O estilo industrial moderno para inspirar a decoração do seu apartamento

5 minutos
|12/12/2019
O estilo industrial moderno para inspirar a decoração do seu apartamento
Decoração

Das grandes residências e empreendimentos a apartamentos compactos e studios, o estilo industrial se adapta a diferentes propostas e necessidades. Para saber mais sobre a tendência de decoração do momento, acompanhe nosso artigo de hoje!

Conheça o estilo industrial moderno

O conceito de estilo industrial nasceu em Nova York, entre as décadas de 1950 e 1970, quando grandes galpões industriais foram transformados em lofts residenciais, marcando a chegada de um novo momento, mais contemporâneo e revigorado.

Ainda que muita coisa tenha mudado ou sido aprimorada de lá para cá, a ideia do estilo é a de resgatar alguns dos principais elementos de uma fábrica, unidos a outros detalhes e conceitos modernos.

De modo geral, paredes e chãos de cimento queimado, concretos, tijolos e vigas aparentes, ambientes conectados e acabamentos rústicos invadem a decoração do estilo industrial moderno e dão um toque de sofisticação e personalidade a esses espaços.

Elementos mais tradicionais e delicados, como materiais naturais feitos à base de madeira, tecidos macios – tais como algodão e lã -, janelas de vidro e muita iluminação natural compõem a decoração desse tipo de ambiente e garantem beleza e aconchego.

A combinação ideal não existe, o que realmente é válido é considerar as tendências e avaliar os elementos que combinam entre si e que valorizem o ambiente, preservando sua funcionalidade e criando um espaço agradável e de personalidade.

Características do estilo industrial e como aplicá-las em seu apartamento

Entre os pontos mais marcantes desse estilo para inspirar sua decoração, estão:

Iluminação

Vamos começar falando de luz? Quando esse é o assunto, nada como a velha e boa iluminação natural. Por isso, o estilo industrial moderno valoriza muito as portas e janelas com esquadrias de ferro ou aço e com os vãos fechados por vidro. Quanto maiores e em mais quantidade, melhor.

Em apartamentos compactos, ainda que dê para utilizar vidro em todos os pontos de entrada de luz, geralmente esse quesito é um pouco limitado devido ao tamanho das portas e janelas. Porém, a iluminação artificial também é muito valorizada nesse conceito. Luminárias suspensas ou de chão ou, ainda, apostar em lâmpadas ligadas diretamente na fiação, sem contar com algum tipo de lustre ou suporte, também dão uma cara vanguardista para o ambiente.

Cimento queimado e concreto aparente

Ser fiel aos resquícios ou criar elementos semelhantes aos de um ambiente de fábrica é a principal característica do estilo industrial. Por isso, optar por paredes ou chão de concreto em ambientes como sala, cozinha ou áreas externas é uma boa pedida.

Considere também a possibilidade de construir bancadas e balcões de concreto e deixe-os assim, sem nenhum acabamento. A sensação de “inacabado”, porém funcional, é o ponto forte da decoração.

Tijolinhos

Tijolos de barro à mostra ou ainda os papéis de paredes que o imitam dão todo charme para a residência. Você pode investir em uma ou mais parede de tijolos e criar um ambiente acolhedor e que combine com diversos outros itens decorativos – fica um charme!

Tubulações e vigas

Se em outros conceitos de decoração as tubulações e vigas ficam sempre escondidas, nesse caso é diferente. Canos e tubulações de água, gás, ar condicionado e energia elétrica podem tranquilamente ficar expostos no ambiente. A dica aqui é pintá-los com uma cor intensa, para contrastar com os demais itens e criar um ponto de destaque no espaço.

Cores

As cores sóbrias e neutras, como cinza, branco e preto, são a base de tudo no estilo industrial moderno. No entanto, não será necessário descartar as cores vivas como azul, vermelho e amarelo, mas elas devem estar em segundo plano, apenas em alguns detalhes.

Móveis

Aço, madeira maciça ou ferro são as grandes preferências de materiais para os móveis. Um visual mais vintage também cai bem.

Eletrodomésticos

Sabe aquele toque metalizado que lembra não só a estrutura como os maquinários das fábricas? Os eletrodomésticos e os equipamentos eletrônicos de aço inox, seja no estilo moderno ou vintage, são responsáveis por essa associação e combinam perfeitamente com esse tipo de decoração.

Espaços conectados

O dois em um nunca esteve tão na moda como hoje. Otimizar espaço, principalmente em ambientes mais enxutos, é uma grande sacada. Os ambientes não apenas se fundem, como acumulam funções, a sala pode ser transformada em quarto, cozinha e sala de jantar podem ocupar o mesmo espaço e assim por diante, o que vale é a criatividade, a funcionalidade e o bom gosto.

Outros detalhes

Estantes com cavaletes, quadros, pequenos detalhes neon, tapetes e outros acessórios também podem compor o ambiente com esse estilo decorativo.

E então, gostou dessas inspirações para decorar o seu apartamento? O que você acha mais charmoso no estilo industrial moderno? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp