Por que algumas pessoas têm dificuldade de lidar com o tempo?

6 minutos
|28/09/2019
Por que algumas pessoas têm dificuldade de lidar com o tempo?
Millennial Trends

Lidar com o tempo: essa ação, que parece tão simples e é tão explorada em livros, palestras e vídeos motivacionais, pode trazer uma verdadeira dor de cabeça, tanto para profissionais que trabalham em casa quanto para aqueles que precisam se deslocar diariamente até o seu emprego.

Frequentemente, a falta de disciplina e de planejamento faz com que muita gente tenha problemas de produtividade e acabe ficando deprimida por não conseguir conciliar atividades prazerosas com a agitação do dia a dia.

Aprender a lidar com o tempo, seja na esfera profissional ou na pessoal, é essencial para tirar melhor proveito de cada momento e viver melhor.

No artigo de hoje, falaremos sobre os motivos por trás da dificuldade de lidar com esse ativo cada vez mais precioso. Não se preocupe, não iremos tomar muito o seu tempo!

Não organizar seus compromissos e tarefas

Uma das principais inimigas de quem deseja aprender a lidar com o tempo é a falta de organização. A melhor maneira de distribuir as horas do seu dia é elaborar planejamentos e distribuí-los em um único lugar.

Você pode utilizar agendas físicas, cadernos de anotações ou notas no celular. A ferramenta não importa, já que todas possibilitam que você liste as suas atividades, eventos, reuniões e compromissos. Dessa forma, você pode avaliar os seus afazeres e determinar as urgências e prioridades, tornando a distribuição do seu tempo muito mais assertiva e permitindo que você visualize “espaços” que podem ser utilizados para atividades prazerosas.

Deixar de lidar com o tempo livre

Na busca pela melhor forma de gerenciar o seu tempo, muita gente acaba se esquecendo da importância dos momentos de lazer.

Claro, as horas vagas são uma recompensa e, portanto, não devem atrapalhar seus afazeres. Se você dividir bem as suas horas, trabalhar sem distrações e se dedicar a cumprir os prazos, certamente terá tempo de sobra para se divertir e fazer aquilo que mais gosta, seja fazer maratona de séries, ir ao cinema, cozinhar ou fazer programas na cidade.

Esquecer que merece descansar

Ter momentos reservados para esfriar a cabeça e reorganizar os pensamentos é tão importante quanto ter disciplina no planejamento diário.

Fazer pequenos intervalos para relaxar pode ser de grande utilidade para o cumprimento das suas tarefas e compromissos. Tomar um bom café, ler, tomar um banho relaxante ou simplesmente dar uma volta são excelentes alternativas para desacelerar, deixar os problemas de lado e recuperar a energia!

Ficar aprisionado

Muitas vezes, a dificuldade de lidar com o tempo está relacionada com o ambiente no qual as pessoas estão inseridas.

Estar sempre sentado na mesma cadeira, olhar sempre através da mesma janela, seguir sempre o mesmo caminho são ações que podem atrapalhar o seu desenvolvimento e prejudicar a sua produtividade.

Ficar aprisionado pode fazer com que você perca a noção do tempo e impeça que você encontre soluções para os problemas. Muitas vezes, buscar um lugar mais inspirador pode ajudar na realização de tarefas. Quem sabe trocar o seu local de trabalho por uma cafeteria, praça, espaço de coworking ou até mesmo pela sala da sua casa pode ser o segredo para manter sua mente mais motivada e produtiva!

Deixar o planejamento de lado faz com que lidar com o tempo se torne mais difícil

A falta de planejamento pode tornar o gerenciamento de tempo impossível. Em qualquer âmbito, planejar é um dos principais segredos por trás do sucesso.

Dificilmente você toma uma decisão sem pensar a respeito, certo? Por exemplo, se você convida um grupo de amigos para jantar na sua casa, você deve pensar em todas as implicações desse convite. Você não vai esperar que eles cheguem para pensar no que irá oferecer para eles. Pelo contrário, você irá pensar nos pratos que vai servir, elencar os ingredientes necessários, ir ao mercado e preparar o jantar. Ou seja, tomará as devidas precauções para que tudo ocorra bem.

O planejamento é uma forma de otimizar as suas ações para que tudo saia de acordo com o desejado, evitando retrabalhos e perda de tempo.

Passar muito tempo nas redes sociais

Sem dúvidas, as redes sociais vieram para facilitar nossas vidas. Essas ferramentas trouxeram diversos benefícios, como facilitar a comunicação, diminuir distâncias e democratizar a informação.

No entanto, usá-las em excesso pode tornar a missão de lidar com o tempo impossível. Quem nunca interrompeu um momento de produtividade para dar uma espiadinha em uma conversa no WhatsApp? Ou deixou de fazer algo importante, pois estava imerso nas notificações do Instagram?

Dedicação, atenção e foco são fundamentais para quem deseja tirar o melhor proveito do tempo! Por isso, não caia na tentação de se distrair!

Morar longe de tudo

O romancista francês Victor Hugo costumava dizer que “a vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo”. A verdade é que a rotina se torna cada vez mais agitada, não é mesmo? Ter os locais que você frequenta mais próximos do seu lar pode ser a solução para resolver esse problema.

Para lidar com a falta de tempo, é fundamental procurar um imóvel que seja localizado de forma a facilitar o desenvolvimento das suas tarefas diárias. Morar em bairros estratégicos reduz distâncias e permite que você ganhe tempo, seja ao fazer compras, se exercitar, estudar ou trabalhar.

Assim, você passará menos tempo no trânsito, terá mais disposição para realizar tarefas, poderá fazer outras atividades e aumentará a sua qualidade de vida.

Todos nós gostaríamos que houvesse mais tempo no dia. É comum ficarmos decepcionados lembrando de tudo aquilo que gostaríamos de ter feito e o que, de fato, realizamos.

De certa forma, estamos sobrecarregados e distribuindo desculpas para justificar a nossa dificuldade de lidar com o tempo, como “não sobra tempo para mim” ou “não tenho tempo para isso”.

Aprender a gerenciar o tempo de forma assertiva é o objetivo de muita gente, e pode ser mais simples do que você pensa. Basta uma dose generosa de planejamento, organização e foco. E, como você viu, alguns facilitadores, como morar próximo ao trabalho, por exemplo, podem ajudar a acabar de vez com a dificuldade de lidar com o tempo.

E você, tem dificuldade de lidar com o tempo? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário e até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp