7 espaços que podem ser compartilhados para viver melhor

6 minutos
|27/08/2019
7 espaços que podem ser compartilhados para viver melhor
Millennial Trends

O tempo em que se priorizava imóveis enormes, com grande quantidade de cômodos e de m² está se tornando distante. Cada vez mais, busca-se opções de moradia compactas que ofereçam mais comodidade, praticidade e qualidade de vida. Por isso, o atual conceito de viver melhor nem sempre combina com grandes residências.

Nesse contexto, os prédios com orientação ao coliving, que oferecem, além da área privativa, diversos espaços e serviços compartilhados entre seus moradores, estão conquistando mais atenção e interesse das pessoas.

Ficou interessado nessa proposta? Neste artigo, descubra mais sobre espaços que podem ser compartilhados para você morar e viver melhor. Acompanhe.

Por que aderir à ideia dos espaços compartilhados?

Prédios com espaços e serviços compartilhados estão alinhados aos valores atuais das pessoas, como sustentabilidade, qualidade de vida, otimização de tempo e de espaço, e que estão presentes nessa proposta.

Ao aderir a essa ideia, você, provavelmente, irá economizar bastante, como veremos a seguir. Ainda, contará com ambientes e serviços modernos, seguros e práticos dentro do próprio prédio. Empreendimentos com essa organização também proporcionam espaços para trocas de experiências, conhecer gente nova e interessante – em suma, diversos fatores essenciais para se viver melhor!

Coliving: exemplos de espaços compartilhados para se viver melhor

Atualmente, as mais diversas áreas e serviços podem ser compartilhados. Entre os espaços compartilhados encontrados em prédios modernos, se destacam:

1. Academia

A prática de exercícios físicos é fundamental para o corpo e mente. É por meio da incorporação de atividades físicas regulares que podemos viver melhor. No entanto, com a rotina corrida, dividindo o tempo entre trabalho, estudo, lazer, etc., nem sempre conseguimos encaixar a ida à academia.

Como alternativa, comprar aparelhos para se exercitarem casa exige bastante disciplina e, dificilmente, se consegue adquirir os equipamentos mais modernos e completos para trabalhar todos os membros do corpo.

Esses problemas podem ser expressivamente reduzidos quando se tem uma academia compartilhada no prédio. Os espaços geralmente contam com equipamentos de última geração, com opções para exercitar todos os grupos de músculos, e há, inclusive, casos em que o prédio disponibiliza um personal trainer digital, que monta uma rotina de treinos feita sob medida – uma ótima vantagem para otimizar seus resultados, não é mesmo?

2. Lavanderia

Viver melhor também está relacionado a opções de consumo e de uso de recursos que sejam mais sustentáveis.

Conforme pesquisa realizada pela SABESP, uma residência com até quatro pessoas faz uso mensal de 5.400 litros de água na atividade de lavagem de roupas. Já quando se opta por fazer esse serviço em uma lavanderia, utiliza-se menos do que a metade de água – o equivalente a 2.160 litros.

Assim, deixar de fazer a lavagem em casa e optar por uma lavanderia é uma escolha mais ambientalmente responsável e, claro, que reduz seus custos com a conta de água. Quando a lavanderia está disponível no prédio, os benefícios são ainda maiores, pois não se gasta com deslocamento até o local (e, portanto, não há emissão de gases poluentes proveniente do meio de transporte).

3. Ambiente de trabalho

A flexibilidade no regime de trabalho, aos poucos, começa a se consolidar no Brasil. Profissionais e empresas estão percebendo que, para viver melhor e ter mais produtividade, opções como o home office podem ser boas alternativas.

Se esse é o seu caso, você já deve ter percebido que trabalhar dentro de casa pode apresentar diversos empecilhos e distrações. Por exemplo, nem sempre se tem uma boa conexão com a internet ou um espaço próprio para dedicação ao trabalho sem interrupções domésticas.

Nesse contexto, ter um espaço compartilhado de coworking é uma ótima alternativa. Você contará com um ambiente preparado para suas atividades laborais e, ainda, não perderá tempo e dinheiro com deslocamentos entre sua casa e o trabalho.

4. Home Theater/CineBar

Chegar em casa e ver um filme com a família ou reunir os amigos para ver o episódio de estreia de sua série favorita é tudo de bom, certo?

No entanto, investir em uma estrutura moderna de home theater ou cinebar pode ser algo bastante oneroso.

Assim, para usufruir desses momentos de lazer e viver melhor na companhia de quem você ama, contar com esses espaços compartilhados em seu prédio é um excelente negócio. Dessa forma, você tem a certeza de encontrar os equipamentos e utensílios sempre funcionais e um ambiente confortável e prático para curtir suas horas de descanso.

5. Bicicletário

Optar por meios de transporte alternativos e coletivos também é uma boa ideia para viver melhor. Além de eliminar custos, essa opção contribui para que você faça exercício e tenha uma atitude mais sustentável.

Assim, contar com um bicicletário compartilhado no prédio só favorece esse comportamento. Há opções que, além de oferecer vagas para colocar sua bicicleta, também disponibilizam parceria com empresas que alugam bicicletas no modelo de bike sharing, estimulando não apenas um meio de locomoção mais sustentável, como também a integração entre os moradores do edifício e da região.

6. Cozinha/Espaço Gourmet

A não ser que você seja um chef profissional, dificilmente utiliza em seu dia a dia uma estrutura completa de cozinha ou espaço gourmet, certo? Assim, manter esses ambientes internalizados em seu apartamento pode ser um desperdício de espaço e de dinheiro.

Para esses usos mais ocasionais e sempre ter um espaço adequado para receber pessoas para um happy hour ou um jantar especial, esses ambientes disponibilizados de modo compartilhado no prédio são uma opção muito prática e inteligente.

7. Espaço para ferramentas

Se você não usa diariamente determinados equipamentos da cozinha, que dirá algumas ferramentas! Pense em quantas vezes você utilizou uma furadeira ou um serrote na última semana.

Se não está reformando seu apartamento, provavelmente, você faz pouco uso de utensílios como esses, não é? Entretanto, saber que, quando precisar, poderá utilizá-los gera mais tranquilidade e segurança – e isso é proporcionado pelos espaços para ferramentas compartilhados nos prédios.

Assim, se você resolver adotar um novo hobby ou se desafiar a repaginar algum móvel, poderá contar com mais essa facilidade e com equipamentos sempre em boas condições de uso.

E então, o que você achou desses espaços que podem ser compartilhados para você viver melhor? Já pensou em morar em um prédio com esses ambientes? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp