Como começar a investir em imóveis: qual estratégia escolher?

5 minutos
|03/04/2020
Como começar a investir em imóveis: qual estratégia escolher?
Investimento Imobiliário

Você quer começar a investir em imóveis mas não sabe como dar seus primeiros passos? Apesar de ser uma forma muito segura e rentável de investimento, é comum que os investidores encontrem dificuldades para tirar seus primeiros investimentos do papel – principalmente pelos valores envolvidos nessas operações.

O segredo para o sucesso está em encontrar a melhor estratégia conforme as suas características de investidor. Dessa forma, você consegue correr riscos controlados e adequar suas expectativas – tanto em relação ao valor investido quanto em relação ao tempo de retorno.

Neste artigo vamos conferir algumas dicas para começar a investir em imóveis e escolher sua estratégia inicial. Acompanhe.

Como começar a investir em imóveis?

Começar a investir em imóveis pode ser mais fácil do que parece. Basta que você tenha recursos para aplicar no mercado imobiliário e saiba escolher uma estratégia adequada. Para auxiliá-lo nesse processo, preparamos um breve passo a passo:

  1. <b>Identifique seu estágio financeiro.</b> Para começar, você precisa fazer uma avaliação real sobre sua situação financeira. Quanto você está disposto a investir? Em quanto tempo você precisaria ter esse capital de volta? Com base nisso, será possível encontrar o investimento ideal para você.

  2. <b>Defina os riscos que você deseja correr.</b> Você deseja correr riscos maiores e tentar obter um lucro maior? Ou então possui um perfil conservador e prefere ter um retorno garantido – mesmo que demore mais tempo?

  3. <b>Escolha um mercado-alvo.</b> Você quer investir em imóveis comerciais? Em apartamentos residenciais? Ou então em casas em cidades turísticas? São muitas as oportunidades que podem ser exploradas com um investimento imobiliário. Mas é importante que você inicie focando um mercado-alvo para não ficar perdido em meio a tantas possibilidades.

  4. <b>Escolha uma estratégia específica de investimento imobiliário.</b> Agora chegou o momento de definir a sua estratégia de investimento. Você pode optar por locações de temporada, compra e venda de imóveis, locações com contrato de longo período, entre outras possibilidades.

  5. <b>Decida seus critérios de propriedade. </b>Com base na estratégia traçada, você pode definir quais critérios você busca em uma propriedade. Se você quer investir em locação por temporada, é preciso buscar por um imóvel atrativo em locais que movimentem um grande número de pessoas de fora da cidade, por exemplo.

  6. <b>Estude a parte burocrática. </b>Antes de começar a investir em imóveis, não deixe de estudar o funcionamento de toda a parte burocrática envolvida na compra e venda de propriedades para evitar surpresas.

Mas, afinal, qual estratégia escolher?

Acabamos de ver que escolher uma estratégia adequada é um dos passos para começar a investir em imóveis. Mas como tomar essa decisão?

Para ajudá-lo, vamos entender quais são suas principais alternativas:

  • <b>Compra e venda.</b> A propriedade imobiliária oferece ao investidor a capacidade de ganhar dinheiro com a venda desse patrimônio. O aumento do valor de uma propriedade ao longo do tempo representa o lucro potencial disponível para um investidor quando essa propriedade é vendida. Ao contrário dos investimentos em fundos ou locações, uma venda oferece um retorno grande e único.

  • <b>Aluguel.</b> Um investidor que tenha a propriedade de um imóvel pode obter receita locando esse espaço. Dessa forma, você pode estabelecer um fluxo de renda regular. Dependendo de como o proprietário administra seus imóveis (independentemente ou por meio de um gerente contratado), é possível manter todos os seus ganhos ou compartilhá-los com uma empresa de administração de imóveis.

  • <b>Aluguel por temporada.</b> Além da possibilidade de alugar um imóvel com um contrato de longa duração, ainda existe a possibilidade da locação por temporada – com duração de alguns dias ou semanas. Nesse caso, o valor da diária se torna muito superior, mas requer mais atenção para administração de reservas e recebimento dos hóspedes.

Cada categoria de imóveis e tipo de investimento carrega seu próprio conjunto de riscos e recompensas. Independentemente de como você investe em imóveis, é importante escolher sabiamente os investimentos, testando os pontos fortes e fracos das oportunidades.

Além disso, não deixe de considerar os fatores financeiros envolvidos na operação. Afinal de contas, o objetivo final ainda é obter uma boa lucratividade.

Estime os valores totais envolvidos na aquisição do imóvel e calcule uma previsão do tempo de retorno sobre o investimento. Dessa forma, você consegue alinhar suas expectativas e necessidades.

<b>Você gostou das dicas para começar a investir em imóveis? A Vitacon possui diversos empreendimentos atrativos que combinam com as estratégias que você pode adotar. Visite nossa página e encontre o investimento ideal para você!</b>

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp