Preço é um fator determinante para hospedar colaboradores em outra cidade?
Você já ouviu dizer que cliente satisfeito nunca causa problema? O mesmo acontece com os clientes internos da empresa, ou seja, os seus próprios funcionários. Se eles estiverem satisfeitos e motivados, provavelmente o trabalho será mais qualificado e produtivo, o ambiente mais agradável e, consequentemente, tanto a organização quanto o funcionário terão mais ganhos – antes, durante e após a viagem a negócios.
É claro que preço é um fator muito importante, inclusive no contexto de hospedar colaboradores em outras cidades, já que todo o valor que será desembolsado com a viagem sairá do caixa da empresa. Porém, outros pontos como boa localização, conforto, adequação ao perfil da empresa, praticidade e recursos oferecidos, também não podem ser deixados de lado na hora de se planejar uma viagem corporativa.
Para ajudá-lo a compreender melhor esse processo, confira, a seguir, alguns exemplos que demonstram porque é importante pensar em elementos que vão além do preço para definir a hospedagem de seus colaboradores. Acompanhe.
Preço baixo e qualidade na hora de hospedar colaboradores
Praticamente todos os anos os valores de passagem, hospedagem e alimentação são reajustados. Apesar disso, as empresas possuem budgets cada vez mais enxutos para hospedar colaboradores em suas viagens a trabalho.
Fazer mais com menos é o segredo da vez para lidar com essa questão. E saiba que com planejamento e opções inovadoras é possível, sim, atingir tal meta. Para isso, é preciso se atentar às tendências do mercado e abrir possibilidades para o novo. E agora, o novo modelo de hospedagem que está em alta são os apartamentos de aluguel.
Em torno de 30 a 50% mais baratos se comparados aos hotéis de luxo, os apartamentos são a aposta da vez. Ao contrário dos hotéis nos quais os hóspedes se sentem convidados, a proposta dos apartamentos é a oportunidade de “morar”, mesmo que por alguns dias, em uma casa nova.
Isso mesmo, morar! Nesse modelo de hospedagem nada é impessoal, justamente para que os hóspedes possam usufruir de todo o conforto, a praticidade e a segurança necessária para executar o trabalho e poder relaxar nas horas vagas.
Os valores são distintos, é possível encontrar acomodações muito em conta e até aquelas mais luxuosas, com diversas opções de lazer, por exemplo. Para escolher a melhor alternativa, basta avaliar as necessidades do hóspede junto às da organização e o orçamento disponível.
Fatores importantes para hospedar colaboradores
Como vimos, é preciso ir além do preço para prover uma hospedagem adequada a seus colaboradores, para que mantenham a satisfação e a produtividade durante a viagem. Entre os fatores a serem considerados, estão:
1. Localização da hospedagem
A localização é um ponto crucial na hora de planejar as viagens e a hospedagem dos colaboradores. É importante que o apartamento ou hotel esteja próximo aos principais locais que o colaborador precisará visitar durante a viagem.
Considere também a infraestrutura do bairro, o trânsito e as opções de transporte. Muitas vezes, dependendo de onde o funcionário fica, os custos com deslocamentos são até mais altos do que os da própria hospedagem.
2. Conforto
Considerado um dos principais diferenciais das hospedagens em apartamento, o conforto é primordial na hora de avaliar onde hospedar colaboradores. Cama confortável, ar condicionado, wi-fi, área de lazer e outros recursos que podem transformar a viagem de negócios em algo menos impessoal e mais prazeroso.
Leve em consideração que, quanto melhor for a instalação, mais fácil será para o colaborador executar o trabalho que foi proposto.
3. Perfil da empresa e imagem no mercado
É extremamente importante que a empresa considere o seu próprio perfil na hora de escolher o local para hospedar colaboradores. Localização, preços atraentes, cômodos disponíveis, etc. – tudo deve ser estudado e escolhido de acordo com o orçamento disponível, o perfil do negócio, o ramo de atuação, os interesses da viagem.
Também é muito importante lembrar de que, no momento de escolher a hospedagem ideal, a imagem que a empresa quer passar para o mercado deve também ser considerada. No caso de reuniões a serem realizadas no local entre colaborador e clientes atuais ou futuros, esse fator é ainda mais crucial.
4. Recursos oferecidos
Lavanderia, academia, piscina, coworking, itens de cozinha, opções de espaços de lazer – recursos como esses deixam a viagem a negócios mais prática e prazerosa. Cozinhar a sua própria comida, por exemplo, é um diferencial que muitos consideram extremamente relevante, sobretudo aqueles funcionários com alguma intolerância, alergia ou restrição alimentar.
Assim, optar por um local para hospedar colaboradores que vá além de ser um espaço para dormir pode ser importante para o seu bem-estar e sua satisfação e, naturalmente, para manter sua produtividade em alta.
5. Custo-benefício
Sem dúvidas, esse é um ponto central na hora de encontrar a melhor hospedagem para os funcionários. Afinal, o custo-benefício envolve o melhor preço, junto da melhor proposta de hospedagem.
Para encontrar a melhor solução, coloque no papel todas as despesas e necessidades. Estude, planeje e não apenas pesquise preços, mas também negocie descontos e pacotes, ainda mais nos casos em que os colaboradores viajam diversas vezes para a mesma cidade.
E então, ficou mais claro para você que, além do preço, há outros fatores determinantes para hospedar colaboradores em viagem? Para saber mais sobre o tema, confira nosso artigo apresentando os benefícios da boa localização na hospedagem de funcionários.
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