5 parques suspensos pelo mundo para inspirar seu dia

Ninguém pode negar que uma cidade com verde é um lugar mais agradável para se viver. Mas, em grandes centros urbanos, já tão cheios de edificações e de asfalto, como fazer para tornar as áreas mais arborizadas e criar espaços de descanso e lazer? Metrópoles de todo o mundo encontraram nos parques suspensos a resposta para essa pergunta.
Nova York, Paris, Seoul, Sydney e Tóquio são algumas das cidades que transformaram antigas vias férreas, ou de automóveis, em parques que funcionam como áreas de lazer e espaços culturais. Conheça estes impressionantes parques suspensos espalhados pelo mundo e inspire-se!
#1 Parque linear High Line – Nova Iorque
Quem diria que uma antiga linha de trem abandonada poderia se tornar uma área verde e ponto turístico? Pois foi isso que aconteceu com o High Line, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Uma linha férrea elevada, construída em 1933, que levava trens de carga do sul de Manhattan para Midtown, hoje, dá lugar a um dos parques suspensos mais famosos do mundo.
Depois de quase ser demolida pela prefeitura em 2001, a estrutura foi salva por um movimento popular, que levantou recursos para a criação do parque, inaugurado em 2009.
No High Line, com aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão, é possível passear por jardins com mais de 500 espécies de plantas e árvores, admirar obras de arte, assistir a apresentações culturais gratuitas, entre outros eventos.
#2 Promenade Plantée – Paris
A cidade luz também teve uma tradicional linha férrea, ainda mais antiga, transformada em parque. O Coulée verte René-Dumont ou, como é mais conhecido, Promenade Plantée, foi inaugurado em 1988, sobre a linha de trem existente desde 1859. O caminho que ele percorre começa atrás da Ópera da Bastilha e vai até o parque Bois de Vincennes.
Mais frequentado por parisienses do que por turistas, é uma boa pedida para quem quer fugir do roteiro turístico padrão de Paris. O Promenade Plantée tem 4,5 km de área verde e belas vistas do que há de mais tradicional e moderno na capital francesa.
#3 Seoullo 7017 – Seoul
Na capital da Coreia do Sul, a ideia foi usar um viaduto dos anos 70. Em coreano, Seoullo significa “jardim do céu”, e o número 7017 é uma referência às datas de construção de viaduto (1970) e da inauguração do parque (2017).
Além de ser uma área arborizada, o local conta com um playground para crianças e buracos cobertos de vidro no chão, para que os passantes possam ver a rua abaixo dos seus pés.
#4 The Goods Line – Sydney
Outro parque suspenso construído sobre uma antiga linha férrea está na cidade de Sydney, na Austrália. The Goods Line usa o conceito de “campus público”, onde a população e os turistas têm à disposição não só uma área verde, de descanso e lazer. O local é palco de festivais e outras atividades, além de ter academia ao ar livre, mesas de pingue-pongue, área de recreação para crianças e mesas com tomadas elétricas e Wi-Fi para estudantes.
#5 Log Road Daikanyama – Tóquio
A capital japonesa não ficou atrás na tendência de criar parques suspensos em antigas linhas férreas. O conceito do Log Road Daikanyama, porém, é um pouco diferente: ele nasceu como um centro comercial, com charmosas e elegantes lojas construídas com madeira, em meio a muito verde e áreas de descanso com bancos.
No espaço, construído sobre a antiga linha de trem de Tóquio, há, também, cervejaria, café e lanchonete para que, depois das compras, o público aproveite para fazer um lanche nas mesas de piquenique localizadas na plataforma elevada ao fim da passarela.
E você, conhece esses parques suspensos? Incluiu algum deles no roteiro da próxima viagem?
Leia também

Incorporadora passa a aceitar pagamentos em bitcoins após parceria com exchange
Vitacon aceitará ativos digitais para quitação parcial ou total de imóveis. Acordo com Mercado Bitcoin prevê que exchange receberá criptos dos clientes, fará a conversão em reais e repassará a quantia para a incorporada

Por que você deve diversificar os investimentos?
Diversificar os investimentos reduz os riscos e pode aumentar a rentabilidade. Descubra como colocar isso em prática.

Entrevista: Incorporadora se inspira no Tetris para lançar apartamento que cresce ao gosto do freguês
O imóvel ficou pequeno demais depois que o filho nasceu? Compra a unidade vizinha (ou de cima ou debaixo) para ganhar mais espaço. Separou e o apartamento ficou grande? Divide ao meio, então. É essa flexibilidade de configuração que está por trás do Pixel Life, novo empreendimento da Vitacon que será lançado neste semestre.
Novidades Vitacon
Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão: