Retrofit em áreas comuns: uma nova maneira de revitalizar o seu condomínio

6 minutos
|11/01/2019
Retrofit em áreas comuns: uma nova maneira de revitalizar o seu condomínio
Investimento Imobiliário

O retrofit é uma tendência que vem se instalando no mercado como uma alternativa mais interessante de revitalização de edificações, com o objetivo de modernização e adaptação das instalações de um espaço ou construção existente.

Essas melhorias são capazes de valorizar e muito o imóvel – o que pode ser uma ótima estratégia para alavancar o preço de venda ou locação e aumentar o seu potencial de renda e lucro com a propriedade.

Entenda o que é e como funciona o retrofit.

O que é retrofit?

O retrofit é o nome dado a uma reforma cujos principais objetivos são adaptar e modernizar um imóvel, melhorando de forma geral a sua funcionalidade e aspecto estético. Tudo isso enquanto busca aproveitar a maior parte da sua construção e dos materiais originais utilizados. O termo vem da junção da expressão latina “retro” (movimento ou ação para trás) e da inglesa “fit” (ajustar).

Diferenças entre retrofit, reforma e restauração

Retrofit, reforma e restauração são processos de intervenção em edifícios construídos, e cada um possui aplicações diferentes, de acordo com as necessidades e objetivos.

Retrofit

No retrofit, a preocupação é preservar as características originais, utilizando técnicas de revitalização para adaptar os aspectos ultrapassados ou deteriorados, visando aumentar o conforto, a beleza e a funcionalidade do local.

Reforma

Quando o processo é considerado mais simples, como pequenas intervenções que não alteram por completo o espaço, chamamos de reforma. Nesse caso, é possível modificar a edificação, e até mudar o estilo arquitetônico.

Então, a principal diferença entre o retrofit e uma reforma comum é que o retrofit se esforça ao máximo para manter elementos, assim como o estilo arquitetônico do edifício, preservados ao fim da intervenção. Uma reforma comum não apresenta nenhum compromisso com as características originais da edificação em questão.

Restauração

É um tipo de intervenção comumente estabelecida aos bens tombados e patrimônios que necessitam de conservação e consolidação da construção, atendendo normativas estabelecidas por órgãos de proteção e preservação especiais.

Quais as vantagens do retrofit?

Existem diversas vantagens em realizar intervenções com o processo de retrofit, que ajuda a aproveitar os espaços já construídos, tirando o máximo proveito do que existe, apenas adicionando melhorias que vão transformar a forma com que os usuários conseguem se relacionar com estes ambientes.

É sustentável: os imóveis antigos costumam apresentar materiais de grande qualidade, que podem não ser valorizados em uma reforma. O retrofit utiliza estes revestimentos de madeira maciça, divisórias de tijolo e paredes grossas, além de outros aspectos positivos característicos de prédios antigos, buscando renovar e dar a eles o melhor uso possível. Assim, é uma técnica muito sustentável e que evita desperdícios de espaço e de materiais.

Otimiza os espaços: algumas edificações antigas também têm como característica a presença de espaços maiores para cada cômodo. O retrofit busca adotar estas características e proporcionar uma utilização mais eficiente e proveitosa.

Busca reduzir custos: por lidar com os materiais antigos de forma adequada, o retrofit ajuda a aumentar a vida útil da edificação e busca reduzir custos com energia, gastos com manutenção e o desperdício de água, gás e energia elétrica, gerando mais economia para o prédio.

Como funciona o retrofit em áreas comuns?

O retrofit é uma boa alternativa não só porque é uma forma sustentável de reforma, pois tende a manter ao máximo os materiais originais utilizados, mas também porque busca utilizar conceitos de design e energia sustentável para guiar as melhorias a serem feitas nos edifícios.

Esse tipo de intervenção pode ser utilizado para renovar qualquer parte da edificação, inclusive nas áreas comuns. Assim, pode ser utilizado para renovar a fachada, reforçar estruturas desgastadas, revitalizar os ambientes internos, utilizar novas tecnologias para diminuir o consumo de energia da edificação, passando a utilizar formas de energia renovável para alimentar o prédio, além de melhorar a ambientação do edifício com novas soluções de climatização e iluminação.

A Vitacon e a modernização de empreendimentos

Na Vitacon, sustentabilidade não é apenas uma palavra, é um estilo de vida. E isso se reflete nas nossas escolhas construtivas. A revitalização de edificações é um dos processos inteligentes de aproveitamento de materiais e estruturas. Por isso, estudamos as melhores oportunidades para realizar retrofit, transformando edificações que necessitam de mudanças, adequações e melhorias de equipamentos e instalações em projetos modernos e inovadores.

Conheça a Vitacon Housi Bela Cintra

  • Studio e aptos. de 1 dormitório, de 16 a 57m². Endereço: Rua Bela Cintra, 1425, Jardins. Localizado ao lado da Avenida Paulista, um empreendimento inovador, modernizado e com a segurança de estar pronto para rentabilizar. O projeto com a maior rentabilidade por m² dos Jardins. Saiba mais.
  • Áreas comuns: Lobby Concierge, Delivery Room, Working Pro, Grab & Go, Bike Sharing, Tools Sharing, Laundry Share, Wellness by Life Fitness, Cokitchen, Game Space, Podcast Studio e Gourmet Lounge.

As áreas comuns são mais do que simples espaços compartilhados, são cenários que promovem conexões e bem-estar. Cada espaço é planejado em cada detalhe para proporcionar momentos de convívio e relaxamento, contribuindo para uma comunidade vibrante e acolhedora.

Nos nossos projetos, cada detalhe é pensado para criar ambientes que inspiram e transformam, proporcionando não apenas um lar, mas uma experiência de vida única.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão: