Como otimizar o orçamento ao morar em SP?

6 minutos
|05/09/2019
Como otimizar o orçamento ao morar em SP?
Lifestyle

Muita gente diz por aí que morar em SP é caro. De fato, a vida na metrópole não é a mais barata, mas com todas as possibilidades de trabalho, lazer e gastronomia, ela segue atraindo um número cada vez maior de novos moradores.

A rotina de São Paulo é bastante agitada. Em meio a tantas alternativas, é comum se perder nas contas e comprometer o orçamento, entretanto, para ter mais qualidade de vida e estabilidade financeira, é essencial controlar e otimizar o orçamento ao morar em SP.

Administrar as finanças é uma tarefa muito importante – afinal, se sobra mês no fim do seu salário e as dívidas fogem do controle, o desafio se tornar ainda maior.

No post de hoje, nós apresentaremos algumas estratégias que podem ajudar a otimizar o seu orçamento ao morar em SP. Preparado para economizar? Então, confira nossas dicas a seguir!

Diminua a distância ao morar em SP

Morar perto do trabalho é uma excelente maneira de otimizar o orçamento e, de quebra, economizar tempo!

O crescimento da população em São Paulo e o aumento do tempo de deslocamento diário do trajeto casa e trabalho faz com que a vontade de encurtar essa distância seja uma constante entre os moradores.

Ao escolher um condomínio próximo ao seu trabalho, você passa a ser mestre do seu próprio tempo, podendo dormir mais horas, almoçar em casa e, até mesmo, incluir alguma atividade física em sua rotina – só benefício!

Invista em um imóvel próximo de regiões comerciais

Pode parecer estranho sugerirmos que você priorize apartamentos localizados em áreas centrais, entretanto, no médio e longo prazo, essa é uma boa maneira de otimizar o orçamento ao morar em SP.

Estar próximo de uma boa variedade de lojas e comércios é a garantia de que a região sempre vai lhe atender quando precisar de algo. Além disso, você não precisará gastar com gasolina ou transporte público. Uma ida ao parque, centro cultural, banco, restaurante ou mercado ficará muito mais prazerosa (e econômica) se você for de bicicleta ou caminhando.

Economize com o transporte

O deslocamento é um fator muito importante para otimizar o orçamento ao morar em SP. Optar por um imóvel próximo ao seu local de trabalho, estudo ou de outras atividades diárias é ótimo para economizar combustível e estacionamento, se você tiver carro.

Também é interessante prezar por regiões que sejam próximas de opções de transporte público, como ônibus e metrôs. Assim, você pode diminuir o estresse de passar horas dirigindo e tem a tranquilidade de saber que poderá se deslocar pela cidade, contando com apenas uma condução, sem a necessidade de fazer inúmeras baldeações diárias.

Priorize a sua segurança ao morar em SP

Outro fator que deve constar na lista de prioridades para otimizar o orçamento é a sua segurança. Avaliar bem a área na qual você planeja morar, visitá-la em diferentes horários e prestar atenção à movimentação da rua é importante para garantir sua integridade e reduzir a exposição a situações violentas.

Alguns bairros investem bastante nesse aspecto e contam com boa iluminação e infraestrutura, tanto nos condomínios quanto nos arredores. Diminuindo os riscos de assaltos, você evita a necessidade de fazer novos investimentos em aparelhos celulares, eletrônicos e outros objetos que são alvo dos criminosos.

Escolha condomínios que ofereçam facilidades que gerem economia

A vida moderna é cada vez mais corrida. Tarefas, compromissos e reuniões tornam a rotina das pessoas bastante movimentada, e isso acaba fazendo com que se saia cada vez menos de casa para apreciar os momentos livres. Afinal, quem deseja desperdiçar seu precioso tempo com deslocamento, não é mesmo?

Assim, atualmente, a estrutura dos condomínios é cada vez mais pensada para oferecer facilidades. E isso é essencial para quem deseja morar em SP.

São piscinas, salões de festas, quadras de esportes, academias e outros espaços que promovem momentos de entretenimento e diversão entre os moradores.

Para otimizar o orçamento ao morar em SP, priorize condomínios que ofereçam:

Academia

Se o condomínio oferecer essa facilidade, você não vai precisar pagar a mensalidade em outro lugar. Basta descer e fazer o seu treino, no melhor horário para você. Isso é excelente para otimizar o orçamento ao morar em SP, afinal, uma academia de bairro custa, em geral, pelo menos R$ 100 por mês, isso sem falar na gasolina e no tempo de deslocamento.

Salão de festas com estrutura completa

Aniversário? Noivado? Formatura? Não importa a ocasião, sempre que você der uma festa, não precisará se preocupar em alugar o espaço, pois essa facilidade existe no seu prédio. Salões de festas bem equipados e churrasqueiras são ótimos locais para celebrações, e você poderá economizar um bom dinheiro, basta se programar e fazer a reserva com antecedência.

Espaço para coworking

O coworking é uma nova tendência entre os brasileiros, especialmente para quem opta em morar em SP para buscar boas oportunidades profissionais. Muitas empresas estão aderindo a essa modalidade e, por isso, é preciso contar com espaços de trabalho para que as pessoas possam fazer reuniões e desempenhar suas atividades.

Você vai otimizar o orçamento, economizando com a locação de uma sala particular, contratação de água, luz, internet e telefone. Além disso, terá a comodidade de trabalhar perto do seu lar e ampliar o seu networking.

Colaborativismo

economia colaborativa também é uma nova necessidade. Por isso, em alguns empreendimentos, lavanderias, lounges, espaços de ferramentas e outros ambientes são criados para promover o colaborativismo entre os moradores.

Esse movimento é excelente para quem deseja otimizar o orçamento ao morar em SP – afinal, você não precisará comprar uma ferramenta, por exemplo, que vai usar uma única vez: pode dividi-la com os vizinhos, economizando e ganhando uma oportunidade de interagir com eles. Legal, não é mesmo?

E então, pronto para otimizar o orçamento ao morar em SP? Tem alguma dica extra para compartilhar a fim de melhorar a saúde financeira de quem vive em Sampa? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp