8 dicas para voltar das férias e ser mais produtivo

6 minutos
|06/02/2020
8 dicas para voltar das férias e ser mais produtivo
Millennial Trends

O retorno das férias é mesmo um momento delicado. Isso porque “entrar no ritmo”, depois de um período de tempo de descanso é um grande desafio para o nosso cérebro e nosso organismo. O corpo desacostuma, a mente fica cansada com mais facilidade e os problemas parecem não ter mais solução. Mas, calma, porque driblar essas adversidades é possível! Com um pouquinho de calma e planejamento é possível tornar esse retorno mais fácil e ser mais produtivo.

Confira, neste artigo, algumas dicas sobre como voltar das férias e ser mais produtivo. Você vai perceber que consegue passar por esse obstáculo com mais facilidade do que imaginava!

Como ser mais produtivo na volta das férias?

1. Dormir é preciso

Uma noite bem dormida é o grande começo para um corpo ser mais produtivo. Isso porque o sono alivia as tensões e recupera as energias para um novo dia de trabalho. Se as férias chegaram ao fim, é hora de acabar também com as programações até tarde da noite e os sonos interrompidos.

Volte à sua rotina de sono normal e você verá o quanto isso facilitará no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Lembre-se de que o seu corpo é seu instrumento de trabalho e ele precisa de força para ser mais produtivo e encarar de forma positiva sua rotina de afazeres.

2. Voltar à dieta

As férias geralmente vêm acompanhadas de uma dieta irregular, composta de alimentos mais gordurosos e pesados – o que não tem nada de errado, se for ocasional, certo? O errado é continuar com esses hábitos alimentares após o retorno ao trabalho, afinal, eles não ajudam em nada para você ser mais produtivo e saudável.

Retorne ao trabalho e retome também a sua dieta! Busque uma alimentação saudável, leve e balanceada. Você vai ver que o seu corpo dará respostas positivas, ficando mais enérgico e disposto para o cumprimento das atividades cotidianas.

3. Praticar exercícios

Assim como a alimentação saudável, a prática de exercícios faz toda a diferença para um corpo mais disposto – e, consequentemente, com maior produtividade. Por isso, voltar de férias também significa voltar à rotina de práticas físicas: esportes, academia, dança, etc.

O importante é fazer algo que você goste e que trabalhe o seu corpo (aliás, não somente o corpo: a mente também!). Busque uma frequência de pelo menos duas vezes por semana e em poucos dias você conseguirá perceber os resultados.

4. Organizar as demandas

Antes da execução, é preciso planejamento. Por isso, a primeira demanda no retorno das férias, deve ser a elaboração de um cronograma de atividades. Ter uma lista de tudo que você precisa fazer e em que prazo, ajuda muita na organização do trabalho.

Essa é uma tarefa aparentemente simples, mas que está diretamente relacionada com a produtividade: rotinas bem planejadas tendem a ser mais bem executadas (e até em prazos menores).

5. Viver um dia de cada vez

A pressa é mesmo inimiga da perfeição, então, esqueça dessa história de querer fazer tudo para ontem… ou pior, de querer fazer tudo ao mesmo tempo. Faça uma coisa de cada vez, analisando as prioridades e as suas condições para isso.

Um trabalho mal-feito é tão ruim quanto um trabalha não feito, então, não adianta se desesperar. Faça aquilo que está ao seu alcance, com planejamento e tranquilidade na execução. Veja o que é possível delegar, organize suas prioridades e você verá que assim as suas entregas serão mais efetivas e que a sua produtividade melhorará.

6. Trabalhar a mente

Relutar contra o retorno das férias é a pior coisa: depois da pausa, agora é hora de voltar a focar no trabalho e/ou nos estudos. Até porque você precisa do trabalho para garantir as próximas férias, certo?

Então, trabalhe a sua mente de forma inteligente, conversando consigo mesmo e tentando não encarar esse retorno como algo negativo. Trabalhar também pode ser muito bom! Se a sua cabeça está tranquila com esse retorno, você deverá ser muito mais produtivo: acreditar é uma das coisas mais importantes nesse processo de readaptação.

7. Esquecer das distrações

Uma mente distraída é inimiga da produtividade. Por isso, uma das dicas mais importantes para o retorno das férias é se livrar de tudo aquilo que pode tirar seu foco e sua atenção. Organize sua mesa de trabalho, bem como sua rotina, para que fique livre de possíveis distrações durante o período de trabalho.

Nos momentos em que você está desempenhando suas atividades, esqueça conversas paralelas, mensagens no celular, música ou sites de entretenimento. Coloque como objetivo apenas o cumprimento de suas tarefas – você verá como isso fará diferença em sua produtividade!

8. Buscar motivação

É comprovado cientificamente que um profissional motivado pode ser muito mais produtivo. Pensando nisso, além de trabalhar todas as questões relacionadas à saúde do corpo, é preciso buscar motivação.

O que te faz acordar todos os dias? Por que você chegou onde chegou? O que é importante na sua vida? Por que o seu trabalho é importante? Pergunte a si mesmo essas questões e utilize as respostas como motivadoras para as atividades do seu dia a dia. Você vai notar que estará mais feliz e recebendo melhor os desafios de sua rotina.

As férias são muito boas, mas elas tem duração limitada. Esteja pronto para recomeçar e para encarar os novos desafios em seu retorno. Aplique essas dicas como guia para o seu desenvolvimento profissional e comece o ano com toda a energia: você vai ver como esses detalhes fazem a diferença. Acredite, você pode ser mais produtivo e eficiente do que imagina!

E então, gostou de nossas dicas para voltar das férias e ser mais produtivo? Tem alguma outra recomendação para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp