Como treinar sua mente para ser mais otimista

4 minutos
|24/02/2020
Como treinar sua mente para ser mais otimista
Millennial Trends

Isso pode parecer simples na teoria, mas, na prática, como ser mais otimista? E por que fazer isso?

Mais do que pensamento positivo, o otimismo é capaz de gerar bem-estar para o corpo e a mente. Para se ter ideia, o otimismo pode contribuir com a saúde do coração. Outro dado que pode lhe convencer a ser mais otimista é que, entre essas pessoas, o risco de sofrer um problema cardiovascular, como infarto ou derrame, é 35% inferior se comparado aos riscos dos demais indivíduos.

Ainda, outro estudo americano comprovou que pessoas otimistas vivem até 15% a mais do que as pessoas pessimistas.

Apesar desses benefícios, o fato é que manter o otimismo lá em cima todos os dias, nem sempre é uma tarefa fácil. Mas saiba que é possível treinar a sua mente para ser mais otimista. Descubra alguns caminhos para isso no artigo de hoje!

Dicas para ser mais otimista

Lembre-se: a base para qualquer mudança pessoal é nossa determinação e vontade. Por isso, para ter sucesso nesse projeto, você realmente precisa querer ser mais otimista e se comprometer em tornar essa resolução algo real. Além disso, é importante:

1. Focar na solução

Quando temos um problema, a tendência é remoê-lo durante muitas horas, porém isso comumente apenas nos desgasta, estressa e não leva a nada proveitoso. Por isso, a dica é reorientar o seu foco para a solução.

Pergunte-se: “Quais são as alternativas que tenho para resolver esse problema?” Esse exercício lhe ajudará a estimular a criatividade para encontrar ideias para tomar a melhor atitude e a ter foco em encontrar a saída para a situação que está tirando sua paz.

2. Cuide do seu corpo

Isso não significa preocupar-se meramente com a estética, a não ser que isso lhe faça se sentir bem. O conselho aqui é cuidar da alimentação, praticar atividades físicas, ter boas horas de sono para descanso e realizar outras atividades que contribuam para o seu bem-estar, sua saúde e para manter sua mente saudável para encontrar soluções.

3. Pense positivo

Pode parecer um pouco clichê, mas você provavelmente já deve ter ouvido falar que o pensamento tem poder, não é mesmo? As palavras e o pensamento positivo influenciam diretamente em nossas ações, por isso, evite expressões negativas que não lhe agreguem algo construtivo.

4. Experimente meditar

Reserve um tempo do seu dia – pode ser até mesmo 10 ou 20 minutos – para meditar em um lugar agradável e silencioso. Se preferir, faça isso ao ar livre ou em casa com uma música relaxante. Durante a meditação, se acalme e preste atenção em tudo ao seu entorno.

Você pode experimentar essa prática também com o auxílio de apps de meditação guiada ou com de músicas voltadas a essa prática.

5. Seja resiliente

Problemas ou imprevistos acontecem – e com frequência. Não desanimar, se adaptar às situações e aos cenários ou pensar em mudanças e transformações é um grande passo para ser mais otimista.

6. Reconheça suas conquistas

Você já se perguntou: “O que eu fiz bem hoje?”, “Quais foram as minhas conquistas?” Ao responder a si mesmo perguntas como essas, você desenvolve mais autoconfiança. Lembre-se de que você certamente realizará algo de valor nas 24 horas do seu dia, mesmo que seja uma pequena atitude, basta pensar um pouquinho sobre sua rotina diária.

7. Faça terapia

A orientação de um psicólogo é recomendada para qualquer pessoa. Mas, se você quer ser alguém mais otimista, a terapia pode ser ainda mais interessante para trabalhar determinadas questões emocionais que vão lhe ajudar a manter o pensamento em questões positivas, a desfazer desbloqueios, entre outras questões.

E então, pronto para começar a treinar sua mente para ser mais otimista? Quais outras práticas você realiza para tentar ter uma vida mais leve, alegre e plena? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp