Será que o dia passou muito rápido ou você não conseguiu administrar o tempo adequadamente? Levando em consideração que todos os dias têm 24 horas, e em alguns deles conseguimos ser mais produtivos do que em outros, a segunda opção é a resposta para esse questionamento.

Saber administra o tempo pode até parecer algo simples, mas não é, sem um pouco de metodologia e dedicação. Com tantas tarefas, compromissos e com a correria do dia a dia conseguir fazer tudo o que precisa é realmente um desafio. Nesse caso, a palavra de ordem é planejamento.

Neste artigo, confira dicas de como administrar o tempo da melhor maneira no ano que está começando. Acompanhe.

10 dicas para conseguir administrar o tempo da melhor forma

1. Identifique a causa da falta de tempo

O que faz você perder tempo em seu dia a dia? Falta de planejamento, sobrecarga de tarefas, você não consegue dizer não, distrações em excesso?

Preste atenção em sua rotina, nas suas ações e em seus hábitos para conseguir entender o ponto principal que está gerando o problema.

2. Comece planejando e organizando

Definir um objetivo e traçar estratégias para concretizá-lo é a melhor maneira de atingir o sucesso ao administrar o tempo mais assertivamente.

Sendo assim, busque planejar antecipadamente o seu dia, ou, então, antes de começar as tarefas, veja o que é prioridade e como e quanto tempo você levará para desenvolvê-la.

3. Entenda realmente o que é urgente

Toda a atividade classificada como urgente deve responder a quatro perguntas básicas:

  • Por que essa atividade foi urgente?

  • Como eu poderia ter prevenido tal urgência?

  • Quais atividades posso planejar para evitar essa urgência?

  • É possível delegar tarefas como essa?

4. Controle os ladrões de tempo

Essa é uma das principais dicas para o horário de trabalho. Reuniões desnecessárias, muitas horas nas redes sociais, cafezinhos em excessos, todas essas situações que podem fazê-lo perder o foco por muito tempo, não devem acontecer com frequência.

5. Nada de procrastinar

Se você tem o costume de “deixar para depois”, saiba que não é o único. De fato as pessoas têm a mania de procrastinar.

No entanto, tal hábito pode ser bastante nocivo ao administrar o tempo, visto que pode tornar demandas de baixa prioridade urgentes e comprometer completamente sua agenda.

Portanto, mesmo que uma atividade não seja tão prazerosa, é melhor executá-la o quanto antes, em vez de usar outras tarefas como desculpa para adiá-la.

6. Concentre-se

Dificilmente alguém é realmente efetivo sendo sempre multitarefas, por isso para não dar mais importância para uma coisa do que pra outra, sem conseguir finalizar nada, foque em uma atividade por vez. Assim, é possível se concentrar e entregar o melhor em tudo que você faz.

7. Prepare-se para os imprevistos

Ao realizar o planejamento das tarefas, não lote sua agenda de compromissos, é preciso se preparar para os imprevistos que possam surgir ao longo do dia. Tarefas urgentes, problemas pessoais, trânsito, muitas coisas podem surgir. Reserve um tempo para lidar com tais fatos.

8. Saiba dizer não

Muitas pessoas não sabem dizer não, se você é uma delas, saiba que você não precisa saber e fazer tudo. Pelo contrário, assuma apenas os compromissos que sabe que poderá cumprir e absorva apenas o que será bom para sua vida pessoal ou profissional. 

Lembre-se: não somos super-heróis que têm tempo para, diariamente, salvar o mundo e, ainda, sair para encontros. Temos de saber quais de quais lutas participar e aquelas que não nos agregam ou que podem ser assumidas por outras pessoas. Isso é saudável e ajuda você a não perder o fio da meada ao administrar o tempo de sua rotina.

9. Saia do automático

A rotina, muitas vezes, é tão corrida e cansativa que acabamos fazendo muitas coisas “no automático”, sem pensar, sem mudar. Busque alternativas diferentes para ter mais ânimo em seu dia a dia e até para surgirem novas ideias.

Faça novos caminhos, trabalhe em um ambiente diferente, planeje suas reuniões fora do escritório. Mude e areje sua rotina!

10. Use a tecnologia como aliada ao administrar o tempo

Geralmente, utilizamos a internet para diversas atividades, mas nos esquecemos de que ela também pode ser uma grande aliada para administrar o tempo e organizar as tarefas.

Suas reuniões, por exemplo, podem ser realizadas pelo Skype ou outro app. Os aplicativos podem ajudá-lo a planejar suas atividades e a ter mais foco em sua execução. Procure as melhores opções, pois recursos não faltam.

Dica extra

Por fim, para administrar o seu tempo da melhor forma possível, lembre-se de que é preciso:

  • Reduzir as ansiedades e urgências.

  • Tirar tudo da memória e colocar em alguma lista (tarefas que ficam somente na memória comumente são esquecidas ou postergadas).

  • Planejar suas ações.

  • Antecipe (o importante não pode virar urgente. Se a tarefa for muito complexa, é preciso dividi-la em partes).

  • Não aplique seu tempo preocupando-se com a falta de tempo, mas empregue-o para rearranjá-lo e otimizá-lo.

  • Deixe de lado a “síndrome do super-homem/da mulher-maravilha”: aprenda que todos precisamos de ajuda, que não podemos assumir todas as tarefas o tempo todo.

  • Exercitar-se para esvaziar a mente e ter criatividade para outras tarefas.

Para administrar o seu tempo da melhor forma possível em 2019, coloque essas dicas em prática, tenha foco e dedicação. Você vai ver que valerá a tema e seu tempo será mais qualificado e otimizado!

E então, gostou das nossas dicas? Como você pretende administrar o seu tempo em 2019? Deixe sua mensagem nos comentários!

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master
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