Como gerenciar melhor o tempo em 2019?

6 minutos
|01/01/2018
Como gerenciar melhor o tempo em 2019?
Millennial Trends

Quando muda o ano, é normal começarmos a fazer planos, traçar metas e objetivos. Nesse planejamento, um dos pontos que as pessoas começam a pensar em colocar em prática são técnicas para gerenciar melhor o tempo.

Em um primeiro momento isso pode parecer fácil, mas para que isso aconteça de fato e saia do papel, é preciso uma série de etapas e comprometimento.

Neste artigo, veja dicas de como gerenciar melhor o tempo em 2019 e ser mais produtivo. Acompanhe a seguir.

1. Defina metas e objetivos tangíveis

Primeiramente para quem quer gerenciar melhor o tempo, ter metas definidas tanto na esfera pessoal quanto profissional é fundamental. Nesse aspecto, uma dica muito interessante são os objetivos diários e a avaliação de recursos e habilidades utilizados para realizar suas tarefas.

Ainda, é importante trabalhar com metas tangíveis e prazos adequados. Divida as metas mais longas em etapas e coloque prazos mais curtos para sua conclusão. Por exemplo, para a compra de um apartamento, trace objetivos, como, por exemplo, guardar dinheiro todos os meses, pesquisar o melhor bairro, etc.

2. Reserve uma brecha para o imprevisto

Um planejamento pode sair exatamente como foi definido ou sofrer mudanças no caminho. Por isso, é importante calcular os imprevistos que podem acontecer no meio da execução daquilo que foi planejado.

A fim de não perder tudo o que foi realizado, é fundamental ter uma flexibilidade e saber que dentro do gerenciamento do tempo os imprevistos devem ser contabilizados para não gerar surpresa em dado momento e sobrecarregá-lo com novas ações sem tempo hábil de execução.

3. Comece a gerenciar melhor o tempo com atividades mais difíceis

Para quem quer gerenciar melhor o tempo e tem dificuldades em se concentrar na execução de tarefas, é recomendável que comece esse processo pelas atividades mais difíceis para posteriormente desenvolver as mais fáceis.

Para uma alta produtividade, optar por desenvolver as atividades complexas em momento em que se está alerta é mais rentável do que quando a pessoa está procrastinando. Aqui nessa etapa não há uma receita pronta. Há aquelas pessoas que rendem mais no turno da manhã enquanto outras se concentram melhor à noite. Tudo depende da disposição de cada um.

4. Para gerenciar melhor o tempo, elimine as distrações

Muitas vezes, a pessoa está com um propósito bem definido, entretanto, é pego por distrações específicas. Uma tática para manter o foco evitando as distrações é, por exemplo, se você precisar fazer uma pergunta rápida para alguém, e deseja evitar o risco de ser pego em uma conversa prolongada em torno do assunto, ligar para a pessoa minutos antes de uma hora cheia, a chance dela estar próxima de ir a algum compromisso e não alongar o papo é maior e você poderá rapidamente focar no que estava fazendo antes.

5. Evite filas

Essa pode parecer uma ação sem importância, mas você sabia que passamos, em média, 4 anos, 9 meses e 18 dias de nossa vida em filas? Veja que tempo precioso poderia ser investido para algo realmente produtivo!

Portanto, avalie alternativas para escapar das filas. Fazer pedidos e pagamentos online e utilizar apps podem ser boas opções.

6. Aprenda a dizer não

É bastante comum que um profissional seja procurado por seus colegas de trabalho e colaboradores sempre que aparece um problema ou que uma decisão deve ser tomada. No entanto, se a pessoa resolver atender a todas as situações, vai acabar apenas respondendo por questões que nem são suas e ver a sua produtividade ir por água abaixo.

Por isso, saber dizer não é fundamental para gerenciar melhor o tempo. Antes de sair aceitando todas as demandas, dê uma olhada na sua to-do-list. Vale a pena nessa tentativa de organizar o tempo separar horários e dias específicos para oferecer suporte para cada setor ou projeto.

7. Tenha consciência nas escolhas

Todas as ações que fazemos ao longo do nosso dia são advindas de escolhas, sejam elas grandes ou pequenas. Por isso, saber as consequências de cada uma delas no auxilio da conquista dos objetivos é fundamental. Esse conhecimento ajudará você a definir como utilizar melhor o seu tempo e a detectar ações que apenas estão distraindo-o de seus objetivos.

8. Organize seu espaço de trabalho/estudo

Marshall Goldsmith, treinador de liderança e autor de diversos livros relacionados à administração, afirma que: “Se você não cria e controla seu ambiente, seu ambiente cria e controla você”.

De fato, um espaço de trabalho ou estudo repleto de distrações ou que não seja confortável e funcional torna-se um obstáculo para você ter mais produtividade e gerenciar melhor o tempo.

Portanto, dê uma atenção a esse ambiente, torne-o organizado, seguro e otimizado para suas tarefas. Se você trabalha em casa e não tem possibilidades de fazer mudanças nesse espaço, estude a possibilidade de trabalhar alguns dias ou turnos em um coworking.

9. Reduza as decisões desnecessárias em sua rotina

Você sabia que tomamos cerca de 35.000 decisões todos os dias? Isso acaba demandando muito de nosso tempo, de nossa atenção e de nossos esforços, contribuindo para uma maior estafa mental.

Por isso, reduzir o número de decisões diárias pode ajudá-lo a ficar mais disposto, ser mais produtivo e a gerenciar melhor o tempo. Será que é necessário responder a todos esses e-mails? E visualizar e agir a toda hora diante das notificações do celular? Pense nas decisões que são desnecessárias e elimine-as de sua rotina.

10. Defina um prazo para as tarefas prioritárias

Existe um princípio, conhecido como lei de Parkinson, que afirma que “o trabalho se expande de forma a preencher o tempo que há disponível para a sua realização”.

Isso quer dizer que se você tiver dois dias para finalizar um projeto, é provável que você o entregue nesse tempo. Portanto, é uma boa prática determinar sempre o período para conclusão de tarefas importantes, deixando sempre uma brecha de segurança para lidar com imprevistos e com a procrastinação.

E então, pronto para gerenciar melhor o tempo em 2019? Tem alguma outra prática que você utilize para fazer seu tempo render mais? Deixe sua mensagem nos comentários!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp