Medo de arriscar? Como superar um mindset negativo no mercado imobiliário

4 minutos
|13/03/2020
Medo de arriscar? Como superar um mindset negativo no mercado imobiliário
Millennial Trends

O medo do desconhecido é um medo muito comum. Muitas pessoas não investem mais simplesmente porque não sabem nada sobre o mercado de investimentos e suas dinâmicas atuais. Claro, não há problema em ter medo de algo que você não conhece. No entanto, não é bom estar ciente desse medo e não fazer nada a respeito, sabendo que você pode estar perdendo boas oportunidades.

Por isso, no artigo de hoje, você irá encontrar algumas estratégias para ajudar a superar o mindset negativo e o medo de arriscar e perder dinheiro no mercado imobiliário. Acompanhe a seguir.

Como superar o medo de arriscar e de investir?

Para superar o medo inicial, o conhecimento é a chave para o investimento bem-sucedido. Essa é a melhor maneira de tomar decisões corretas sobre a compra e venda de imóveis ou fundos de investimento para a construção de um bom e diversificado portfólio.

Aprender a investir e entender no que você está investindo lhe dará a confiança de que precisa ao longo do tempo para superar o mindset negativo e começar a ganhar dinheiro no mercado imobiliário.

Quanto aos momentos de instabilidade que geram tantos receios nos investidores iniciantes, se você estiver disposto a ser paciente e investir pensando no longo prazo, não apenas poderá evitar perder dinheiro durante as crises, como também terá bons resultados assim que o mercado se recuperar.

Também é importante aqui compreender que arriscar é parte inerente do processo de investir. No entanto, deve-se ter ciência de que há diferença entre assumir riscos e correr perigo desnecessariamente. Por exemplo, corre-se risco ao investir sem ter conhecimento sobre o mercado imobiliário ou o apoio de alguém que o tenha. Já os riscos controlados são aqueles que são baseados em dados, análise de histórico, de tendências, de informações que tornem sua decisão mais segura e potencialmente rentável.

Peter Druker <u>afirma</u> que “existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr”. O pulo do gato para superar um mindset negativo e ter bons resultados em seus investimentos é conseguir fazer essa distinção.

Por que começar a investir agora?

Quando se fala em investimentos, o melhor dia para começar a investir foi ontem e o próximo melhor dia é hoje. Investir não precisa ser assustador, e não há realmente nenhuma razão para se preocupar em cometer um erro. Você precisa apenas começar a investir.

Muita gente acaba evitando fazer investimentos por achar que o mercado é imprevisível demais. Mas, na verdade, a história tem dito ao contrário, que o setor imobiliário é bastante previsível e seguro.

A melhor maneira de garantir bons resultados e reduzir o risco de perdas é diversificando seus investimentos, incluindo imóveis de diferentes finalidades, portes e localidades. Essa variação de ativos ajuda a garantir que uma parte do seu portfólio de investimentos tenha sempre um bom desempenho, aumentando o valor geral do seu investimento e fazendo um balanceamento adequado quando algum ativo não performar conforme o esperado.

Quais são as razões para investir no mercado imobiliário?

O setor imobiliário é considerado por muitos a melhor forma de investimento. Sempre haverá valor em seu terreno ou imóvel. Isso ocorre porque os valores imobiliários tendem a aumentar com o tempo.

Boa parte dos imóveis é comprada com uma pequena entrada, com o saldo sendo fornecido por meio de financiamento. Com o tempo, o valor de compra é liquidado, lentamente no início e depois mais rapidamente no final do período de amortização. Essa redução principal gera patrimônio líquido.

Além disso, você pode utilizar o dinheiro de um locatário de seu apartamento para pagar seu investimento e, simultaneamente, aumentar seu fluxo de caixa mensal. Você também pode comprar um imóvel, reformá-lo e colocá-lo novamente no mercado para obter lucro.

Dessa forma, o investimento no mercado imobiliário, quando bem-feito, é uma maneira estável de aumentar a riqueza ao longo de um período de tempo. Por isso, é importante superar o mindset negativo e focar-se em compreender melhor o funcionamento desse mercado e detectar as oportunidades mais seguras e/ou rentáveis para seu portfólio.

Gostou das dicas de como perder o medo de investir no mercado imobiliário? Quer receber mais materiais como este? Então, curta os perfis da Vitacon nas redes sociais e não perca as novidades. Estamos no FacebookLinkedInInstagram e YouTube!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp