Como fazer um investimento em imóvel econômico?

6 minutos
|30/11/2019
Como fazer um investimento em imóvel econômico?
Investimento Imobiliário

Investir em imóveis é uma atividade que pode parecer complicada para muita gente. Ainda existe a ideia de que é necessário um alto investimento inicial e muito conhecimento do mercado para fazer bons negócios no ramo imobiliário. No entanto, investir em imóveis é mais simples do que parece – e, mais do que isso, é possível realizar um investimento em imóvel econômico e com segurança, sem grandes dificuldades.

Confira, a seguir, as principais dúvidas de quem busca fazer um investimento em imóvel econômico e como esclarecê-las.

Como fazer um investimento em imóvel econômico?

Uma das principais dificuldades enfrentadas por quem quer investir em imóveis é a quantia relativamente alta necessária para o investimento inicial. E, de fato, bens imobiliários possuem um alto valor, de forma geral. No entanto, é possível, sim, realizar um investimento em imóvel econômico, diminuindo o valor inicial e facilitando a realização da aplicação do seu dinheiro de forma rentável.

Para isso, existem vários aspectos que você pode avaliar para tirar proveito das opções disponíveis no mercado. Veja algumas possibilidades de como fazer um investimento em imóvel econômico:

Aprenda a observar as oscilações do mercado

Primeiramente, é importante que você aprenda a observar as variações do mercado. Conforme a economia aquece ou resfria, o mercado imobiliário fica em alta ou sofre quedas de movimento. No entanto, para um bom investidor não existe momento ruim para a aplicação do seu dinheiro: o importante é saber como tirar o melhor de cada situação.

Os momentos de economia aquecida são ótimos para os investidores, porque eles caracterizam aumento na demanda de imóveis – o que valoriza muito estes bens e aumenta o seu preço. Por existirem muitos interessados, os proprietários conseguem fazer ótimos negócios, aumentando seu retorno com venda e aluguel de imóveis.

Os momentos de congelamento da economia indicam o contrário: a procura por imóveis diminui, o que faz com que os seus preços caiam. No entanto, isso não é necessariamente ruim para quem está querendo investir, pois podem ser ótimas oportunidades para encontrar imóveis de qualidade e por preços mais baixos. Para fazer bons negócios, basta ter dinheiro preparado para aplicação, pois estes momentos não são propícios para quem busca investir a partir de financiamentos.

Considere investir em imóveis na planta

Outra estratégia interessante para quem procura diminuir os custos iniciais de investimento é comprar o imóvel na planta. É possível conseguir descontos muito significativos comprando o imóvel com antecedência, o que faz deste um tipo de investimento em imóvel econômico em relação aos outros. Neste caso, é importante que você tenha em mente que esta é uma categoria de investimento ao longo prazo – e que só terá retorno após o término da construção da edificação, o que pode demorar vários meses, ou até anos.

Esteja atento às oportunidades que o mercado oferece

O mercado imobiliário é muito amplo, tendo uma grande diversidade de produtos e gama de opções para investir. No entanto, a sua liquidez é considerada única em relação a outros investimentos: por possuir valor agregado, ao contrário de outros investimentos, um imóvel sempre apresenta liquidez, porque possui o valor de seu espaço e local.

No entanto, por ser investimentos que requerem uma quantia significativa de dinheiro, a sua liquidez é considerada baixa, ou seja, não são bens de compra e venda rápida. Em outras palavras, isso quer dizer que imóveis sempre mantêm seu valor, embora pode não ser fácil realizar transações imobiliárias.

Portanto, não é incomum que os proprietários necessitem ou queiram vender seu imóvel em pouco tempo, baixando o preço do seu bem. Essa é uma oportunidade de realizar um investimento em imóvel econômico e de qualidade, sendo que, muitas vezes, é possível encontrar até mesmo imóveis abaixo de seu valor de mercado. Por isso, é importante que o investidor acompanhe o mercado e esteja atento às oportunidades que podem aparecer.

Como saber se o investimento em imóvel será rentável?

Para quem quer realizar um investimento em imóvel econômico, é muito importante avaliar se a sua aplicação será rentável. A rentabilidade de um investimento imobiliário é a sua capacidade de gerar retorno ao investidor, comparando os gastos necessários para fazer o investimento e a compensação financeira estimada.

A capacidade de rentabilidade de um imóvel pode depender de diversos fatores, todos ligados ao seu potencial de valorização. Assim, o investidor deve ficar atento a várias características do imóvel e dos seus arredores para avaliar o seu real valor e conseguir um preço justo. Aspectos como a metragem e idade do imóvel, tipo de estrutura e qualidade dos acabamentos são muito relevantes na hora de definir o seu valor, assim como a beleza geral do bem e o seu estado de conservação.

A qualidade do seu entorno, como a presença de infraestrutura urbana, locais para estacionamento e proximidade da área central da cidade ou de pontos de interesse, também contribui para o aumento do valor do imóvel. Além disso, deve ser avaliado o potencial de valorização da área em que ele se encontra: bairros com potencial de desenvolvimento, com aparecimento de novos empreendimentos, por exemplo, indicam que a cidade está crescendo naquela área – o que sugere a tendência de valorização de todos os imóveis que ali se encontram.

Na hora de analisar o retorno esperado do seu investimento, não esqueça de considerar todos os gastos que o imóvel pode gerar, como limpeza, reforma e documentação, além da possibilidade de ele não ser locado no tempo planejado – o que pode gerar mais custos com manutenção e impostos, por exemplo.

Como saber o momento certo de investir?

Como no investimento em imóveis uma quantia significativa de dinheiro fica detida no bem, é importante que o investidor realize uma análise de suas finanças antes de decidir investir. Lembre-se que você nunca deve comprometer suas economias com um negócio, mesmo que considere que este seja um investimento em imóvel econômico e com boa pretensão de retorno.

O investimento deve sempre ser realizado considerando uma reserva de dinheiro para imprevistos, de forma a evitar a necessidade de resgatar a quantia investida no imóvel às pressas: por precisar concretizar a venda de forma rápida, é muito possível que você tenha que baixar o preço para agilizar o processo, o que pode minimizar os seus ganhos.

Você já sabia destas formas de realizar um investimento em imóvel econômico? Se ficou interessado em saber mais, confira nosso artigo sobre a gentrificação e as oportunidades imobiliárias e até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp