Como funcionam os prédios inteligentes?

5 minutos
|07/02/2020
Como funcionam os prédios inteligentes?
Tecnologia

Os prédios inteligentes não são uma moda passageira, mas sim um conceito de construção que já existe no mercado há muitos anos. Utilizando ferramentas tecnológicas para facilitar o dia-a-dia dos usuários da edificação e oferecer uma grande gama de benefícios, este tipo de imóvel está se tornando cada vez mais popular e vem transformando a relação das pessoas com o espaço construído.

Com o lançamento de novas tecnologias com o passar dos anos, aplicações progressivamente mais criativas e eficientes de soluções inteligentes para as edificações vêm sendo possíveis, aumentando exponencialmente a sustentabilidade dos imóveis e o conforto proporcionado aos seus usuários. Desta forma, é possível afirmar com segurança que a utilização de ferramentas digitais nas construções é o futuro do mercado imobiliário.

Por conta de todas as suas vantagens, os prédios inteligentes também estão sendo muito valorizados. Cada vez mais clientes procuram estas edificações para se beneficiar dos seus diferenciais, enquanto os investidores imobiliários devem estar atentos para aproveitar esta tendência que vem movimentando o capital e utilizar os prédios inteligentes a favor dos seus negócios.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer melhor este conceito que vem dando o que falar. Veja a seguir como funcionam os prédios inteligentes e entenda por que esta solução está transformando o mercado de imóveis.

O que é um prédio inteligente?

Os prédios inteligentes são edificações que utilizam ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida dos seus ocupantes e aumentar a eficiência das construções, tanto em imóveis residenciais quanto comerciais. Estes sistemas são capazes de receber comandos à distância, perceber padrões de utilização e trocar dados relevantes entre si – tudo visando o melhor funcionamento possível dos recursos disponíveis.

Desta forma, os prédios inteligentes não são apenas capazes de executar instruções e programar ações. Eles podem ativamente sugerir soluções que melhorem o desempenho do edifício e promovam mais conforto e facilidade para os seus usuários.

Quais as vantagens dos prédios inteligentes?

As vantagens que estas ferramentas tecnológicas oferecem aos prédios inteligentes e seus ocupantes são inúmeras. Por um lado, elas são capazes de promover comodidade e mais praticidade em tarefas rotineiras atendendo a comandos por voz e por aplicativo para fazer diversas atividades, como controlar os níveis de luz, a temperatura do ambiente, ligar eletrodomésticos ou ser avisado quando a roupa está seca, por exemplo.

No entanto, os prédios inteligentes podem fazer muito mais do que isso. Eles são capazes de desligar aparelhos quando não estão em uso e se programar para que sejam ligados somente quando necessário, por exemplo, evitando gastos de energia. Isso não apenas é um grande passo para aumentar a sustentabilidade da edificação como também tem reflexos diretos no bolso do usuário, promovendo economia nos custos com eletricidade e água do imóvel.

Estas novas funcionalidades também são muito eficientes no aumento da segurança. Os sistemas de vigilância estão sendo integrados com ferramentas de reconhecimento biométrico e acionamento por aplicativos, maximizando o controle de acesso de pessoas dentro das edificações. Assim, é possível manter um registro de todas as pessoas que estiveram no prédio e permitir a entrada de visitantes sem sair de casa.

Transformando a vida na cidade: conheça os empreendimentos da Vitacon

Embora possam parecer um sonho, os prédios inteligentes já são parte da nossa realidade. Conhecendo esta grande tendência no mercado de imóveis, a Vitacon é uma empresa referência no lançamento de empreendimentos inovadores, integrando aos projetos diversos sistemas e tecnologias para facilitar o dia-a-dia dos seus usuários.

Por isso, vem há anos disponibilizando novas edificações comprometidas em transformar a vida dos seus moradores e promover a sustentabilidade dentro da cidade, contando com inúmeras soluções para aumentar a praticidade da rotina dos ocupantes. Mais do que isso, os empreendimentos da Vitacon contam com um sistema integrado de serviços especializados que podem ser controlados pelos usuários através do seu celular, criando um ecossistema de parcerias para facilitar ainda mais a vida dos seus moradores.

São vários conceitos de economia compartilhada, prédios inteligentes e sustentabilidade ambiental sendo colocados em um só lugar. Além de controlar tudo no seu imóvel através da internet, o ocupante ainda conta com uma série de serviços disponibilizados para serem pagos conforme o uso – resultando em mais comodidade e economia para o dia-a-dia.

Os nossos empreendimentos são construções modernas e transformadoras, pensadas em cada detalhe para aproveitar o melhor que a tecnologia tem a oferecer. Visite o site da Vitacon para conhecer todas as nossas soluções, conversar com a nossa equipe ou conferir as oportunidades de investimento disponíveis.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp