Como identificar uma oportunidade de investimento imobiliário?

6 minutos
|24/10/2019
Como identificar uma oportunidade de investimento imobiliário?
Investimento Imobiliário

Você deseja iniciar um investimento imobiliário mas não sabe como identificar uma boa oportunidade? É muito grande o número de novos investidores que descobrem todos os benefícios do mercado imobiliário e desejam aplicar o seu dinheiro de forma segura e rentável. Porém, saber diferenciar os negócios promissores se torna um grande desafio.

Ao analisar as propostas que existem no mercado você pode se deparar com uma infinidade de imóveis diferentes: apartamentos na planta com propostas modernas, imóveis universitários, casas em cidades turísticas, imóveis antigos que necessitam de reforma, entre muitos outros. E, mesmo analisando imóveis com a mesma característica, é possível encontrar os mais diversos valores e particularidades.

Com todo esse universo de possibilidades, tomar uma decisão sobre onde aplicar o dinheiro gera muita insegurança. Afinal de contas, você deseja se certificar de que realmente está aplicando o seu dinheiro em um investimento que pode gerar uma boa rentabilidade no futuro, não é?

Ao longo deste artigo veremos como você pode identificar uma boa oportunidade de investimento imobiliário. Acompanhe.

Compare o preço do imóvel

O primeiro fator analisado para identificar uma boa oportunidade de investimento imobiliário deve ser o preço do imóvel. Essa será a maior despesa do seu investimento e toda a receita gerada com a locação ou venda dessa propriedade terá o objetivo de recuperar o investimento inicial. Ou seja, economizar no momento da compra pode elevar drasticamente a lucratividade da operação.

Imagine que você esteja monitorando os preços dos imóveis de uma região e descubra um apartamento que está 10% mais barato que os demais porque a imobiliária tem urgência em conseguir o valor à vista. Nessa situação, essa economia de 10% pode refletir diretamente no retorno sobre o investimento da operação.

Mas como saber que um imóvel está com um bom preço? O segredo está em fazer boas pesquisas e monitorar constantemente os valores dos imóveis da região em que você deseja investir. Em vez de comprar um imóvel logo na primeira semana de pesquisa, você pode ficar 2 meses apenas analisando. Após esse período, você certamente saberá quando um imóvel está com um bom preço.

Analise os outros gastos do investimento imobiliário

Não se deixe enganar: o valor do imóvel é a maior despesa do seu investimento, mas está longe de ser o único gasto. Após a compra do imóvel ainda será preciso encarar custos com o registro do imóvel, impostos, manutenção, limpeza, entre outros. Esses gastos também precisam entrar no seu planejamento para analisar a rentabilidade que o investimento imobiliário pode gerar.

Essa é uma análise que se torna ainda mais importante quando você compra um imóvel que já possui anos de uso. Nesses casos, é muito provável que você tenha muitos gastos com reparos e manutenções para deixar o local em ótimas condições para ser alugado ou vendido.

Avalie o potencial de valorização da região

O preço é, sem dúvidas, um aspecto essencial para determinar uma oportunidade de investimento imobiliário. Mas o potencial de valorização do imóvel pode ser ainda mais importante na rentabilidade gerada em uma operação no mercado de imóveis.

É possível que existam dois imóveis que custam R$ 350 mil em regiões distintas da cidade. Enquanto um deles sofre uma pequena desvalorização com o passar dos anos, o outro pode estar valendo R$ 400 mil após dois anos. Ou seja, o preço inicial era o mesmo, mas a lucratividade da operação certamente tem uma grande variação.

É justamente por isso que os investidores imobiliários precisam ficar de olho nas regiões que apresentam uma boa perspectiva de valorização – com o surgimento de novos empreendimentos, maior circulação do público, melhoria da infraestrutura, entre outros fatores. Por outro lado, também é preciso ter atenção com regiões que começam a dar sinais de desvalorização.

Alinhe os seus objetivos

Uma boa oportunidade de investimento imobiliário para você talvez não seja vista como uma boa oportunidade para outro investidor. Por mais promissoras que sejam as condições, é preciso levar em conta quais são os seus objetivos antes de aplicar o seu dinheiro.

Você deseja investir em um imóvel para aluguéis de temporada? Com o objetivo de revendê-lo em um curto período de tempo? Ou então para alugá-lo em contratos de longo prazo? As boas oportunidades variam bastante conforme o objetivo buscado.

Essa é uma questão que merece a sua atenção por conta dos riscos que você corre ao fugir do seu objetivo. Se você deseja um imóvel para locação com contratos de longa duração mas acaba comprando um imóvel mais rentável com aluguéis de curto espaço de tempo, será fundamental que você tenha um tempo muito maior disponível para atender todos os visitantes – e uma desorganização pode comprometer a renda gerada.

Busque informações sobre o público

Imagine que você encontre um apartamento de quatro quartos com preços muito atrativos – chegando a custar menos que outros imóveis de três quartos. Após fechar a compra desse imóvel, você resolve disponibilizá-lo para locação. Porém, passam vários meses sem que você consiga encontrar muitos interessados.

É preciso considerar que um apartamento de quatro quartos possui uma demanda inferior aos apartamentos de um, dois ou três quartos. Dependendo da região em que ele estiver localizado, a procura por imóveis tão amplos pode ser muito baixa. Assim, um investimento que parecia muito promissor se transforma em uma grande dor de cabeça.

Antes mesmo de iniciar o seu investimento imobiliário é fundamental que você buque informações sobre o público que pode ter interesse na sua locação ou compra no futuro. Quanto mais o imóvel conseguir satisfazer as necessidades do público, mais fácil será fechar bons negócios – com a possibilidade de elevar o valor cobrado.

Calcule a viabilidade do financiamento

Para os investidores que optam por um financiamento no momento da compra, também é importante calcular com precisão todas as despesas que serão geradas com o passar dos anos. Afinal de contas, o pagamento das parcelas mensais vai consumindo a rentabilidade gerada pelo investimento. A questão financeira é sempre de grande importância para determinar uma boa oportunidade de investimento imobiliário.

Você gostou das dicas para identificar uma boa oportunidade de investimento imobiliário? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp