Apartamentos compactos para investimento são um bom negócio?

6 minutos
|03/09/2019
Apartamentos compactos para investimento são um bom negócio?
Investimento Imobiliário

Será que os apartamentos compactos para investimento são um bom negócio? Entre diversas alternativas de imóveis que existem para o investidor, é preciso avaliar todas as opções para encontrar aquelas que têm os melhores potenciais de retorno sobre o investimento, não é?

Mais do que avaliar os preços de compra e venda, é fundamental ficar por dentro das tendências do mercado. Será que os brasileiros têm preferência por alugar apartamentos compactos ou amplos imóveis antigos? Esse tipo de imóvel tem um bom potencial de valorização no futuro? Qual é a média de preço desses apartamentos na região em que você quer investir?

Essas são apenas algumas das perguntas que podem ajudá-lo a compreender melhor os apartamentos compactos para investimento. Ao longo deste artigo, você confere mais informações sobre esses imóveis.

O que são os apartamentos compactos?

Antes de falarmos sobre os apartamentos compactos para investimento, é importante frisar a definição desse tipo de imóvel. Afinal, que tipo de imóvel pode ser considerado um apartamento compacto?

Um apartamento compacto é marcado pelo seu tamanho reduzido em relação aos demais imóveis, com medidas que, geralmente, ficam entre 30m² e 60m² – com outras alternativas que podem chegar ao mínimo de 10m². Por conta do espaço reduzido, essas unidades são marcadas por ser extremamente funcionais.

Os apartamentos costumam ter um ou dois dormitórios e têm um projeto diferenciado para valorizar cada espaço disponível. Além disso, os condomínios em que os apartamentos compactos estão localizados costumam oferecer diversas funcionalidades aos moradores – como lavanderia, coworking, espaços para lazer, entre outros.

Para as pessoas que passam grande parte do dia fora de casa e buscam praticidade no dia a dia, os apartamentos compactos se mostram uma alternativa muito atrativa. Com todas as suas necessidades supridas, muitas pessoas não veem a necessidade de ter mais espaço disponível para uma vida confortável.

Vantagens dos apartamentos compactos para os moradores

Os apartamentos compactos para investimento são muito promissores por conta das vantagens observadas pelos moradores. Mais do que um projeto inovador ou uma estética diferenciada, esses imóveis reúnem características percebidas com muito valor pelos brasileiros, como:

Personalização do imóvel

Mesmo que sejam imóveis com espaço reduzido, os apartamentos compactos permitem uma personalização dentro do seu espaço. É possível dar um ar de originalidade ao apartamento ao derrubar a parede de um dos quartos para criar uma sala de estar com cozinha americana ou, então, unir todos os cômodos em uma grande área comum, por exemplo.

Limpeza e decoração

Em um espaço reduzido, lidar com limpeza e decoração se torna muito prático. Em poucos minutos, é possível fazer uma faxina geral em todo o apartamento e são necessárias poucas peças de decoração para que o imóvel fique com a cara do morador.

Localização

Geralmente, os apartamentos compactos estão localizados em regiões centrais e próximos a todos os serviços que alguém precisa para suprir as suas necessidades. Por isso, muitas pessoas conseguem se deslocar para o trabalho ou universidade a pé ou perdendo pouquíssimo tempo de deslocamento.

Independência

Para os brasileiros que buscam independência, um apartamento compacto é uma ótima solução. Por ter um valor de mercado menor, eles são ideais para quem mora sozinho e busca a independência – o que poderia ser mais complicado considerando os valores e localização de outros imóveis maiores.

Áreas compartilhadas

A falta de espaço para instalar um escritório ou uma banheira de hidromassagem é compensada por áreas compartilhadas atrativas – que podem incluir salão de jogos, piscina, quadras de esporte, coworking, lavanderia, academia e até mesmo cozinha compartilhada.

Apartamentos compactos para investimento são um bom negócio?

Mas, então, apartamentos compactos para investimento são um bom negócio? Do ponto de vista do investidor, não basta que os imóveis sejam repletos de atrativos – é necessário que existam pessoas dispostas a alugá-los e uma boa perspectiva de valorização no futuro.

Para facilitar a análise sobre a viabilidade de investimento nesses imóveis, vamos analisar os principais aspectos que interferem na operação:

Tendências do mercado

De acordo com um estudo realizado pela Lopes, empresa de consultoria e intermediação imobiliária, 58% dos paulistanos que procuram imóveis comprariam um apartamento compacto. Além disso, 68% dos entrevistados também acreditam que a procura por imóveis menores é uma tendência do mercado.

Essa tendência é reforçada pelas informações levantadas pela Secovi-SP, que mostram que os apartamentos com menos de 45 m² representaram 42,6% de todas as unidades lançadas apenas no primeiro semestre de 2017. Ou seja, existe uma forte tendência de mercado que aponta para os apartamentos compactos.

Vantagens para os moradores

Apesar de o investidor não usufruir pessoalmente desses atributos que vimos, isso indica que os apartamentos compactos para investimento podem gerar um grande interesse das pessoas que buscam por um imóvel.

Se você compra um imóvel para ganhar com a sua locação, é fundamental que existam pessoas interessadas em alugá-lo durante o maior número de meses possível, certo? Por esse motivo, é importante procurar por imóveis que realmente despertem o interesse do público.

Localização e valorização

Os apartamentos compactos são muito bem localizados em regiões centrais da cidade. Isso significa que eles têm um alto potencial de valorização no futuro – pois a tendência é que existam cada vez menos imóveis disponíveis nessas regiões. Ou seja, é uma oportunidade única de obter a propriedade de um imóvel em regiões muito valorizadas da cidade.

Alta rentabilidade na locação

Por conta da alta procura pelos apartamentos compactos, o valor médio de aluguel se torna superior ao dos imóveis com metragens superiores. Isso significa que você pode fazer um investimento financeiro menor para a compra do imóvel, e obter um retorno ainda mais positivo – elevando a rentabilidade da operação.

Você já havia considerado os apartamentos compactos para investimento? Gostaria de saber mais sobre essas oportunidades? Então, conheça os empreendimentos da Vitacon e até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp