Imóvel novo ou usado para investir?
É muito comum que investidores imobiliários se sintam desafiados com muitas escolhas diferentes na hora de escolher em que imóvel investir. Afinal, o mercado imobiliário oferece muitas opções diferentes de investimento, o que faz com que seja ainda mais fácil ficar incerto sobre qual é a melhor alternativa para fazer uma decisão de negócio tão importante. Uma das maiores dúvidas enfrentadas pelos investidores neste momento de decisão é: imóvel novo ou usado? Qual oferece mais vantagens para o meu negócio?
A verdade é que tanto um imóvel novo quanto um usado terão vários benefícios e desvantagens, e não existe uma resposta absoluta sobre qual das duas opções é mais vantajosa para um negócio imobiliário. Tudo vai depender dos seus objetivos e capacidades com o seu investimento. Apesar disso, entender melhor as diferenças que existem entre um imóvel novo e um usado pode ajudar bastante na hora de definir qual a melhor opção para você.
Assim, explicamos aqui algumas das principais distinções entre um e outro, e explicamos o que isto significa para o ponto de vista de um investidor. Confira a seguir alguns aspectos que você deve considerar ao decidir por um imóvel novo ou usado para investir, e garanta que vai escolher a melhor opção para o sucesso do seu negócio.
Diferenças no preço de aquisição
Uma das diferenças entre um imóvel novo e um usado é o preço cobrado para aquisição. De forma geral, um imóvel novo custa até 30% a mais do que um imóvel usado com características similares. Além disso, costuma ser mais difícil negociar o preço com a construtora ou proprietário no caso de um imóvel novo, sendo mais fácil conseguir descontos na hora da compra de um imóvel antigo.
No entanto, existe também a opção de comprar o seu imóvel na planta, para quem quer investir em um imóvel novo. Esta opção também oferece grandes descontos para o investidor, sendo que em troca ele deve aguardar o término da construção para poder usufruir do seu investimento.
Para casos de financiamento, também pode ser bastante relevante definir entre um imóvel novo ou usado antes de realizar o seu investimento. Existem situações em que há uma diferença na taxa de juros cobrada pelo banco, sendo que o imóvel novo pode possuir taxas de juros menores do que um imóvel usado, sendo necessário planejar com antecedência para encontrar taxas de juros justas para o seu investimento.
Condições do imóvel e necessidade de manutenção
Adquirindo um imóvel novo, o investidor terá a garantia de que tudo está em ordem na propriedade e que ela se encontra em ótimas condições. Assim, é necessário somente realizar manutenções para mantê-lo em bom estado conforme o tempo for passando.
Um imóvel antigo, por sua vez, costuma apresentar necessidade de manutenções mais frequentes para se manter em boas condições. Além disso, o próprio uso do imóvel costuma deixar marcas de utilização e manchas do processo de envelhecimento da construção, o que pode levar à necessidade de reformas mais significativas para restaurar a beleza e funcionalidade da propriedade.
Embora para esta análise também devam ser analisados outros fatores, como o tipo de construção, materiais utilizados e a conservação do imóvel, um imóvel novo possuirá vida útil mais longa que a de um imóvel usado – o que significa que você poderá usufruir da renda gerada por ele por mais tempo e com menor necessidade de novos investimentos para manter a sua propriedade em boas condições.
Aspecto legal e documentação
Não é incomum encontrar imóveis usados que geram dor de cabeça na hora da aquisição. Problemas de documentação desatualizada ou extraviada, assim como taxas e multas atrasadas a pagar, são relativamente comuns e exigem que o investidor passe por mais trabalho para conseguir realizar a aquisição do seu imóvel. Não ter a documentação em ordem é ainda mais complicado para quem quer fazer um financiamento, pois o banco será bastante cuidadoso neste sentido antes de aprovar o empréstimo.
Um imóvel novo, por sua vez, costuma ser bem mais tranquilo e apresentar menos problemas com a sua documentação. A construtora fornecerá todos os documentos necessários, e o investidor será responsável somente por conferir se está tudo certo, e garantir que o imóvel está com o pagamento de todas as taxas e impostos em dia.
Padrão estético e atratividade
É possível notar diferenças no aspecto estético de imóveis novos e antigos, e até mesmo contraste entre o tamanho e características construtivas. É comum que imóveis antigos tenham áreas maiores, com ambientes mais espaçosos do que um imóvel novo. Em contrapartida, o imóvel novo costuma ter plantas que aproveitam melhor a área existente e potencializam o uso de cada metro quadrado da propriedade.
Além disso, os imóveis mais novos tendem a ter ambientes mais integrados e com maior visibilidade entre os recintos e com a área externa, além de apresentar padrão estético mais moderno e arrojado. Os imóveis mais antigos, por sua vez, costumam ter ambientes definidos e menos opções de personalização sem a realização de reformas, pois apresentam menos pontos de luz e tomadas. Além disso, costumam ter as superfícies mais desgastadas e apresentar marcas de uso, perdendo pontos no quesito estético e de atratividade.
Fornecimento de comodidades e inovação no imóvel novo
Os empreendimentos mais novos possuem a vantagem de oferecer mais áreas de lazer e comodidades para os usuários dos imóveis. Assim, um imóvel novo normalmente conta com mais atrativos para os clientes porque proporciona maior qualidade de vida e conforto para os seus usuários. As novidades apresentadas pelos imóveis novos também são um ponto positivo, pois aumentam o interesse dos clientes no seu negócio e valorizam a sua propriedade em relação às outras que já existem no mercado.
É possível realizar ótimos negócios com um imóvel novo, assim como com um usado. O importante é analisar as características de cada um para definir qual a melhor opção para o seu investimento neste momento.
E você, já havia considerado todas as diferenças que um imóvel usado apresenta em relação a um imóvel novo? Gostou das nossas dicas sobre como escolher o melhor tipo de imóvel para os seus negócios? Confira também nosso artigo sobre como calcular a liquidez dos imóveis de investimento e continue aprendendo tudo que precisa saber para investir em imóveis de forma segura e lucrativa!
Leia também
Entenda a estratégia da Vitacon ao entrar no mercado de recompra de seus imóveis
A Vitacon, conhecida pelos imóveis compactos em regiões valorizadas, tem uma nova estratégia para aumentar a atratividade dos seus empreendimentos.
Muito focado nas taxas de capitalização? Entenda porque você pode ser o próximo sacrifício
Veja os riscos de apostar somente nas taxas de capitalização e descubra como fazer uma análise mais completa para garantir o sucesso dos seus investimentos.
Plantão digital: como incorporadoras mantêm as vendas durante o isolamento social
A Vitacon readaptou alguns estandes para reabertura dos espaços, mas continua investindo em vendas digitais.
Novidades Vitacon
Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão: