8 escolhas inteligentes que fazem seu tempo render mais

5 minutos
|15/01/2019
8 escolhas inteligentes que fazem seu tempo render mais
Millennial Trends

De fato, a falta de tempo não é um problema isolado – pelo contrário, no Brasil essa questão afeta cerca de 62% da população. O principal agravante é a sobrecarga de trabalho que, além de tudo, gera estresse e ansiedade, o que também atrapalha a execução das tarefas.

Para seu tempo render mais, nada é mais importante do que planejamento. Organizar as tarefas diárias, definir prioridades e eliminar os ladrões de tempo são pontos fundamentais.

Neste artigo, conheça outras dicas práticas para seu tempo render mais e você ser mais produtivo. Acompanhe a seguir.

8 escolhas para seu tempo render mais

1. Planejar o uso do seu tempo

Como vimos, planejamento é tudo. Utilize um calendário, agenda, app ou outro meio para organizar as suas tarefas e prioridades. Identifique em qual período do dia você é mais produtivo e deixe para realizar suas atividades mais importantes nesse horário.

Lembre-se também de não iniciar muitas atividades ao mesmo tempo, a melhor maneira de ser realmente assertivo em uma demanda é se dedicar totalmente a ela e só depois de finalizá-la começar outra.

2. Utilizar aplicativos de produtividade

Uma das alternativas para fazer o tempo render mais é contar com o auxílio de um aplicativo de produtividade. Eles serão seus grandes aliados para gerenciar tarefas pessoais e projetos profissionais.

Existem muitas opções gratuitas para baixar, o ideal é testá-los e ver qual se adapta melhor à sua rotina, ao seu tipo de tarefa e a seus objetivos.

3. Morar perto do trabalho

O trânsito é um grande vilão quando o assunto é fazer o tempo render mais. Para se ter ideia, o brasileiro passa quase 40 dias por ano no trânsito das grandes cidades, o suficiente para não só para perder compromissos e horas de produtividade, como também para se estressar.

Portanto, morar perto do trabalho é, também, sinônimo de qualidade de vida, levando em consideração que você eliminará o trânsito do percurso, além de não precisar gastar com condução, gasolina, etc.

Optar por uma residência próxima também permite que você tenha mais horas de descanso e que chegue mais relaxado para iniciar seus compromissos do dia. Almoçar em casa também é um benefício para poucos, mas que ajuda a ter uma alimentação mais saudável, além de gerar mais economia para o seu bolso.

4. Silenciar notificações de redes sociais faz o tempo render mais

Acordar, pegar o celular, olhar as redes sociais e só depois levantar da cama. O dia já começa assim para boa parte dos usuários. Só no Brasil, 62% da população está ativa nas redes sociais. E não é à toa que elas são responsáveis por gerar perda de tempo e de foco.

Isso não significa, naturalmente, que você deva cancelar as suas contas e perfis, mas que você deve estipular horários para utilizá-las. Aproveite os dias de folga, o horário de almoço ou após terminar suas obrigações. A dica principal para evitar olhar as redes fora de hora é silenciar as notificações, assim você não fica curioso para mexer no celular quando ouvir o som das mensagens chegando.

5. Evitar distrações

Para fazer o tempo render mais, é imprescindível que você fique focado em suas atividades. Por isso, elimine qualquer distração que possa prejudicá-lo naquele momento, entre elas: celular, e-mails, conversas paralelas, música, reuniões desnecessárias, etc. Esses ladrões de tempo podem roubar minutos e até horas preciosas do seu dia.

6. Escolher meios de transporte alternativos

Ter um carro é o sonho de consumo de muitas pessoas, principalmente por ele ser associado a um meio de locomoção com mais conforto e que nos leva com mais rapidez de um lugar para o outro.

No entanto, hoje em dia essas afirmações nem sempre estão corretas. Como vimos, o trânsito das grandes cidades pode implicar a perda de tempo. Sendo assim, optar por um meio de transporte coletivo pode ser a salvação nesses casos.

Os ônibus, por exemplo, circulam pelas faixas exclusivas, o que muitas vezes agiliza o percurso. Outros meios alternativos de transporte como metrô, caronas coletivas e bicicleta também podem ser mais rápidos, apresentar menor custo e, ainda, serem menos prejudiciais ao meio ambiente. É de se pensar, não é?

7. Morar em um coliving

Tendência global de economia compartilhada, o coliving é uma nova forma de viver, acessível e descomplicada. Entre os principais diferenciais, podemos destacar: áreas comuns compartilhadas, espaços de coworking, lavanderia, cinebar, academia, além do compartilhamento de carros e outros meios de transporte, como bicicletas para o deslocamento na cidade. Já pensou como seria muito mais prático ter tudo isso ao seu alcance, em sua própria casa? Com certeza seu tempo iria render mais!

8. Não procrastinar

Procrastinar já virou um vício. A arte de “deixar para amanhã” afeta muita gente. Se para você essa mania ainda não se tornou um hábito, é importante se controlar para não deixar tudo para depois.

Outras dicas que funcionam também é fazer uma coisa de cada vez, acreditar no seu potencial, não ser tão exigente e perfeccionista em todas as tarefas para não se frustrar, além de bloquear os estímulos externos.

Aplique nossas dicas e faça escolhas inteligentes para seu tempo render mais! E se tiver outras recomendações e experiências sobre gestão do tempo, deixe sua mensagem nos comentários!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp