5 argumentos que desencorajam o investimento imobiliário

5 minutos
|01/02/2019
5 argumentos que desencorajam o investimento imobiliário
Investimento Imobiliário

Antes de realizar o primeiro investimento imobiliário, é normal que se tenha receios de seus resultados. Inclusive, você provavelmente já deve ter ouvido de outras pessoas (ou até de você mesmo) argumentos do porquê ele não valeria a pena. Argumentos para desencorajar não faltam. Felizmente, muitos deles não correspondem à realidade.

Por desconhecimento ou até mesmo por preconceitos impostos pelos próprios investidores em potencial, muitos argumentos surgem para colocar em xeque a credibilidade do investimento imobiliário.

Assim, para não perder uma boa oportunidade por falta de conhecimento, é importante correr atrás de informação e descobrir, na prática, como o mercado atua. Experiências negativas podem acabar reforçando argumentos que, no final das contas, não são reais.

No artigo de hoje, vamos mostrar quais são os argumentos mais comuns para desencorajar o investimento imobiliário. Entenda porque você deve fugir desses mitos para que sua estratégia de investimento possa prosperar nesse segmento. Confira a seguir.

1. “É difícil de gerenciar o investimento imobiliário”

Um problema que muitos têm dificuldade para superar no investimento imobiliário é o tempo necessário para administrá-lo. O problema é que, por não saberem se adaptar as mudanças, muitos empreendedores argumentam que imóveis não valem a pena.

A dificuldade em se dedicar e a falta de suporte desencoraja pessoas e faz com que elas façam outros desistirem do investimento. Fugir desse argumento, porém, é mais simples do que parece. Existem formas de se realizar um investimento imobiliário e ter o suporte para gerenciar sua estratégia de forma consistente.

O mercado de locação de imóveis residenciais tem períodos de vacância muito frequentes. Caso você esteja pensando em um investimento imobiliário com base nesse segmento, é importante que tenha uma estratégia que cubra as demandas de manutenção, divulgação e entrega do imóvel para novos clientes.

Serviços como o VN Stay podem ser a solução para quem precisa gerenciar o imóvel e superar o argumento de que essa tarefa é difícil. O VN Stay é uma plataforma da Vitacon que oferece serviços profissionais e necessários para que sua propriedade não esteja abandonada enquanto você gerencia seus investimentos. Assim, você terá auxílio profissional para a gestão de seu imóvel, para mantê-lo atrativo e sempre ocupado.

2. “Tem que investir muito para valer a pena!”

Não existe época melhor para fugir desse argumento e ter coragem para aplicar em um investimento imobiliário. Obviamente, investir em um imóvel à vista exige uma verba maior. No entanto, engana-se quem usa esse argumento como se a única forma de investimento imobiliário fosse essa!

Modalidades de investimento imobiliário, hoje, são mais flexíveis e atendem diferentes perfis de mercado. Modelos de aplicação como o Cap Rate Vitacon quebram o argumento da demanda obrigatória por um alto valor para começar a investir no mercado imobiliário. A partir de mil reais, já é possível ter a experiência de seu investimento imobiliário sem passar por um alto risco.

Além do baixo valor de entrada, é possível também analisar a rentabilidade do projeto e ter um cálculo de seu valor financeiro. É importante que, além de fugir do argumento de que “tem que investir muito”, o empreendedor tenha um planejamento consciente para investir certo.

3. “O investimento imobiliário demora demais para render”

Trata-se de outro argumento dito por aqueles que só conhecem uma modalidade de investimento imobiliário e aplicam seu ciclo para o mercado todo. Os investimentos são diversos e têm ciclos variados de rentabilidade. Inclusive, com o suporte e o direcionamento correto, é possível ter investimentos de diferentes prazos de rentabilidade se desenvolvendo em harmonia.

Imóveis compactos para locação, por exemplo, têm alta atratividade no mercado atual e tempo de vacância. Terrenos comprados em determinados períodos tendem a se valorizar mais de acordo com os processos e os dados de viabilidade. E tudo isso pode ser mensurado e analisando antes de partir para a tomada de decisão definitiva.

4. “Investimento imobiliário é apenas para quem já é profissional na área”

O apelo à autoridade é um argumento comum para desencorajar quem inicia na prática de investimentos imobiliários. Inclusive, é comum que muitas pessoas se sintam desencorajadas, por acharem que trata-se de um mercado fechado e elitista. Isso não poderia estar mais longe da verdade!

Como já vimos, aplicar em imóveis não só é, hoje, algo mais facilitado, como existem soluções especializadas para incentivar esses investimentos. Ter o controle do conhecimento e das informações no momento da negociação, naturalmente, ainda destaca os melhores investidores. Mas isso não significa que não exista aprendizado e ferramentas que possam guiar melhor sua decisão.

5. “O mercado está em crise, não vale a pena”

Muitos empreendedores diriam que momentos de crise são, na verdade, os que mais necessitam de investimento. No entanto, é comum que notícias de momentos críticos e de retração sejam desencorajadoras. Mas, então, como fugir disso?

A resposta está na atitude que se tem em relação ao investimento imobiliário. Independentemente do momento econômico, é importante que se identifiquem as necessidades de seus potenciais clientes. Dessa forma, novos empreendimentos e oportunidades de negociação podem ser mais bem exploradas tanto em momentos de alta como de baixa do mercado.

Existem outros argumentos que já desencorajaram seu investimento imobiliário? Que tal deixar esses mitos de lado e começar a aproveitar as boas oportunidades do mercado imobiliário? Para continuar aprendendo sobre como fazer o melhor investimento, confira nosso infográfico com formas de investir em imóveis na Vitacon.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp