O que fazer com seus investimentos imobiliários quando o mercado estiver em baixa?

4 minutos
|28/11/2019
O que fazer com seus investimentos imobiliários quando o mercado estiver em baixa?
Investimento Imobiliário

As baixas do mercado são sempre recepcionadas com apreensão por parte dos investidores. A queda na procura por imóveis causa o resfriamento do mercado, desvalorizando os investimentos imobiliários e reduzindo a capacidade de lucro dos proprietários destas aplicações.

Certamente, esta é uma péssima notícia. Ter um imóvel ocioso pode ser oneroso, e atrasos na locação ou venda da propriedade têm o potencial de gerar despesas para o investidor, além de retardar seu retorno financeiro. Apesar disso, não há motivo para se desesperar, pois você pode, sim, manter os seus investimentos imobiliários rentáveis mesmo em momentos de baixa do mercado de imóveis.

Para isso, é importante entender como o mercado funciona para fazer os investimentos certos e adaptar a sua postura às necessidades deste momento. Confira, a seguir, o que fazer com seus investimentos imobiliários quando o mercado estiver em baixa e mantenha sua aplicação rentável em qualquer situação.

Os investimentos imobiliários nunca param

Um dos vários motivos pelos quais os investimentos imobiliários são considerados aplicações financeiras muito seguras é que imóveis sempre são necessários. Mesmo em momentos de crise, com menos negócios funcionando e muitas pessoas voltando a morar com as famílias, todas as empresas precisam de um espaço para funcionar e todas as pessoas precisam de um lugar para morar.

Portanto, o primeiro passo é manter a calma entender que a demanda por espaço na cidade sempre existe. Períodos negativos na economia podem diminuir um pouco o fluxo dos imóveis, mas em nenhuma situação mercado imobiliário para e sempre existem interessados. Para evitar perdas em caso de vacância nos momentos de baixa do mercado, uma dica interessante é possuir uma reserva de dinheiro dedicada a manter a sua propriedade durante este período, evitando perder o investimento.

Reveja as prioridades neste período

Ficar com o imóvel vago é uma péssima notícia para os seus investimentos imobiliários, uma vez que você deixa de receber renda e deve arcar com as eventuais despesas que ele gera – como impostos, manutenções e taxas mensais. A mudança de postura por parte do proprietário pode ser um grande passo para reverter esta situação.

Em momentos de baixa, a principal prioridade é manter os seus investimentos imobiliários sem perdas. Ajustar o preço, por exemplo, pode diminuir um pouco sua margem de lucro por mês. No entanto, garantir a locação do imóvel mais rápido costuma valer mais a pena do que esperar por um contrato mais lucrativo.

Baixando o valor de um imóvel que você costuma locar por R$1.200,00 para R$1.000,00 com o intuito de garantir um contrato de um ano é mais vantajoso do que manter o seu preço e esperar mais 3 meses para conseguir fechar com um cliente: os meses que você garantiu o recebimento de pagamento compensam o valor a mais que você receberia do contrato mais caro, e você ainda tem a possibilidade de conseguir um contrato mais lucrativo ao fim deste ano porque a situação do mercado já estará diferente.

Cuide da apresentação do seu imóvel

Não é porque o mercado está em baixa e a demanda diminuiu que você deve descuidar da apresentação dos seus investimentos imobiliários – pelo contrário! Com a menor procura por imóveis e, consequentemente, maior número de propriedades disponíveis no mercado, você deve estar atento para manter o seu investimento sempre o mais atrativo possível.

Cuide da sua limpeza periódica, conserte pequenas marcas ou falhas que podem aparecer, e tente destacar tudo que o seu imóvel tem a oferecer. Mesmo pequenos investimentos podem ser o diferencial que fará os clientes darem preferência à sua propriedade frente aos outros imóveis similares do mercado, e serão compensados rapidamente com a conquista dos seus compradores ou novos inquilinos.

A importância de investir em imóveis de qualidade

Garantir a preferência dos clientes é a melhor forma de dar mais segurança para os seus investimentos imobiliários em épocas de baixa do mercado. Investir em imóveis de qualidade de com diferenciais que os destaque das outras opções disponíveis é a chave para chamar a atenção dos clientes interessados e assegurar que o seu negócio será bem-sucedido em qualquer conjuntura.

A Vitacon é especialista em lançar empreendimentos com tendências inovadoras para transformar o modo de vida da cidade e garantir negócios de sucesso para os seus investidores. Confira as oportunidades disponíveis e venha investir com a gente!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp