Qual o perfil para ser investidor de fundo imobiliário?

5 minutos
|06/09/2019
Qual o perfil para ser investidor de fundo imobiliário?
Investimento Imobiliário

A forma com que um investidor de fundo imobiliário pode encarar as oportunidades do mercado variam muito. É possível que alguns sintam-se confortáveis e com recursos para investimentos a longo prazo e de alto valor de entrada. Da mesma forma, outros investidores do fundo imobiliário podem ter a necessidade de rentabilidade rápida, ainda que reduzida.

Para entender o perfil ideal para ser investidor de fundo imobiliário, é preciso compreender essa variedade a fundo. É necessário saber como otimizar seus ativos e garantir maiores retornos. Prepare-se para, a seguir, saber qual perfil alinha-se melhor a seus objetivos. Confira.

Um perfil geral do fundo imobiliário

Por sua diferença em relação a outros produtos de investimento disponíveis no mercado, é preciso, primeiramente, entender as características do fundo imobiliário. Em termos gerais, pode-se dizer que o fundo de investimento imobiliário (ou FIII) destaca-se por:

  • Segurança: de acordo com a etapa do projeto imobiliário, é possível ter a garantia de um bem que durará por anos.
  • Acessibilidade: o investidor de fundo imobiliário pode facilmente investir em diferentes categorias de ativos.
  • Gestão especializada: os fatores que afetam o investimento são transparentes e empresas especializadas no mercado oferecem esse acompanhamento.
  • Consistência: fundos imobiliários costumam ter uma liquidez baixa, diferentemente do investimento direto em imóveis.
  • Diversificação: com muitas oportunidades e condições facilitadas, é importante que haja um trabalho de seleção e negociação especializado auxiliando o investidor de fundo imobiliário.

A partir desses pontos, é possível se ter uma ideia dos requisitos básicos do investidor de fundo imobiliário, não é mesmo? Pessoas que buscam por formas de ingressar no mercado imobiliário, mas que não têm tempo ou experiência para negociar e administrar diretamente esses ativos. Isso não exclui, claro, aqueles que dispõem dessa expertise. Como veremos a seguir, o leque de perfis é realmente amplo!

Investidor de fundo imobiliário em sua primeira experiência

Este perfil destaca-se pelo conservadorismo em sua tomada de decisão. É compreensível, afinal, trata-se de seu primeiro investimento. O investidor de fundo imobiliário iniciante ainda não confia nos investimentos e nas oportunidades disponíveis. Isso ocorre principalmente pela falta de experiência e referenciais de resultado com credibilidade.

Esse perfil iniciante provavelmente procurará o máximo de informação possível antes de dar o primeiro passo. Como sua tomada de decisão como investidor de fundo imobiliário é restrita, é importante que soluções acessíveis e empresas que gerem confiança em sua abordagem atraiam esse perfil de investidor. Dessa forma, ele pode ir além de seu único fundo investido e ousar mais em seus próximos passos.

Investidor de fundo imobiliário de alto valor

O segmento de imóveis de alto padrão, seja na esfera residencial ou comercial, é um dos preferidos do perfil de alta renda. Esse investidor de fundo imobiliário está atento a oportunidades que possam gerar alto retorno. Isso significa, muitas vezes, investimentos grandes de entrada. Para esse perfil de investidor de fundo imobiliário, os fundos mais interessantes serão aqueles ligados à categoria de imóveis de luxo.

Investidor de fundo imobiliário no curto prazo

Um condomínio de aluguel próximo a uma universidade ou a uma região central é um exemplo de ativo com bom potencial de retorno. Para o investidor com esse objetivo, são interessantes fundos imobiliários de baixo custo e rápido retorno, mesmo que isso gere um lucro menor.

De acordo com seu nível de segurança no fundo imobiliário, pode vir a diversificar seus investimentos futuramente. É importante diferenciar esse perfil do investidor iniciante, pois não necessariamente ele busca o curto prazo por desconhecimento ou inexperiência.

Investidor de fundo imobiliário no longo prazo

Para esse investidor de fundo imobiliário, o longo prazo é prioridade. Oportunidades de terrenos ainda em etapa inicial, antes mesmo de seu pré-lançamento no mercado, podem trazer uma rentabilidade interessante para esse perfil.

Sem pressa de retornos no curto e médio prazo, é importante para ele a projeção futura. Terrenos e regiões ainda não desenvolvidas o suficiente, mas que podem vir a se tornar grandes ativos futuros, são atraentes. É importante que a finalidade do fundo imobiliário possa destacar esse aspecto para esse tipo de investidor.

Investidor dinâmico

Acostumado a um portfólio diversificado já em fundos de investimento tradicionais, esse perfil busca flexibilidade. Pequenas variações mês a mês, oportunidades de baixo valor que podem ser agarradas, tudo isso está no radar e monitoramento desse tipo de investidor.

Para esse perfil, vale a pena apresentar fundos imobiliários e comunicar seus resultados no curto e médio prazo. Ele não investe em opções de baixo custo por falta de renda ou mesmo inexperiência. O que ele procura é imóveis rentáveis novos e que possa valorizar e tornar seu portfólio mais dinâmico.

Você se identificou com algum desses perfis? Ainda tem dúvidas sobre como dar o primeiro passo na jornada de investidor de fundo imobiliário? Então, entre em contato com os especialistas da Vitacon e encontre a opção perfeita para de investimento para o seu perfil e suas necessidades.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp