possuem serviços de manutenção e limpeza geridos pelo condomínio, que mantém os ambientes sempre em boas condições de utilização. São ambientes de alto padrão estético e funcional para garantir o alto nível de qualidade de vida dos moradores.

Comodidades dentro do próprio prédio

Uma das características dos projetos com coliving é a existência de várias comodidades dentro da sua própria área. É comum encontrar prédios coliving que possuem serviços como academia, cinebar, guarda-volumes, salas de coworking, salas de reunião, áreas gourmet, entre várias outras conveniências que são incorporadas para facilitar a realização de tarefas por parte dos habitantes.

Com isso, é possível diminuir a necessidade de sair do empreendimento para executar pequenos trabalhos ou reuniões de negócios, por exemplo, assim como encontros informais entre amigos.

As facilidades de uma boa localização

Buscando a sustentabilidade da vida urbana moderna, os colivings são implantados em áreas bem estabelecidas da cidade e com a presença de vários serviços e comércios úteis no seu entorno. Isso aumenta o conforto dos moradores, pois facilita as saídas para satisfazer várias questões do dia a dia, diminuindo a distância para fazer estas tarefas e reduzindo a necessidade de utilizar carros ou veículos motorizados.

Serviços para atender a todas as necessidades

É usual encontrar, por exemplo, serviços de aluguel de carros ou bicicletas, em que os veículos estão à disposição dos moradores e são utilizados por eles sempre que necessário – para então serem retornados ao empreendimento e serem novamente alugados por outros habitantes. Esses serviços normalmente são pay per use, ou seja, pagos por cada utilização separadamente, e garantem a melhor utilização dos bens durante a sua vida útil, de forma compartilhada.

Para quem não está familiarizado, o conceito do coliving pode parecer uma mudança estranha nos padrões de vida da sociedade moderna. Apesar disso, este tipo de moradia oferece diversos benefícios para os seus habitantes e atende às suas necessidades de forma confortável e acessível: uma ótima alternativa para quem quer morar bem e ter qualidade de vida.

Você já conhecia todas essas caracteterísticas do conceito de coliving? Achou interessante? Compartilhe este conteúdo com outras pessoas, está na hora de discutirmos uma nova forma de morar e viver nas cidades.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp