O que esperar de um apartamento em condomínio coliving?

6 minutos
|16/08/2019
O que esperar de um apartamento em condomínio coliving?
Millennial Trends

Coliving e compartilhamento são termos que farão, cada vez mais, parte do universo imobiliário. Eles se referem a tendências que estão super em alta em diversos lugares do mundo, e que começam a se consolidar, também, no Brasil, por meio dos apartamentos em condomínio coliving.

No entanto, por inovar e diferir em alguns aspectos das propostas mais tradicionais de moradia, esses empreendimentos geram dúvidas.

Neste artigo, compreenda melhor o que esperar ao escolher morar em um apartamento em condomínio coliving. Acompanhe.

O que é um condomínio coliving?

Em tradução livre, o termo coliving significa vivência em conjunto. No mercado imobiliário, ele é um estilo de habitação no qual pessoas decidem morar em um mesmo local, compartilhando áreas, serviços e experiências. Normalmente, o condomínio coliving apresenta uma área privativa e uma ampla variedade de ambientes para uso comum.

Essa alternativa tem conquistado mais adeptos em função, por exemplo, da falta de espaço nas regiões mais visadas das metrópoles, de os núcleos familiares estarem mais compactos, de as pessoas preferirem o direito de uso ao de posse e valorizarem cada vez mais a praticidade e a otimização de tempo, entre outros aspectos.

O que esperar ao optar por esse tipo de moradia?

1. Compartilhamento de experiências

Uma das premissas e das maiores vantagens do condomínio coliving é, mesmo, a possibilidade de compartilhar experiências com outros moradores. Esses espaços estimulam a troca, o networking, a boa convivência, o senso de comunidade, o que possibilita ampliar sua rede de amizades, aprender com outras pessoas e compartilhar saberes e experiências.

2. Moradias modernas e alinhadas à tecnologia

Algumas pessoas relacionam o coliving com as repúblicas de estudantes. Há, em comum, o compartilhamento de espaços, no entanto, ao escolher um apartamento em condomínio coliving, há opções muito mais sofisticadas e tecnológicas.

Por exemplo, há empreendimentos mais recentes que utilizam a Internet das Coisas (IoT) e a automação residencial em suas unidades – com isso, ganha-se, e muito, em praticidade.

Diversos recursos dos apartamentos são comandados por voz e via apps. Já pensou ter uma cafeteira que, diariamente no horário programado, prepare um delicioso café para você começar o dia disposto? Ou sua geladeira “avisá-lo” de que algum produto terminou? Sim, isso já é possível em alguns condomínios coliving!

3. Mais sustentabilidade

Justamente por estimularem o compartilhamento e um comportamento mais consciente, os empreendimentos coliving tendem a demonstrar uma orientação mais sustentável.

Há espaços com hortas compartilhadas, para que os moradores plantem seus próprios alimentos orgânicos, práticas para o uso consciente de energia elétrica e água, entre outras ações boas para o meio ambiente e para a rotina dos moradores.

4. Ambientes otimizados

No condomínio coliving, tudo é otimizado. Comumente, a área privativa é mais compacta do que a de apartamentos convencionais, no entanto, isso não quer dizer que se tenha menos conforto ao morar nessas unidades! Na verdade, cada metro desses empreendimentos é pensado e planejado para ser o mais produtivo possível!

Assim, o uso de móveis feitos sob medida e de outras soluções tecnológicas e arquitetônicas garante ambientes privativos cômodos, bonitos e práticos, abrindo espaço para áreas comuns diversificadas, modernas e com capacidade para atender às necessidades de seus moradores.

5. Mais praticidade no seu dia a dia

Perder tempo se deslocando para a academia ou lavanderia? Essa não é a realidade de quem escolhe morar em um condomínio coliving moderno! Esses empreendimentos são projetados para trazer mais praticidade e comodidade aos seus moradores.

Além de espaços comuns, há serviços, ferramentas e meios de transporte compartilhados – tudo para facilitar a sua rotina!

E como as áreas privativas são mais compactas, a limpeza e a organização desses ambientes são muito mais práticas e rápidas!

6. Localização privilegiada

Geralmente, o condomínio coliving está localizado em uma área privilegiada, próxima a centros de negócios, escolas e universidades, comércio e opções de lazer. Se em alternativas mais tradicionais, morar nesses locais seria proibitivo em função do alto valor de compra ou aluguel, com o coliving, isso muda!

7. Segurança

Algumas pessoas, por não conhecer bem esse tipo de proposta, acreditam que o compartilhamento traz consigo mais insegurança. Isso não é verdade. O condomínio coliving comumente oferece diversos e modernos recursos de segurança, como portaria 24 horas, monitoramento remoto, câmeras, além de um sistema de acesso interno rígido e não vulnerável.

8. Otimização de tempo

O tempo é um ativo muito valioso, embora boa parte das pessoas sinta que ele está cada vez mais escasso. No entanto, ao optar por um apartamento em condomínio coliving, você pode esperar encontrar formas efetivas de otimizar o seu tempo.

A boa localização dos empreendimentos faz com que você perca menos tempo com deslocamentos. Além disso, os serviços e as opções e lazer nesses prédios também farão com que você fique menos tempo no trânsito. Ainda, alguns desses empreendimentos contam com espaço de coworking, o que também ajuda a otimizar seu tempo.

9. Retorno sobre o investimento

Mesmo que você não compre um apartamento em condomínio coliving pensando em vendê-lo ou alugá-lo, ter a certeza de que fez um bom investimento é algo bom, certo?

Os empreendimentos que estão sendo lançados, como vimos, seguem uma tendência que deve atrair cada vez mais pessoas, estão em áreas bem localizadas e contam com excelentes espaços e serviços. Tudo isso ajudará a valorizá-los ainda mais nos próximos anos, quando, talvez, você queira utilizá-lo para investimento imobiliário.

10. Qualidade de vida

Por estimular a convivência e a sustentabilidade, disponibilizar espaços adequados para a realização de exercícios físicos, ajudar a otimizar seu tempo e proporcionar segurança, conforto e praticidade, escolher um apartamento em condomínio coliving favorecerá sua qualidade de vida.

E então, agora ficou mais claro para você como é e o que esperar de um apartamento em condomínio coliving? Ficou alguma outra dúvida sobre esse tipo de projeto? Deixe sua mensagem nos comentários!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp