September de 2018 | Cidade Colaborativa

7 programas paulistanos para quem acabou de se mudar

Não importa de onde veio: se decidiu morar em São Paulo, a cidade tem um lugar para você. O ritmo acelerado que contagia a todos que vivem e trabalham na capital paulista pode acabar deixando em segundo plano atrações únicas. Então, antes que o dia a dia da cidade grande tome conta de você, que tal fazer alguns programas paulistanos?

A seguir, nós destacamos algumas sugestões que são a cara de São Paulo. Veja quais deles têm mais a ver com você e programa os seus próximos dias na terra da garoa!

1 – Experimente um bom pastel

Não há nada em outro lugar do país que se pareça com o pastel de feira paulistano. Há quem diga que é o óleo que já fritou inúmeros pasteis naquele dia que dá um gostinho especial, outros que é a tradição dos imigrantes japoneses, tão numerosos na cidade.

A verdade é que o pastel de São Paulo é uma daquelas coisas que você tem que provar para entender. Seja na feira mais próxima da sua casa, seja em pastelarias espalhadas pela cidade, comer pastel é um dos programas paulistanos mais tradicionais que você pode fazer.

Uma boa pedida é o Pastel da Maria que, depois de ter feito grande sucesso nas feiras livres, ganhou pontos fixos em alguns bairros. O primeiro e mais tradicional deles fica na Rua Fradique Coutinho, no bairro de Pinheiros.

2 – Visitar o MASP

Cartão postal da cidade, ponto de encontro de manifestações, abrigo de feira de antiguidades, reduto de obras de artistas consagrados nacional e mundialmente. Não faltam motivos para fazer uma visita ao Museu de Arte de São Paulo. Localizado no meio da Avenida Paulista, entre os bairros Jardins e Bela Vista, o MASP pode ser facilmente acessado de metrô ou pelas principais vias da cidade. O museu reúne mais de 10 mil obras entre pinturas, esculturas, fotografias, vídeos, objetos e vestuário de diversos períodos e países e não pode ficar de fora dos programas paulistanos para fazer em um dia livre. 

3 – Conheça o Parque da Independência, um clássico dos programas paulistanos

Marco histórico nacional, a atração está localizada no bairro do Ipiranga, onde fica o rio de mesmo nome, famoso pela proclamação da independência do Brasil. O Museu da Independência, também situado no local, está fechado para reformas, porém o parque por si só já vale a visita – a previsão é que ele seja reaberto ao público em 2022. 

A área verde é inspirada nos jardins franceses, como o Jardin de Tuileries, que fica em frente ao Museu do Louvre em Paris. Uma boa dica é conferir a programação de shows ao ar livre que acontecem no local.

4 – Passe uma tarde no Parque do Ibirapuera

Não por acaso, o Ibirapuera é um dos redutos da cidade que os paulistanos mais se orgulham. O parque reúne uma ampla área verde com ambientes para lazer e cultura.

Além dos gramados convidativos para um piquenique e locais próprios para vários tipos de esportes, o “Ibira” – como é carinhosamente chamado pelos frequentadores – tem espaços culturais projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que abrigam importantes exposições de artistas nacionais e internacionais – uma dica que não poderia faltar na nossa lista de programas paulistanos.

5 – Assista a uma peça de teatro

Se você veio de uma cidade com poucas opções culturais, em São Paulo não terá mais desculpa para não mergulhar no mundo do teatro. De peças gratuitas ou muito baratas em pequenos centros culturais a grandes produções em salas de espetáculo dentro de shopping centers, a capital paulista tem as mais variadas opções.

O TUCA, Teatro da PUC-SP, em Perdizes, e o Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, no bairro de mesmo nome, são alguns exemplos. Que tal conferir a programação e garantir o seu ingresso?

6 – Admire os grafites

Quem vê São Paulo como uma cidade cinza não está olhando para as paredes certas. A arte urbana é uma forte característica da cena paulistana, e os grafites estampam muros de diversos bairros. Um bom lugar para começar são as ruas de Pinheiros. A sugestão é esticar o passeio um pouquinho e ir até a Vila Madalena, bairro vizinho onde fica o famoso e colorido Beco do Batman.

7 – Assista a um concerto na Sala São Paulo

Na antiga sede da Estrada de Ferro Sorocabana, onde funciona atualmente a estação de trem Júlio Prestes, está a Sala São Paulo. Considerada a melhor sala de concertos da América Latina, a casa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo une modernidade e história para oferecer a acústica perfeita. Aos domingos, o espaço oferece apresentações gratuitas.

Já deu para perceber que existem programas paulistanos para todos os gostos, não é? Você já pensou em morar perto dessas atrações? Conheça nossos empreendimentos e descubra qual deles foi feito para você!

Compartilhe

Comente

0 Comentários

Entre em contato
com a gente
>
Pelo whatsapp

É só clicar (11) 97534-6551 e enviar um oi.

Pelo telefone

Liga pra gente: (11) 3588-4101.

Pelo chat

É só clicar.

Quero agendar uma reunião

Você escolhe onde e quando.

Chat

Reunião