6 pontos-chave de um investimento imobiliário bem-sucedido

7 minutos
|25/02/2019
6 pontos-chave de um investimento imobiliário bem-sucedido
Investimento Imobiliário

No entanto, existem alguns aspectos que devem ser considerados ao decidir realizar um investimento imobiliário que podem ajudar no sucesso da aplicação. Assim, são itens que todo investidor deve observar antes de aproveitar as oportunidades do mercado imobiliário para garantir que seu investimento seja seguro e lucrativo.

Confira a seguir 6 pontos-chave de um investimento imobiliário bem-sucedido e entenda o que você pode fazer para garantir o êxito dos seus negócios no ramo de imóveis.

6 pontos-chave de um investimento imobiliário bem-sucedido

1. Segurança em primeiro lugar

Para garantir o sucesso do seu investimento imobiliário, a segurança da aplicação é fundamental. O investimento imobiliário é considerado uma das formas mais seguras de proteger o seu patrimônio, pelas próprias características da aplicação.

No entanto, sempre é importante considerar este quesito na hora de escolher o seu próximo negócio imobiliário. O sucesso do seu investimento imobiliário começa pela capacidade dele de preservar o dinheiro investido, garantindo que suas finanças não sofrerão impactos negativos.

2. Um investimento que respeita suas finanças

Para garantir o sucesso de um investimento imobiliário, é essencial que ele seja compatível com sua capacidade econômica e não comprometa de forma alguma as suas finanças. Uma aplicação financeira sempre deve produzir impactos positivos no seu orçamento, e para isso é necessário estudar sua situação econômica para definir os limites do seu investimento.

Além disso, é importante sempre considerar uma reserva financeira de segurança significativa, que seja capaz de cobrir gastos com imprevistos que podem vir a ocorrer. Desta forma, você evita que despesas inesperadas afetem o seu investimento, gerando a necessidade de resgate do valor investido para que você seja capaz de lidar com este percalço. Isso impacta negativamente no seu negócio e acaba com uma fonte de lucro para as suas finanças, sendo um retrocesso para o seu orçamento.

Quando se trata de investimento imobiliário, este tipo de situação que requer urgência na recuperação da quantia aplicada é especialmente prejudicial. Por não ter alta liquidez, é comum que proprietários sejam obrigados a baixar o preço do imóvel para ser capaz de vendê-lo mais rapidamente, o que pode gerar até mesmo prejuízos e perda de dinheiro no processo por falta de planejamento.

3. A valorização no centro das atenções

A valorização é um dos principais aspectos de um investimento imobiliário. Ela é responsável por garantir que seu imóvel irá apresentar um potencial de retorno satisfatório, assim como aumenta a segurança de que existirão interessados em comprar ou locar a sua propriedade em detrimento de outros imóveis similares no mercado.

Desta forma, é interessante que o investidor entenda como identificar as áreas mais bem estabelecidas da cidade, assim como sinais de desenvolvimento dos bairros. A abertura de novos negócios e empreendimentos simboliza o crescimento destes locais, assim como a inauguração de pontos de interesse, como shopping centers e universidades. Com isso, os imóveis nestas áreas são favorecidos pela valorização, se qualificando como boas oportunidades de negócio para os investidores.

4. Pense como seu cliente

Um erro comum cometido pelos investidores é escolher os imóveis de acordo com o seu gosto pessoal. O sucesso do seu investimento imobiliário depende do interesse que os clientes terão pela sua propriedade, tanto em caso de locação quanto venda. Quanto melhor for o seu imóvel em relação aos outros similares do mercado, mais ele será valorizado, e maior será o seu potencial de lucro com a aplicação.

Assim, procure entender as prioridades e as necessidades do seu futuro cliente, e escolha o seu investimento imobiliário com base nesta análise. Se você pretende investir em um apartamento de três quartos, por exemplo, pode imaginar que é um imóvel voltado a famílias. Neste caso, é fácil entender que um imóvel localizado em área residencial, próximo a uma escola de qualidade e ao supermercado, terá maior preferência do que um apartamento com as mesmas características localizado em uma área comercial.

Da mesma maneira, as características do imóvel podem ser levadas em consideração. No exemplo acima, uma sala e área de jantar ampla provavelmente serão mais cotadas do que um espaço gourmet na sacada. Este tipo de raciocínio pode ser aplicado a todos os tipos de imóvel, basta analisar o perfil das pessoas que provavelmente estarão interessadas no seu investimento imobiliário.

5. Cuide bem do seu patrimônio

O sucesso de um investimento imobiliário não está atrelado somente a boas escolhas na hora da compra. É importante que o investidor compreenda que o imóvel é o seu produto, e deve ser zelado como tal. A propriedade deve ser mantida em boas condições de conservação e sempre bem cuidada, de forma a transparecer para os interessados que o imóvel é de qualidade e está sendo preservado adequadamente.

Desta forma, mesmo pequenas manutenções são essenciais para garantir que o seu bem está em boas condições de apresentação, sem manchas de uso, rachaduras nos acabamentos, ou outras marcas do tempo. As instalações devem ser funcionais e potenciais problemas como infiltrações devem ser resolvidos o quanto antes, para evitar maiores avarias.

Reformas parciais também costumam ser bem-vindas, pois o aspecto estético do imóvel costuma ser muito relevante para adquirir a preferência dos interessados, sendo que este tipo de melhoria é capaz de valorizar significativamente o preço de venda ou locação da propriedade. Da mesma forma, a limpeza dos ambientes ajuda a melhorar a apresentação do imóvel e a impressão que os clientes têm do espaço.

6. O sucesso é relativo

Finalmente, é importante manter em mente que o sucesso de um investimento imobiliário é relativo. Nem sempre a alternativa que apresenta maior rentabilidade é a melhor opção para atender aos objetivos do investidor, sendo necessário analisar vários outros quesitos para definir a alternativa que melhor cumpre as expectativas que ele tem com o seu investimento.

Desta forma, um investimento imobiliário pode ser considerado bem-sucedido por um investidor, enquanto não atende às necessidades de outro. Por isso, é imprescindível que o investidor estabeleça os seus objetivos, limitações e capacidades durante a fase de planejamento, para que seja capaz de identificar as oportunidades que melhor satisfazem suas metas de investimento imobiliário.

O sucesso de um investimento imobiliário está relacionado ao impacto positivo que ele é capaz de gerar nas suas finanças, sendo que aplicações com taxas mais altas de rentabilidade são consideradas mais bem-sucedidas. No entanto, o importante é considerar que este investimento esteja atendendo aos seus objetivos como investidor e auxilie no crescimento da sua capacidade financeira.

E você, costuma considerar estes aspectos para garantir o sucesso dos seus investimentos em imóveis? Se quiser continuar aprendendo como investir em imóveis, confira a seguir nosso próximo artigo e descubra qual o seu perfil de investimento imobiliário.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp