ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101

6 apps que vão lhe ajudar a gerenciar o tempo

Tecnologia • 09/01/2020 • min. 6 apps que vão lhe ajudar a gerenciar o tempo

Hoje em dia, é cada vez mais comum que as pessoas sofram da ‘síndrome do coelho branco’. Na obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, esse personagem está sempre com pressa, correndo, olhando para o relógio e gritando “Oh, meu Deus! Oh, meu Deus! Vou chegar tarde!”. Isso ocorre quando não se consegue gerenciar o tempo adequadamente - e traz consequências negativas para nossa qualidade de vida, saúde e produtividade.

Conforme uma pesquisa feita pelo International Stress Management Association no Brasil (ISMA - BR), entre as pessoas estressadas na faixa entre 36 e 55 anos, 71% consideram a falta de tempo e o excesso de tarefas como os fatores que motivaram seu estresse.

Há diversos recursos que podem ser utilizados para ajudá-lo a gerenciar o tempo mais assertivamente. Neste artigo, apresentaremos exemplos de aplicativos que podem ser úteis nessa tarefa: desde as mais simples até as mais versáteis, essas ferramentas podem otimizar significativamente nossos dias.

Portanto, conheça, a seguir, seis apps que podem ser de grande ajuda quando o assunto é gerenciamento de tempo, seja ele de trabalho ou de lazer. Acompanhe.

Exemplos de aplicativos úteis para gerenciar o tempo

1. Trello

O Trello pode ajudá-lo quando o assunto é gerenciamento de tempo. Esse app é bastante completo e pode ser usado no trabalho, nos estudos ou no planejamento de um projeto para o futuro.

Nele, é possível montar quadros individuais, os chamados boards, que podem ser expandidos e alimentados com tópicos ou listas por meio de cards, muito semelhante a postagens em uma linha do tempo de rede social. Essas postagens também podem contar com arquivos multimídia anexados, como por exemplo, um par de fotos e hyperlinks para ajudá-lo a se lembrar de um local ou de um compromisso, por exemplo.

Outro ponto positivo dessa ferramenta é a possibilidade de compartilhar quadros com colegas, o que pode servir para organizar um cronograma ou estabelecer prazos para um projeto, favorecendo a boa gestão de tempo pessoal e da equipe de trabalho.

2. Rescue Time

Este aplicativo pode revelar qual é o seu verdadeiro desafio quando o assunto é gerenciar o tempo. Ele monitora, tanto no seu computador de mesa quando no seu celular, o quanto do seu tempo você gasta fazendo determinada atividade.

Isso, por muitas vezes, acaba sendo revelador para quem utiliza o Rescue Time. Além dessa funcionalidade de dizer quanto tempo você passou lendo notícias, utilizando redes sociais ou escrevendo um texto, por exemplo, ele permite configurar alertas para que, se acessadas redes sociais por mais de duas horas, você seja avisado.

Com ele, você também pode bloquear sites por um determinado tempo. Se você não gosta do quanto gasta do seu tempo em redes sociais pela manhã, esse app consegue, sendo programado, fazer o bloqueio desse tipo de ferramenta, o que poderá "abrir tempo" em sua agenda para outras atividades mais importantes.

3. OneNote

Esse aplicativo desenvolvido pela Microsoft pode vir instalado em seu telefone diretamente de fábrica, assim como o Microsoft Word e o Excel.

No OneNote, o usuário pode criar blocos de notas para serem utilizados da maneira que mais for conveniente, como para listar afazeres diários ou adicionar um lembrete importante.

Um grande atrativo desse aplicativo é a sua compatibilidade, facilitando o acesso ao seu conteúdo salvo. O OneNote está disponível para iOS, Windows, Android e também para web, podendo ser acessado via navegador de internet.

4. Google Agenda

Já disponível de fábrica na maioria dos telefones que utilizam o sistema operacional Android, o Google Agenda pode ser uma maneira rápida e acessível de gerenciar o tempo.

Esse aplicativo é uma réplica de uma agenda de papel, com o diferencial de poder ser organizado com alarmes. Esse tipo de app pode ser mais úteis para quem não quer funcionalidades extras, só deseja enxergar melhor como seu tempo é empregado, além de organizar e otimizar a sua rotina.

O Google Agenda é facilmente utilizado com qualquer conta de acesso do Google, podendo ser acessado via smartphones ou navegadores de internet.

5. Be Focused

Baseado na técnica Pomodoro, criada na década de 1980 para ser um mecanismo de foco e produtividade, esse aplicativo pode ajudá-lo a verificar como anda a sua produção no trabalho e a gerenciar o tempo mais assertivamente.

Com ele, é possível listar atividades e cronometrar quanto tempo é gasto para cada uma dessas ações, assim, ao final de uma semana de trabalho, por exemplo, é possível analisar a média de quantos minutos são necessários para fazer um relatório ou uma apresentação, por exemplo.

O Be Focused está disponível apenas para iOS, mas o método Pomodoro é fonte de inspiração para outros aplicativos semelhantes, como o Pomello.

6. Evernote

O Evernote é um aplicativo muito popular que permite aos seus usuários a criação de notas com áudios e imagens além de listas de tarefas. O app, além de poder ser usado em celulares, também funciona em computadores.

Uma função interessante desse aplicativo é salvar artigos de textos e da internet para ler em outro momento, o que ajuda a evitar distrações.

Vimos aqui uma série de aplicativos que trabalham em diferentes plataformas e que são capazes de ser bons companheiros para otimizar a rotina. É importante salientar que cada pessoa pode se adaptar melhor a um aplicativo específico, já que as ferramentas podem se adequar melhor para tipos específicos de necessidades. Até mesmo a interface desses apps, bastante diferentes entre si, acabam sendo mais simpáticas para cada perfil de usuário.

Cansado de perder tempo e prejudicar sua produtividade e saúde em meio à desorganização? Experimente esses apps para gerenciar o tempo e ter mais qualidade de vida!

E então, você já utiliza esses apps para ajudá-lo a gerenciar o tempo? Conhece algum outro bom exemplo? Deixe sua mensagem nos comentários!

Relacionados
Investimento Descomplicado

Desde 2009, trabalhamos com
o propósito de reinventar a cidade.

Buscamos soluções inteligentes
de moradia que melhoram a qualidade
de vida de todos.