Quanto tempo demora para a valorização do imóvel?

4 minutos
|01/03/2019
Quanto tempo demora para a valorização do imóvel?
Investimento Imobiliário

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos apresentar algumas dicas de como identificar períodos de valorização de imóvel. Como mensurar o tempo investido para que a valorização do imóvel corresponda às expectativas? Confira a seguir.

Tempo de valorização do imóvel e tempo de consumo

De acordo com estudos da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) de 2015, a população de São Paulo levaria, em média, quase 15 anos para conseguir comprar um imóvel de 70 metros quadrados. Isso é relevante para entender como a valorização de imóvel pode variar de acordo com o aumento nos preços e as movimentações desse mercado.

Ainda, o tempo pode variar altamente de acordo com a realidade de cada região. Na mesma pesquisa, é possível perceber, por exemplo, que Porto Alegre e Salvador já apresentam em um tempo menor (respectivamente 8,7 e 10,2 anos). Portanto, é essencial que o empreendedor que deseje investir em sua região saiba como a valorização de imóvel pode mudar conforme, por exemplo, o preço do metro quadrado em uma região.

Em regiões nas quais o sonho da casa própria é um objetivo distante e de longo prazo, as melhores alternativas passam a ser empreendimentos de locação. Modalidades como apartamentos compactos e espaços de coliving têm mostrado grande aderência nas principais capitais do país. Tudo por conta dos longos ciclos de investimento que demandam compra ou mesmo financiamento do imóvel.

Em contrapartida, partir para uma abordagem 100% voltada a empreendimentos imobiliários pontuais pode trazer problemas. A demanda é constantemente crescente. Sendo assim, se o investidor não tiver ferramentas e soluções à sua disposição para lidar com o processo de negociação, seus investimentos podem ser afetados. E a estagnação pode levar ao decaimento da valorização do imóvel.

A valorização do imóvel em relação aos hábitos de consumo

Recentemente, a queda no valor dos imóveis e a facilidade de linhas de crédito voltadas a modalidades como o Minha Casa, Minha Vida trouxeram um novo respiro para a relação de consumo de imóveis. No entanto, isso não se traduz automaticamente na valorização de imóvel.

O tempo em que os preços de imóveis foram subindo nesse passado recente ainda fazem com que o mercado imobiliário seja recebido de forma mais cautelosa. Em 2017, por exemplo, houve um começo de ano semelhante aos períodos dos dois anos anteriores, nos quais o setor estava encolhido. Tudo por conta da reação do cliente.

Nesse contexto, para mensurar o período da valorização de imóvel, é preciso partir de diferentes aspectos. Sim, imóvel ainda é um investimento seguro sempre. Porém, é preciso saber por quanto tempo os índices se mantiveram favoráveis.

Um dos utilizados há mais tempo no Brasil é o índice FIPE-Zap. E, olhando rapidamente seu histórico desde a década de 1970, seria fácil supor de onde vem a credibilidade do mercado imobiliário. Os preços nunca desceram. Mas, claro, estamos falando de períodos de hiperinflação até a metade dos anos 1990. Reajustados os valores, conclui-se que os imóveis tiveram uma valorização de 1,23% ao ano apenas. Isso em 35 anos.

Quanto um imóvel valoriza por ano?

A resposta, no final, não é simples. Temos regiões com mercados diferentes, que lidam com valores e demandas diferentes em seus imóveis. Temos uma queda nos preços imobiliários nos últimos anos que não necessariamente causou o impacto esperado no consumo. Mesmo assim, ainda podemos voltar para a frase do começo desse texto: “Investir em imóvel tem tudo para ser um bom negócio”. Sabe por quê?

A resposta está na forma de enxergar a relação entre tempo e valorização de imóvel. É comum que o mercado se apresse em dizer para você investir o quanto antes e esperar que seu terreno valorize, mas poucos mostram como ganhar dinheiro com a valorização do imóvel profissionalmente.

Empreendimentos imobiliários inovadores são vitais para que o tempo possa se tornar uma bússola mais confiável para a valorização de imóvel. São iniciativas e modalidades de investimentos além do esperado que reinventam a forma de morar e investir em imóveis. E correr atrás de quem oferece essas soluções é a estratégia certa para fazer cada segundo valer.

Quanto tempo demoraria para você fazer seus investimentos renderem agora? Compartilhe sua experiência com a gente. E não se esqueça de conferir nossas soluções de investimento. Há empreendimentos e modalidades de investimentos sob medida para cada perfil de investidor

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp