Quais fatores considerar ao escolher o seu perfil de investidor de imóveis?

6 minutos
|20/02/2020
Quais fatores considerar ao escolher o seu perfil de investidor de imóveis?
Investimento Imobiliário

O mundo do investimento imobiliário é muito amplo e diverso, com oportunidades variadas para atender todos os tipos de demanda. Desta forma, é uma aplicação que atrai pessoas interessadas e permite que encontrem investimentos lucrativos, independentemente do seu perfil de investidor de imóveis.

No entanto, é importante que os investidores imobiliários busquem compreender as suas características e escolher o seu perfil de investidor de imóveis. Conhecendo com clareza os seus atributos, será mais fácil distinguir os melhores tipos de investimento para que você feche negócios lucrativos e bem-sucedidos.

E o melhor: isso pode ser feito com facilidade, analisando alguns aspectos das suas preferências de investimento e a relação que você tem com as suas aplicações. Assim, você será capaz de ir além dos perfis clássicos – como o investidor experiente que tem alta tolerância aos riscos, ou o investidor iniciante, que realiza aplicações pequenas e seguras – e analisar outras características que ajudarão a escolher o seu perfil de investidor de imóveis de forma mais detalhada.

Confira, a seguir, algumas características que você deve considerar na hora de montar o seu perfil de investidor de imóveis.

Quais fatores considerar ao escolher o seu perfil de investidor de imóveis?

Objetivos de retorno financeiro

Este é um dos aspectos mais relevantes na hora de definir o seu perfil de investidor de imóveis. A expectativa do retorno financeiro costuma ser dependente de outras características do investimento, como os riscos envolvidos na aplicação e o tempo necessário para o lucro. Desta forma, é interessante, também, considerar o tempo de retorno esperado.

Você tem preferência por negócios com retorno a curto prazo, para recuperar o seu capital com lucro em pouco tempo e ser capaz de realizar uma nova aplicação? Ou seu principal interesse é manter o dinheiro aplicado em um investimento seguro contra a inflação e receber o retorno de forma mais lenta, porém gradual? Ou até mesmo a geração de renda, com a locação do seu imóvel gerando retorno mensal? O mais importante é a margem de lucro possível ou a segurança do seu dinheiro investido? Todas estas são questões importantes no processo de definir o seu perfil de investidor imobiliário.

Tolerância a riscos

Muitos investidores procuram o mercado imobiliário justamente pela segurança financeira que ele oferece. No entanto, o mundo dos investimentos imobiliários também oferece opções de aplicações mais incertas, o que atende à demanda de outro perfil de investidor de imóveis, que está disposto a correr riscos – sob a promessa da possibilidade de uma maior lucratividade.

Normalmente, os investimentos de risco são realizados por quem já tem conforto financeiro e sabe que, no caso de acabar tendo prejuízo com esta aplicação, as suas finanças não serão comprometidas. Por isso, é muito importante conhecer as suas economias, além de compreender os seus limites e respeitar a sua capacidade de lidar com a incerteza. Realizar negócios arriscados pode ser um bom negócio e até mesmo uma fonte de entretenimento com adrenalina para alguns, mas também pode criar muita pressão em quem não sabe lidar bem com a insegurança, criando um grande motivo para dor de cabeça e noites insones.

Experiência no mercado de imóveis

O nível de experiência que você tem em aplicações imobiliárias também é importante para definir o seu perfil de investidor de imóveis. Quanto maior a sua experiência, maior será também o seu conhecimento sobre o funcionamento do mercado. Isso permite que você seja cada vez mais capaz de avaliar os investimentos de forma mais concreta, e diminui o receio de investir em aplicações diferentes ou mais arriscadas com o tempo. Assim, você pode passar, com o tempo, de investidor iniciante para um grande investidor experiente no mercado – e é claro que o estudo pode ajudar a acelerar este passo.

Tipo de investimento imobiliário preferencial

Neste sentido, podemos analisar de duas formas este aspecto para definir o seu perfil de investidor de imóveis. Primeiramente, é interessante avaliar se você tem um padrão preferencial no seu tipo de investimento: o mercado oferece diversas opções, como imóveis para venda, locação, negociação de terrenos, participação em fundos imobiliários, entre outros.

Da mesma forma, você também pode ter preferência por características do imóvel em si, como a classificação da sua ocupação, entre residencial, comercial, industrial e usos mistos, além do padrão da sua construção e área em que se encontra: de imóveis populares em bairros econômicos a grandes empreendimentos em áreas de alto padrão. Existem investidores envolvidos em todos estes tipos de investimento, basta reconhecer o que melhor se encaixa no seu perfil.

Capital disponível para o investimento

A quantidade de capital disponível é um limitador na sua capacidade de investimento. Assim, está ligada a outra característica importante para definir o seu perfil de investidor de imóveis: o tamanho e quantidade dos seus investimentos. É claro que você sempre pode evoluir, no entanto, é importante ser fiel à sua realidade atual e analisar objetivamente a sua capacidade de investimento neste momento –projetando as suas expectativas futuras para se planejar adequadamente.

Nível de relacionamento com o investimento

Assim como existem investidores que gostam de acompanhar todos os processos envolvidos, há aqueles que preferem apenas realizar o investimento e terceirizar os outros serviços. Isto pode ser aplicado a vários processos envolvidos no investimento imobiliário, desde a supervisão das obras de construção do imóvel, a realização da documentação e pagamento de taxas e impostos, ou a realização de vistorias e reformas do seu investimento, até serviços como limpeza e relacionamento com os seus inquilinos. Desta forma, saber o quanto você pretende se envolver na realização e manutenção dos seus investimentos imobiliários também pode ser relevante para definir o seu perfil de investidor de imóveis.

Refletir sobre todos estes aspectos pode lhe ajudar a fazer muito mais do que apenas definir o seu perfil de investidor de imóveis: conhecendo seus objetivos e limites, você será capaz de identificar com mais clareza os melhores tipos de investimento para atender às expectativas, garantindo que faça sempre negócios bem-sucedidos.

E você, já escolheu seu perfil de investidor de imóveis? Quer saber mais sobre o mundo do investimento imobiliário? Confira nosso artigo sobre a segurança: o ativo mais importante do investimento em imóveis!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp