Um guia para investir no seu apartamento sustentável

4 minutos
|26/12/2019
Um guia para investir no seu apartamento sustentável
Cidades do Futuro

Neste artigo, descubra como encontrar um apartamento sustentável para investir. Acompanhe.

Por que investir em um apartamento sustentável?

Minimizar o impacto de nossos hábitos e ações é um cuidado que refletirá em melhores condições de vida para essa e para as próximas gerações.

O apartamento sustentável também ajuda a, mesmo em ambiente urbano, nos reconectarmos em alguma medida com a natureza, a vivermos melhor, menos estressados e com mais plenitude.

E para quem pensa em comprar um apartamento sustentável para investimento, essa é uma ideia muito inteligente, tendo em vista que esse tipo de imóvel oferece valor agregado e deverá se tornar cada vez mais valorizado no mercado.

Dicas para investir no seu apartamento sustentável

Diversos cuidados podem ser seguidos para encontrar o apartamento sustentável que seja o match perfeito para você. Entre eles, estão:

1. Invista em apartamento sustentável com iluminação inteligente

A energia elétrica é uma das grandes fontes de utilização exacerbada de recursos naturais. Portanto, prefira investir em empreendimentos que contem com ações para ajudar a combater esse problema, tais como uso de iluminação inteligente, painéis solares, janelas e paredes de vidro (que proporcionam maior incidência de luz natural), entre outros.

2. Escolha um empreendimento com variedade de áreas verdes

Condomínio com hortinha comunitária, praças internas, espaços verdes para relaxar, ambientes abertos para a rua – esses são alguns diferenciais que irão ajudá-lo a ter mais contato com a natureza em seu apartamento sustentável.

3. Opte por um condomínio com recursos e áreas compartilhadas

Compartilhar para poupar. Esse lema faz parte de um apartamento sustentável. Há diversos objetos, como as furadeiras, por exemplo, que compramos e raramente utilizamos. E se reduzíssemos o impacto de consumo otimizando esse uso? Isso é possível em alguns projetos que contam com o compartilhamento de diversos recursos.

Ferramentarias de uso comum aos moradores, carro, patinete elétrico e bicicleta compartilhados, lavanderia de uso comum – tudo isso ajuda a diminuir nosso consumo, o descarte de objetos e a otimizar água e energia elétrica, por exemplo.

4. Aposte em um imóvel com piso sustentável

Outro detalhe que faz a diferença. Há diversos materiais no mercado que ajudam a tornar o empreendimento mais sustentável. Entre eles, está o piso vinílico, por exemplo. Ele é reciclável e proporciona mais conforto térmico, o que reduz a necessidade de uso constante do ar-condicionado.

5. Prefira investir em um apartamento de construtoras comprometidas com a sustentabilidade

Fazer negócio com quem compartilha nossos valores e anseios. Essa também é uma atitude sustentável. Assim, na hora de buscar um apartamento sustentável, prefira aqueles de empresas comprometidas com esse mesmo ideal.

Na Vitacon, por exemplo, aplicamos isso em ações macro – como a escolha dos insumos de nossos empreendimentos – e em pequenos detalhes, mas de grande impacto – como, por exemplo, lavar as calçadas das nossas obras apenas com água de reúso.

6. Renda-se aos apartamentos compactos

Os apartamentos compactos também possuem alinhamento com a sustentabilidade. Eles otimizam ao máximo o aproveitamento dos espaços, consomem menos recursos e demandam menos manutenção. Tudo isso ajuda a evitar desperdícios.

7. Escolha empreendimentos alinhados ao conceito de biofilia

Em linhas gerais, biofilia refere-se a nosso amor à vida, a um instinto de preservação e de conservação à natureza. Ela representa nosso desejo e necessidade de ter contato com a natureza, mesmo em ambientes fechados e urbanos.

Isso é traduzido nos empreendimentos por meio do uso de vegetações integradas à arquitetura, de fontes ou espaços com água corrente, da ampliação do acesso à luz natural, entre outras iniciativas.

E então, ficou mais fácil agora começar a buscar seu apartamento sustentável? Não deixe de conhecer as opções de empreendimentos da Vitacon alinhados a esse conceito!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp