O que define o lucro de uma operação imobiliária?

5 minutos
|14/05/2019
O que define o lucro de uma operação imobiliária?
Investimento Imobiliário

Em um primeiro momento, o investidor iniciante pode pensar que estabelecer lucro em uma transação imobiliária é uma tarefa simples. No entanto, essa visão não se concretiza com tanta facilidade no mercado. O que, de fato, determina o sucesso de uma operação imobiliária não é apenas um fator, como uma soma ou uma subtração, mas uma série de itens que, se levados em conta são capazes de gerar e de otimizar melhores resultados.

Pensando nisso, neste artigo, apresentaremos alguns pontos que são responsáveis pelo sucesso de uma operação imobiliária. A seguir, saiba mais sobre o que define o lucro nesse mercado.

O que é o lucro de uma operação imobiliária?

Em qualquer tipo de transação, pode-se resumir lucro como a diferença positiva entre a aquisição e a negociação de algo. Em termos de investimentos, o lucro também é compreendido como um ganho de capital.

No entanto, em uma operação imobiliária, o lucro real para o investidor é obtido somente após a subtração de todos os custos envolvidos na transação – embora, para a declaração do lucro e o cálculo do imposto, tal fator não seja considerado.

Por exemplo: se você comprou um apartamento por 300 mil, mas precisou fazer reformas e melhorias que – entre insumos e mão de obra – gerou um gasto de 15 mil, esse valor deverá ser levado em conta na hora de precificar seu imóvel e calcular o lucro.

Também deve-se ter em mente a incidência de imposto sobre lucro imobiliário. Com a Medida Provisória 692/15, passou-se a adotar uma escala para definir essa tributação. Assim, imóveis com até R$ 1 milhão de lucro apresentam uma taxa de 15%. Por sua vez, para maior ganho de capital, a tributação também é superior – podendo chegar a 30%. Entretanto, é possível obter isenção desse valor, conforme alguns critérios dispostos na lei.

Para esse processo e para a correta declaração do imposto de renda levando em conta a operação imobiliária, contar com o apoio de um contador pode ser fundamental.

Começando a investir para ter lucro em operações imobiliárias

O mercado imobiliário oferece boas oportunidades de lucro para investidores dos mais variados perfis. No entanto, para isso, é preciso planejamento e conhecimento sobre sua dinâmica a fim de identificar as melhores formas de tornar uma operação rentável.

A seguir, confira algumas dicas iniciais para ajudá-lo nessa preparação.

Planejamento para dar os melhores passos para obter lucro imobiliário

Poucas coisas são mais frustrantes para um investidor do que perceber que realizou uma compra ou uma venda em um momento equivocado. Para evitar esse tipo de problema que impacta tão negativamente no lucro de uma operação imobiliária, a solução passa por um bom planejamento.

Um investidor deve sempre planejar suas ações. Nunca adquirir ou vender imóveis de cabeça quente, no calor do momento ou por impulso, para aproveitar rapidamente uma oportunidade – mas sem conhecê-la em detalhes.

Dessa forma, estudando os rumos que serão tomados, é possível evitar, por exemplo, vender um imóvel pouco antes da região ser valorizada drasticamente por um novo empreendimento.

Naturalmente, para os investidores de perfil mais ousado, é possível estabelecer uma margem para riscos e apostas que possam elevar ainda mais seus lucros. Ainda nesse tipo de cenário, o planejamento também é potencialmente útil para se estar, de fato, preparado para identificar e aproveitar as oportunidades mais pontuais do mercado imobiliário.

Domínio de seus investimentos

Este é um dos principais pontos definidores de um resultado positivo em uma operação imobiliária: o quanto o investidor conhece de seus próprios investimentos.

Ter ciência de detalhes como acabamentos que valorizam um apartamento, singularidades de um determinado condomínio até aspectos um pouco mais significativos como posição solar, ventilação e nível de ruído no imóvel podem fazer o investidor ter mais lucro em suas operações imobiliárias.

Ainda, questões como a vizinhança – incluindo a comercial – e a segurança também são cruciais para garantir boas negociações.

Estabelecimento de metas e objetivos da sua operação imobiliária

Aqui temos uma questão clara de perspectiva: você precisa saber onde quer chegar para poder efetivamente alcançar seus objetivos. Sem uma meta afixada, suas direções práticas perdem em efetividade, ficam dispersas e não localizam um esforço específico.

Já se o investidor vislumbra um objetivo, tanto o planejamento quando as possibilidades futuram ficam mais claros, tornando possível que sejam montados planos de ação, estipulados prazos, metas e investimentos para o futuro no médio e longo prazo.

Essa necessidade de projeção do futuro é essencial nas operações imobiliárias, uma vez que lida-se com um mercado que mantém-se relevante e com demanda ativa ao longo do tempo.

Com objetivos claros em mente, inclusive a entrada nesse mercado se torna mais esclarecida para novos investidores. Como estamos tratando de uma ampla gama de possibilidades, objetivos fixos podem indicar caminhos e até mesmo atalhos, sinalizando as portas pelas quais o novo investidor acessará esse mercado.

E então, pronto para ter lucro com suas operações imobiliárias? Para continuar se aperfeiçoando, baixe gratuitamente nosso infográfico mostrando como dobrar o valor da sua carteira de imóveis.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp