5 passos à prova de falhas para fazer seu primeiro investimento imobiliário dar lucro

4 minutos
|06/05/2020

Muita gente sonha em fazer o seu primeiro investimento imobiliário e aplicar o seu dinheiro em um negócio seguro e rentável. Entretanto, a vastidão do mercado de imóveis e a incerteza a respeito do melhor negócio são desafios muito comuns, que acabam desestimulando os potenciais investidores e fazendo-os desistir das suas ambições.

A hesitação é compreensível – afinal, ninguém quer fazer um investimento com valor tão significativo sem ter uma boa margem de segurança no retorno da aplicação. No entanto, começar a investir em imóveis não é tão difícil quanto parece, e qualquer pessoa pode fazer um investimento imobiliário de sucesso.

Para ajudar quem está nesta situação, elaboramos este artigo com dicas de como se preparar para entrar no mercado de imóveis. Veja a seguir 6 passos para garantir o sucesso do seu investimento imobiliário e se beneficiar dos lucros e benefícios que este tipo de negócio pode oferecer.

Passo 1: faça um bom planejamento financeiro

Antes de mais nada, o primeiro passo ao decidir fazer um investimento imobiliário é o planejamento financeiro. Examine como está a sua situação orçamentária e defina qual a sua capacidade de investimento – ou seja, quanto dinheiro você pretende colocar neste negócio.

Ao fazer este planejamento, não esqueça de prever uma quantia para manter na sua conta em caso de necessidade. Esta reserva de segurança deve ser capaz de prover todas as necessidades da sua família por alguns meses, para garantir que em uma circunstância de emergência você tenha recursos guardados para amortecer o problema. Esta é uma forma eficiente de evitar que imprevistos comprometam o seu novo investimento imobiliário.

Passo 2: entenda o que você quer com o seu investimento imobiliário

Ter um objetivo claro é essencial para que o seu investimento imobiliário bem-sucedido. Seja para gerar renda mensal, proteger o seu patrimônio ou ter um investimento sólido para deixar de herança aos filhos no futuro, a finalidade do seu investimento será muito importante na hora de decidir qual a melhor oportunidade para você. Por isso, defina o seu objetivo com a aplicação antes de ir atrás de imóveis disponíveis e negociações.

Passo 3: pesquise o mercado

Este é o momento de descobrir o que o mercado tem de opções. Confira os catálogos das imobiliárias, converse com os corretores e compare os valores dos diferentes imóveis que encontrar. Com a pesquisa de mercado, a ideia é fazer um levantamento dos preços praticados e da diferença de custos nas diferentes áreas da cidade. Todas estas informações serão utilizadas para definir qual negócio se adequa melhor aos seus objetivos antes de bater o martelo no seu investimento imobiliário.

Passo 4: busque negócios seguros

Tenha em mente que este é o seu primeiro investimento imobiliário. Assim sendo, não é hora de arriscar ou apostar seu dinheiro em um negócio inovador. Evite discursos que prometem grandes retornos e procure um negócio estável e seguro para garantir que ele será um bom investimento, assegurando um retorno justo e proporcionando a oportunidade de fazer novas aplicações diferentes no futuro – quando você já estiver mais confortável com o mercado depois desta experiência.

Passo 5: não tenha pressa para fazer o investimento

Outra dica é tentar manter a racionalidade na hora de fazer o seu investimento imobiliário. A área de negócios tem muito potencial de agitar o nosso lado emocional, impelindo a tomar decisões compulsivas e mal pensadas. Fuja de corretores que tentam pressionar uma decisão de investimentos com pressa, e nunca faça um novo negócio sem discutir a respeito dele ou pensar por uma noite. Enquanto um investimento imobiliário pode proporcionar muitos benefícios por vários anos, um negócio errado pode ser fonte de muita dor de cabeça e prejuízos, o que atrasa ainda mais o sucesso do seu investimento.

Com um bom preparo e planejamento, não há dúvidas que o seu primeiro investimento imobiliário será um sucesso. Para ver mais conteúdos preparados para investidores de imóveis e contar com a ajuda de uma empresa de referência no lançamento de empreendimentos inovadores em São Paulo, conheça a Vitacon. Você pode aprender mais sobre o mercado em nosso blog, ou pedir ajuda à nossa equipe para encontrar uma boa oportunidade de negócio para você. Visite nosso site, esperamos você!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp