Como funciona o crowdfunding imobiliário para investidores?

6 minutos
|27/11/2018
Como funciona o crowdfunding imobiliário para investidores?
Investimento Imobiliário

O investimento imobiliário é um mercado que sempre se mantém dinâmico e apresentando alternativas inovadoras para se reinventar, tendo como uma de suas novidades o surgimento do crowdfunding imobiliário.

O crowdfunding imobiliário é uma nova modalidade de investimento em imóveis que vem movimentando o mercado e atraindo cada vez mais investidores com as suas vantagens. Ainda em crescimento no Brasil, esta nova forma de investimento já é bem conhecida em outros países há anos, e vem apresentando ótimas projeções de expansão.

No entanto, muitos investidores ainda não sabem como funciona o crowdfunding imobiliário e de que formas poderiam explorar esta nova modalidade de investimento para alavancar os seus negócios.

Confira, a seguir, como surgiu esta maneira de investir e como ela está impactando o mercado imobiliário.

Como funciona o crowdfunding imobiliário?

O crowdfunding já é amplamente conhecido como uma modalidade de financiamento coletivo, a partir do qual grupos de pessoas se unem para aplicar o seu dinheiro em projetos dos mais variados tipos. Com isso, o incorporador é capaz de realizar o objeto do financiamento, para, então, devolver aos investidores algum tipo de retorno pelo investimento. Isso sempre foi utilizado para a construção de produtos tecnológicos, objetos e até mesmo produção de filmes independentes – tudo realizado através de plataformas de investimento onde as pessoas podem ter acesso a novas ideias e escolher apoiá-las financeiramente.

No crowdfunding imobiliário, o conceito é o mesmo: um grupo de pessoas interessadas em realizar um mesmo investimento se une para aplicar o seu dinheiro em um empreendimento de forma conjunta. A partir disso, o projeto pode ser executado e passar a gerar retorno – que será, então, revertido aos seus investidores originais.

Quais são as vantagens desta modalidade de investimento?

O crowdfunding imobiliário possui várias características únicas no mundo dos investimentos em imóveis, o que lhe garante vantagens em relação às outras aplicações imobiliárias.

Por ser uma forma de financiamento coletivo, o crowdfunding imobiliário necessita de um investimento inicial muito menor do que o necessário para a realização da aplicação do dinheiro em um empreendimento. Desta forma, esta modalidade de investimento dá acesso a grandes projetos para pessoas com menor poder de financeiro, fazendo com que investidores menores sejam capazes de participar de empreendimentos grandes, que antes eram acessíveis somente a poucas pessoas. Assim, o crowdfunding imobiliário facilita a entrada de qualquer investidor em mercados maiores – enquanto mantém taxas de rentabilidade muito interessantes.

No entanto, os investidores ainda ficam em dúvida quanto às diferenças entre o crowdfunding imobiliário e os FIIs, ou fundos de investimento imobiliário, que são formas de investimento coletivas mais conhecidas no país. Em relação aos FIIs, o crowdfunding imobiliário apresenta as vantagens de ter maior transparência e retorno sobre as operações – o que vem garantindo a preferência de muitos investidores que conhecem esta nova modalidade de investimento.

Outra vantagem é que esta é uma ótima forma para os investidores diversificarem os seus investimentos. O setor do crowdfunding imobiliário é um dos mais beneficiados pela queda das taxas de juros, que pode ser um problema para outros tipos de investimento.

Além disso, esta modalidade de facilita que os investidores sejam capazes de tirar proveito da grande diversidade existente no mercado imobiliário – podendo realizar investimentos menores em imóveis variados, enquanto aproveitam da mesma segurança e potencial de valorização a que as formas tradicionais de investimento imobiliário têm acesso. Assim, o crowdfunding imobiliário pode ser uma ótima oportunidade para alavancar os negócios de qualquer investidor.

Qual o rendimento esperado?

Apesar de todas as suas vantagens, um de seus maiores atrativos é que o crowdfunding imobiliário apresenta um ótimo potencial de retorno. Normalmente, as plataformas dessa modalidade possuem uma rentabilidade mínima garantida maior do que a lucratividade em cima de outros tipos de investimento oferecidos, tanto em bancos quanto em corretoras, o que atrai muitos investidores para esta área e alavanca o crescimento desta modalidade frente ao mercado.

Esta é uma modalidade de investimento regulada?

Sim. Apesar de ainda novo por aqui, o crowdfunding imobiliário já vem sendo realizado no país há alguns anos. Com isso, ele já é regulado no Brasil desde julho de 2017, com a Instrução CVM número 588, que disserta sobre o crowdfunding de investimentos, em que está incluso o crowdfunding imobiliário. Esta Instrução foi disposta pela Comissão de Valores Imobiliários, que regula o mercado de capitais, e é considerada uma das mais modernas do mundo – garantindo a segurança jurídica de quem pratica esta forma de investimento no país.

Quais as perspectivas de crescimento do crowdfunding imobiliário?

Esta modalidade de investimento vem movimentando milhões de reais aplicados na construção civil anualmente. No entanto, em diversos lugares do mundo, o crowdfunding imobiliário já está mais maduro: nos Estados Unidos, por exemplo, existem plataformas para esta modalidade de investimento que são capazes de arrecadar mais de 100 milhões de dólares para um só empreendimento.

Mas não é só nos Estados Unidos que esta ideia deu certo. Em toda parte do mundo existem exemplos de plataformas que se utilizam até mesmo do compartilhamento dos projetos em mídias digitais para alavancar o setor imobiliário. E esta modalidade de investimento não é utilizada apenas para financiar o início de projetos: é possível, também, encontrar empresas que efetuam a venda de unidades prontas através destes financiamentos. Assim, o investidor compra uma parte do imóvel e recebe um valor de aluguel proporcional à sua parcela – um retorno de 20% em cima do seu investimento inicial após a venda do imóvel.

Mesmo que ainda não tenha o mesmo alcance que com os investidores americanos, o crowdfunding imobiliário vem gradativamente ganhando mais espaço e crescendo no Brasil. E a perspectiva é boa: a Forbes publicou um artigo que apresenta estimativas que apontam que o crowdfunding imobiliário seja avaliado em mais de 300 milhões de dólares até 2025. Por isso, fique de olho – esta pode ser uma ótima oportunidade de investimento e que está movimentando o mercado.

Sem dúvidas, o crowdfunding imobiliário pode ser uma ótima alternativa para quem quer investir em imóveis de forma facilitada e segura. E então, você já conhecia? O que achou desse novo método de investimento coletivo em imóveis? Deixe seu comentário e até a próxima. 

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp