Como viver de renda de imóveis?

5 minutos
|15/07/2019
Como viver de renda de imóveis?
Investimento Imobiliário

Outras fontes de rendimento, para muitas pessoas, ainda têm um valor de risco ou subjetividade bastante expressivo, o que acaba gerando dúvidas em determinados perfis de investidores. Esse sentimento é compreensível. Afinal, quando se investe na bolsa ou em fundos de investimento, por exemplo, não existe um valor concreto  garantido ali. Por sua vez, a renda de imóveis confere uma segurança e um controle maior. Aquele imóvel é seu. Você pode visualizar a situação e criar oportunidades sólidas a partir disso.

Uma modalidade comum da renda de imóveis é o investimento a partir de aluguéis. Estamos falando aqui do já conhecido proprietário que realiza a locação de seus imóveis. À primeira vista, essa pode parecer ser uma prática simples. No entanto, na realidade, existe uma questão complexa por trás disso tudo. É preciso pensar estrategicamente antes de comprar imóveis de forma impulsiva.

No artigo de hoje, você saberá mais sobre como a renda de imóveis pode fazer parte da sua vida. Para viver de renda com imóveis, não basta gastar e esperar os resultados de braços cruzados – é preciso agir!  Confira como a seguir!

Planejando viver de renda de imóveis

Ter um planejamento sólido é um primeiro passo que, apesar de óbvio, muitos subestimam. A renda de imóveis só pode ser efetiva quando se tem um controle das decisões a serem tomadas. Isso envolve uma série de aspectos que precisam ser avaliados de perto.

Sem um planejamento, o objetivo de viver de renda com imóveis pode cair na simples especulação. Por isso, é importante, antes de executar seu plano, dar dois passos para trás e enxergar o cenário com clareza. Quanto de seu orçamento você pode, de fato, investir nessa linha de negócio? Quais são os planos e os fundos de garantia disponíveis para renda de imóveis?

Definindo um foco para viver de renda com imóveis

De acordo com seus objetivos, a forma de obter renda de imóveis pode tomar caminhos totalmente diferentes. Partindo de seu planejamento, o passo lógico seguinte é definir qual objetivo pautará sua principal estratégia.

Caso você deseje um retorno rápido de sua renda de imóveis, o mais indicado é investir na revenda de imóveis. Ou, caso você tenha um objetivo no longo prazo, talvez o segmento de imóveis ideal seja por meio de locações.

É importante, ao definir um foco para seu objetivo, considerar os fatores econômicos do mercado imobiliário em que você atua. A localização dos imóveis, por exemplo, é um dos fatores de grande influência.

Nesse contexto, a liquidez de apartamentos compactos em grandes centros urbanos é uma grande tendência. Da mesma forma, grandes imóveis em espaços rurais têm uma sazonalidade que pode ser explorada de forma efetiva. Mas tudo depende do objetivo traçado. Viver de renda de imóveis é um objetivo gradual e contínuo ou imediato para você?

Entendendo a renda de imóveis a partir da região

Valores não são imutáveis. O tempo e a região podem impactar totalmente no valor dos imóveis que você pretende investir. Por isso, ter a informação dos preços praticados e sua curva de tendências é crucial.

Modernizações próximas, como shoppings e rodovias, podem valorizar um imóvel. Ou, ainda, pode acontecer o contrário, com repercussões negativas, por exemplo, quando um bairro passa a ser muito inseguro. Se você pretende viver de renda de imóveis, é importante ficar de olho na região que você investe.

O interesse em urbanismo, políticas e planos de governo de prefeituras e economia é um diferencial para os investidores imobiliários obterem sucesso. Para quem deseja viver da renda de imóveis, no entanto, é esperado um aprofundamento nesses tópicos. Como está o mercado imobiliário de sua região? É possível fazer uma previsão realista de valorização de seus principais imóveis?

Buscando ajuda especializada

De acordo com dados, o rendimento médio de imóveis comerciais teve um crescimento de até 25% em relação a imóveis residenciais. Para essas e outras análises confiáveis, muitas vezes não basta somente pesquisar por conta própria. A escolha de um parceiro que possa atuar de forma positiva nesse mercado é um suporte valioso.

Consultar imobiliárias e empresas que possam agir no meio de campo efetivamente para concretizar suas transações é um importante passo. Afinal, viver de renda de imóveis exige que essa relação seja saudável. Priorize empresas que estejam alinhadas com seu planejamento e seus objetivos. Dessa forma, é possível selecionar os imóveis ideais para que essa renda possa ser, inclusive, sua fonte primária de lucros.

E então, pronto para viver de renda com imóveis? Não deixe de conferir as opções de investimento da Vitacon, com segurança e praticidade, você pode se tornar um investidor imobiliário hoje mesmo!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp